10 dicas para economizar a bateria do seu Windows Phone

3 min de leitura
Imagem de: 10 dicas para economizar a bateria do seu Windows Phone

(Fonte da imagem: Reprodução/Nokia)

Um dos grandes problemas dos smartphones é a questão da duração de uma carga da bateria. Como são telas de alta precisão e uma porção de recursos funcionando simultaneamente, é comum que uma carga completa não dure nem mesmo um período de 24 horas, o que pode deixar você na mão em determinadas situações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas há sim algumas ações que podem ser tomadas para sofrer um pouco menos com esse problema. Nós separamos algumas dicas que vão ajudar você nesse sentido, então fique de olho!

1. Desligue os sons

Uma ação importante é selecionar bem os sons que serão executados em seu dispositivo. O ideal é desativar todos eles, mas claro que o toque de chamadas recebidas pode ser essencial em determinados momentos. Então tente desligar pelo menos os sons das teclas e também da trava e destrava do telefone.

2. Reduza o brilho da tela

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone)

Dica básica para qualquer pessoa que quer poupar bateria, diminuir a intensidade do brilho de tela também pode ajudar no Windows Phone. Se você está em ambientes com pouca iluminação, por exemplo, manter a tela com o mínimo de brilho possível é o suficiente para usar seu dispositivo sem qualquer dificuldade.

3. Fique de olhos em apps que rodam em segundo plano

Outra característica dos smartphones é estar sempre conectado à web para receber atualizações e, quanto mais aplicativos atualizáveis, digamos assim, você possui, mais eles vão consumir bateria. Acesse a guia de aplicativos nas configurações do Windows Phone e então verifique os apps que estão rodando em segundo plano (em background).

4. Cuidado com excesso de notificações

Algumas notificações podem ser cruciais para o seu dia a dia, mas tentar ser mais cauteloso nesse aspecto também ajuda a poupar baterias. Lembre-se de verificar as configurações de notificação sempre que instalar um novo aplicativo em seu aparelho, especialmente os com viés social (como Facebook, Twitter, email e por aí vai). Deixar ativas apenas as mais essenciais vai prolongar a duração da carga da bateria.

5. Pare de buscar por redes sem fio

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone)

Outro ponto importante para economizar bateria é desativar a rede de internet sem fio quando você não estiver conectado a uma. Quando você sai de um ambiente no qual está ligado a uma internet WiFi e vai para outro fora do alcance dela, o dispositivo fica continuamente buscando por novas conexões, o que também consome bateria.

Nas configurações do aparelho, encontre o menu “Wi-Fi” e desative a opção “Avisar-me quando novas redes forem encontradas”.

6. Prefira WiFi ao 3G

Se você tem um plano de internet 3G contratado junto a sua operadora, deixe para utilizá-lo somente quando não houver alternativa. O WiFi consome menos bateria do que o 3G, portanto, sempre que estiver em um ambiente com uma rede de internet sem fio disponível, opte por ela.

7. Reduza o tempo para bloqueio de tela

Deixar a tela do seu Windows Phone acesa também gasta bastante bateria — e você deve saber bem disso. Então, reduzir a quantidade de tempo em que ela fica ligar também é uma alternativa interessante para poupar bateria. Nas configurações do aparelho, acesse o menu “Tela de bloqueio” e na opção “Apagar tela em”, marque a menor quantidade de tempo possível.

Esse valor indica quanto tempo depois de inativa a tela será desligada e, ao ser reduzido, também contribui para aumentar a durabilidade de uma carga.

8. Desative GPS e Bluetooth

(Fonte da imagem: Reprodução/Windows Phone)

Essas conexões tem lá sua importância, isso é fato, mas provavelmente não são cruciais para todos os momentos. Como elas também são comilonas de energia, mantê-las desativadas quando são desnecessárias também vai contribuir para que a carga realizada na bateria do seu Windows Phone dure um pouco mais.

Ambos os recursos podem ser desativados no menu de configurações do seu Windows Phone.

9. Ative o modo avião ou desligue o aparelho

Você vai fazer uma viagem longa e passar por trechos onde não há sinal de telefone celular ou, por qualquer motivo que seja, não pretende utilizar as conexões do aparelho (3G, WiFi e ligações)? Uma boa dica para fazer a bateria durar mais é desligar o aparelho ou mesmo ativar o modo avião.

Nas configurações do sistema, acesse o menu “Modo avião” e ative esta opção.

10. Ative o modo de economia de bateria

Por fim, a última dica de hoje fica com um recurso nativo do Windows Phone para poupar bateria. Nas configurações, acesse o menu “Economia de bateria” e ative tal função, que pode desativar alguns serviços que consomem bateria sempre que o dispositivo entrar em modo de espera.

Você continua recebendo SMS e ligações normalmente, mas os aplicativos que utilizam internet, como Whatsapp, Facebook e Twitter, só serão carregados quando você os abrir. Ou seja, nada de notificação instantânea.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.