Melhores apps de Windows Phone: 22/01/2015

9 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 22/01/2015
Imagem: Microsoft

É, eu sei: ainda estamos todos nos recuperando do turbilhão de novidades reveladas ontem (21) pela Microsoft. Com as informações liberadas durante a conferência da empresa, podemos prever até mesmo que em breve esta coluna possivelmente se chamará “Melhores apps de Windows 10”, visto que é essa a denominação que o sistema operacional móvel ganha a partir de agora – estando totalmente integrado com seu computador ou dispositivo híbrido.

Mas enquanto o novo SO não chega aos smartphones, vamos nos focar naquilo que já existe no mercado. E nossa terceira seleção do mês de janeiro está recheada de novidades quentíssimas, como os aplicativos oficiais para os serviços de armazenamento na nuvem MEGA e Dropbox (que foram lançados na mesma data por pura coincidência). Obviamente, também temos games viciantes para você descontrair nos momentos de ócio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os programas listados abaixo, basta clicar em seus nomes ou ler os códigos QR através do próprio telefone celular. Vale lembrar que alguns dos apps selecionados nesta matéria são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, e, desta forma, será necessário alterar a região de sua Windows Phone Store para conseguir acessá-los. Caso não saiba como proceder para efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo que o TecMundo preparou para você.

Por fim, caso você não consiga executar um aplicativo em um aparelho teoricamente compatível (no que diz respeito a memória RAM e versão do sistema operacional), não deixe de nos alertar sobre esse fato através do campo de comentários ou ferramenta de colaboração do leitor. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

Cycloramic

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O Cycloramic é um aplicativo que fez barulho ao ser lançado para iOS – alguns devem se lembrar dele e sua criativa forma de criar vídeos e imagens panorâmicas. Nos celulares da Apple, o programa é capaz de usar a vibração do próprio aparelho para fazer com que ele se mova horizontalmente e capture a fotografia: tudo o que o usuário precisa fazer é manter o smartphone na posição vertical em cima de uma superfície lisa.

Infelizmente, a versão do Cycloramic para WP ainda não conta com esses recursos avançados, mas não deixa de ser um aplicativo sensacional para criar imagens panorâmicas “manualmente”. Você pode inclusive fazer pequenas edições e aplicar filtros especiais (como aumentar a intensidade das cores) nas fotos registradas antes de salvá-las. O app é compatível com aparelhos com 512 MB de memória RAM, mas é essencial que seu gadget possua um sensor giroscópio.

myTuner Radio

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Você ainda gosta do bom e velho rádio, mas procura algo mais moderno? O myTuner Radio é um aplicativo gratuito capaz de realizar streaming de milhares de emissoras de rádio online. Os desenvolvedores do serviço afirmam que são mais de 30 mil rádios provenientes de 120 países diferentes – ou seja, músicas para todos os gostos. Além disso, o programa reproduz também podcasts variados, tendo quase 1 milhão deles em sua biblioteca de áudio.

Tudo o que você precisa fazer é se assegurar que seu celular esteja conectado em uma rede WiFi ou tenha sinal 3G/4G de boa qualidade. Você pode pesquisar por rádios através de nomes, estilos musicais, países e assim por diante, tal como conferir um ranking com os podcasts mais populares a nível mundial e músicas mais tocadas em cada região do globo. App perfeito para quem não vive sem música!

Dropbox

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Finalmente! Chega de ficar usando clientes alternativos: o aplicativo oficial do Dropbox chegou ao Windows Phone (8 e 8.1). Tudo graças a uma parceria firmada entre a companhia e a Microsoft – parceria esta que já vinha dando frutos há algum tempo, e finalmente se tornou benéfica aos usuários do sistema operacional móvel. Totalmente gratuito, o programa possui uma interface bastante intuitiva já está inclusive disponível em português brasileiro.

Seus recursos não são nenhuma novidade para quem já conhece a plataforma: o Dropbox permite que você salve e acesse qualquer coisa em uma nuvem pessoal, além de ser equipado com funcionalidades como envio automático de fotografias e proteção de seus arquivos através de uma senha tipo PIN (somente numérica). O utilitário está disponível para gadgets com apenas 512 MB de memória RAM.

MEGA

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Por coincidência (ou não), o aplicativo oficial do MEGA também chegou hoje ao Windows Phone. O serviço de armazenamento ultra seguro criado pelo polêmico Kim Dotcom oferece 50 GB de armazenamento gratuito e uma poderosa criptografia para que você possa armazenar todos os documentos que quiser sem se preocupar com espaço e privacidade. Um dos pilares do MEGA é a frase “Você está no controle de seus dados”.

O aplicativo possui uma interface bem simples, predominantemente preta e com menus que podem ser considerados discretos. Assim como no Dropbox, o MEGA é capaz de fazer upload de novas fotografias automaticamente, proteger sua própria interface com uma senha e baixar arquivos já armazenados na nuvem para a memória de seu telefone celular. Você pode instalar o programa gratuitamente caso seu gadget tenha WP 8 ou superior e ao menos 512 MB de memória RAM.

Freeletics Web

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Ainda que não seja seu app oficial, o Freeletics Web é um cliente excelente para quem deseja visualizar informações sobre seu desempenho em workouts realizados com o auxílio da plataforma Freeletics. Bastante famosa entre jovens do mundo inteiro, o Freeletics é uma espécie de “programa de treino personalizado” com mais de 700 exercícios para quem quer praticar musculação em casa, usando nada além de um personal trainer virtual.

Com o Freeletics Web, usuários do sistema conseguem fazer login em suas contas e visualizar os vídeos de treinamento para cada exercício – dessa forma, você não precisa ficar com um computador por perto enquanto treina. O aplicativo é totalmente gratuito e pode ser instalado até mesmo em gadgets com um hardware modesto (Windows Phone 8 e 512 MB de memória RAM).

JOGOS

Dragon Mania: A Lenda

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Você é o líder de um pequeno, humilde e pacífico vilarejo. A tranquilidade de seu povo é perturbada pelos tiranos vikings, que são conhecidos por atacar e saquear cidades desprotegidas. Sua missão é usar uma arma natural e perigosa para defender seus cidadãos: os belos e selvagens dragões que habitam este mundo mágico! Torne-se o maior treinador de dragões do mundo, capture raças raras e mostre aos vikings que eles não deviam mexer com quem está quieto.

Dragon Mania: A Lenda traz mais de 100 dragões diferentes para você colecionar, treinar e usar em batalhas contra seus adversários. Cada um possui suas próprias características e habilidades distintas, sendo possível cruzar dois dragões de raças diferentes para criar um filhote ainda mais poderoso! O game permite ainda que você visite o vilarejo de seus amigos e distribua presentes para seus colegas, assim como enfrentar outros jogadores do mundo inteiro no modo Arena.

Future War

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Em um futuro distante, um acidente nuclear de proporções inimagináveis transformará a Terra em um lugar inabitável. Divididos em pequenos grupos, os pouquíssimos humanos que sobreviveram a essa tragédia sem precedentes iniciam uma expedição interestelar com o intuito de construir colônias em outros astros do espaço sideral. Contudo, a falta de recursos naturais acaba transformando tais expedições em uma guerra sem fim: cada colônia tentando sobreviver aos custos da outra, eliminando seus cidadãos e consumindo suas provisões.

E é no meio desse cenário desolador que você se encontra em Future War. Como líder de mais uma colônia de humanos, você deve fazer o possível para garantir a sobrevivência de seus aliados – e isso inclui expandir seus domínios, erguer novas edificações, treinar soldados e entrar em combate direto com qualquer ser vivo que represente uma ameaça ao seu povo. O jogo é gratuito, mas é possível usar dinheiro real para adquirir itens premium e avançar com maior facilidade na aventura.

Pigment Puzzle

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Pigment Puzzle pode ser descrito como a genialidade em forma de jogo mobile. Trata-se de um puzzle baseado no clássico e demoníaco cubo Rubik – mais conhecido aqui como “cubo mágico”. É tudo muito simples: o game te mostra um padrão de quadrados coloridos na região superior da tela (que juntos formam um cubo mágico bidimensional) e você deve imitar tal padrão nos quadrados logo abaixo (montando o mesmo cubo apresentado). Para isso, basta usar os dedos para girar e mover as partes do puzzle.

Pode parecer um conceito complexo, mas acredite, não é. Difícil mesmo é concluir os desafios após entender como o game funciona. Pigment Puzzle permite que você alterne livremente entre seus três níveis de dificuldade (cubos 3x3, 4x4 e 5x5), bastando tocar nos ícones localizados na região inferior da tela. O título é totalmente gratuito e simplesmente indispensável para quem gosta de torrar seus neurônios com um bom quebra-cabeça.

Age of Sorcery

  • Gratuito
  • Windows Phone 7.5 ou superior
  • RAM: 512 MB

Lembrando muito sucessos como Age of Empires e Civilization, Age of Sorcery desafia o jogador a criar um lorde – que pode ser tanto da facção “Holy” quanto da “Evil” – e erguer um império a partir do zero. Será necessário construir fazendas, postos de mineração, casas, campos de treinamento para seus soldados, comércios e assim por diante. O mais complicado, contudo, será fazer tudo isso ao mesmo tempo em que se defende de eventuais ataques de inimigos – afinal, há centenas de lordes lutando para conquistar o mesmo mundo que você e é inevitável que seus caminhos se encontrem um dia.

Obviamente, nem só de batalhas vive um bom lorde. Você também pode formar alianças com outros jogadores, de forma que cada um possa proteger o outro e até mesmo compartilhar itens necessários para sua sobrevivência. Além disso, com o auxílio de aliados, fica mais fácil derrubar pequenos vilarejos e combater lordes menos experientes – e isso significa mais espaço para você expandir seu império. Age of Sorcery é totalmente gratuito e só precisa de 512 MB de memória RAM para ser executado.

Dead Call: Combat Trigger & Modern Duty Hunter 3D

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Apesar do nome extenso e confuso, Dead Call: Combat Trigger & Modern Duty Hunter 3D é um jogo excelente para quem gosta de tiroteio espacial. O enredo se ambienta em um futuro distante no qual a humanidade finalmente conseguiu criar métodos eficazes de realizar viagens intergalácticas. Contudo, uma surpresa nada agradável aguarda nossa raça em planetas desconhecidos: insetos espaciais. Eles são grandes. Eles são carnívoros. E eles estão com muita fome.

Na pele de um corajoso soldado, você precisa escolher as melhores armas possíveis e proteger a raça humana dessa ameaça sombria. Ao longo de dezenas de fases ambientadas em diferentes planetas e cidades alienígenas, é necessário ficar de olho no seu redor e fuzilar qualquer inseto gigante que ouse cruzar o seu caminho. Apesar de ter gráficos elaborados em três dimensões, Dead Call pode ser instalado até mesmo em aparelhos modestos, com Windows Phone 8 e 512 MB de memória RAM. Aproveite, pois o jogo é gratuito!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.