O Windows 7 traz tantas funções novas, principalmente quando se fala à conectividade, que acabamos por deixar algumas novidades escaparem. Uma das possibilidades do Windows Media Player 12 é a de fazer streaming do conteúdo que você tem na biblioteca de mídia pela internet.

Ou seja, a partir de alguns passos (mostrados a seguir), você pode acessar as músicas, vídeos e fotos que estiverem em um computador pela internet.

Pré-requisitos

  • Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate;
  • Windows Media Player 12;
  • Biblioteca de mídia adicionada no programa;
  • Redirecionamento de portas do roteador (talvez desnecessário);
  • Conexão com a internet.

1. Configurando o streaming

Antes de mais nada, tenha em mente de que é necessário ter músicas adicionadas à "biblioteca de mídia" do Windows Media Player. Senão, o outro computador não consegue encontrar conteúdo algum para reproduzir.

A primeira coisa a ser feita para que o streaming funcione é configurar o Windows Media Player. Para isso, abra o programa, clique no botão "Transmitir" e selecione a opção "Permitir acesso à mídia doméstica via Internet...":

Permita o acesso.

A seguir, clique em "Vincular uma ID online":

Vincule uma ID online.

Se você ainda não tiver o Windows Live ID instalado, é necessário adicioná-lo. Clique em "Adicionar um provedor de ID online":

Adicione um provedor de ID.

No seu navegador, escolha qual a versão do seu Windows, 32 bits (1) ou 64 bits (2):

Baixe os provedores.

Se você ainda for redirecionado para outra página, novamente procure pela versão de seu Windows, 32 (1) ou 64 bits (2):

Escolha a versão.

Aceite os termos da instalação e clique em "Install":

Aceite os termos

Após instalado o provedor, clique em "Vincular identificação online":

Vincule uma identificação.

Entre com a sua conta Windows Live (logins do Hotmail, Live.com, RocketMail, MSN e Xbox funcionam):

Entre com suas informações de login.

Pronto, agora o login já está efetuado. Basta pressionar "Ok":

Clique em Ok.

Ao voltar para a janela de permissões, clique na opção "Permitir acesso à mídia doméstica via Internet":

Permita o acesso.

Logo, uma caixa de diálogo mostra que a permissão foi executada com êxito:

Confirme.

Volte a clicar em "Transmitir" e escolha a opção "Permitir que os dispositivos reproduzam minha mídia automaticamente...".

Depois disto, vá à "Mais opções de streaming...":

Veja mais opções.

Você encontra agora permissões para outros dispositivos. Para ver todos, deixe a opção em "Todas as Redes" (1). Depois, clique em "Permitir Tudo" para aplicar permissões para todos os dispositivos automaticamente (2). Se você quiser, é possível aplicar isto individualmente (3):

Visualizando  permissões.

Pronto, o computador já está configurado para fazer o streaming. Agora, você deve configurar todos os outros computadores que quer usar com o streaming.

2. Configurar outro computador

Ao abrir o outro computador, você deve ir à "Transmitir" e clicar em "Ativar Streaming de Mídia":

Ativar o streaming.

Clique no botão "Ativar Streaming de mídia":

Ativar streaming.

Agora, repita todas as instruções do passo 1, como vincular a ID. Assim, o Windows Media Player vai reconhecer a biblioteca que você quer acessar.

3. Acessar a biblioteca pela internet

Depois que tudo estiver configurado, o Windows Media Player encontra o outro computador, que aparece em "Outras Bibliotecas":

O computador aparece remotamente.

Assim sendo, você já pode acessar qualquer música e vídeo por streaming. É possível visualizar todos os álbuns, arquivos de áudio e de vídeo do computador remoto:

Visualizando os  álbuns.

E, ao tentar executar o conteúdo, basta aguardar até que seja baixado para seu computador para  conferi-lo:

Assistindo vídeo do  outro PC.

4. Resolução de problemas

O tutorial parecia simples, não é? Infelizmente, alguns computadores bloqueiam o máximo possível conexões de entrada e saída, o que complica o resultado final. Entretanto, algumas soluções podem ser aplicadas para resolver o problema.

Clique em "Transmitir" e vá à "Permitir acesso à mídia doméstica via Internet...":

Permita o acesso.

Depois, clique em "Diagnosticar conexões":

Diagnosticar  conexões.

Logo o Windows faz uma análise de como o streaming está funcionando. Primeiro, na parte de cima, ele analisa como está a conexão e a descoberta de servidores (hosts) de mídia. Em seguida, mostra cada um dos hosts remotos (1) e mostra a condição de conexão com eles. Se houver algum problema, o status será de "falha".

Tente fechar a janela e voltar normalmente para o Windows Media Player após efetuar o diagnóstico. Caso não dê certo, clique em "Informações sobre encaminhamento de porta"

Visualizando  diagnósticos.

Ao fazer isso, o programa lista para você quais as três portas que precisam ser abertas no computador para que o streaming funcione. Geralmente a abertura de portas é apenas para o computador o qual você quer acessar a biblioteca de mídia, mas não é má ideia fazer isso em todos.

Mapeamento de  portas.

5. Abrindo portas

É difícil fazer um tutorial sobre como abrir portas no roteador, pois cada modelo funciona de uma maneira. No caso do roteador abaixo, basta ir à "Setup":

Redirecionando portas.

Depois, clique em "Port Forwarding" e adicione as portas que foram passadas anteriormente pelo Windows Media Player.

Redirecionando portas.

O Baixaki tem um tutorial completíssimo sobre como abrir as portas para praticamente todos os modelos. Clique aqui para acessar e aprenda a liberar portas em um roteador facilmente.

................................

Apesar de parecer uma função simples, o streaming pelo Windows Media Player 12 não é um dos mais intuitivos. Mas, se for feita corretamente a configuração, você pode curtir todo seu conteúdo multimídia à distância. O único problema é deixar o computador sempre ligado para acessá-lo.