Windows 9: barra de notificações, fusão entre Windows Phone e RT e mais

3 min de leitura
Imagem de: Windows 9: barra de notificações, fusão entre Windows Phone e RT e mais

Muitas novidades são esperadas para o Windows 9, incluindo a assistente pessoal Cortana, que deu as caras no Windows Phone 8.1 e agora chegará também ao Windows. Agora, o pessoal do WinBeta obteve acesso a muito mais informações sobre o SO que deve aprimorar os recursos do Windows 8.

Segundo a publicação, a interface Modern será redesenhada no Windows Thereshold e ganhará diversas novas funcionalidades que visam alinhar o sistema com o Android e o iOS. Além disso, o desktop será abandonado em tablets e qualquer dispositivo que não precise dele, principalmente em dispositivos equipados com Windows RT.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fim do casamento entre desktop e interface Modern

O Windows 8 ensinou uma dura lição para Microsoft: PC é desktop e tablet é interface Modern; não é possível misturar as duas com sucesso. A prova disso é a série de mudanças que a empresa promoveu desde o lançamento do SO, como o boot direto na área de trabalho, os aplicativos Modern que podem ser minimizados e fechados, como no desktop, e o retorno do botão Iniciar.

Entretanto, a Microsoft deve manter a interface Modern no desktop através do menu Iniciar. Como já vimos em imagens reveladas, o clássico menu voltará remodelado, podendo se expandir lateralmente de um ponto ao outro da tela. Além disso, os apps Modern deverão rodar dentro de janelas na própria Área de Trabalho.

Já no lado dos tablets, o Windows 9 deverá fazer a interface Modern brilhar. Com o fim do desktop, toda a atenção e energia serão concentradas para oferecer uma experiência imersiva. Por isso, as mudanças implementadas para facilitar o uso do mouse e do teclado serão eliminadas.

Novidades para o Windows 9

Uma das novidades que devem ser apresentadas com o Windows 9 são as live tiles interativas. O novo recurso vai permitir aos usuários interagirem com as informações presentes nelas, sem nem mesmo precisar abrir os aplicativos.

Outra grande novidade do Windows 9 é a inclusão de uma central de notificações na interface Modern. As informações são bem escassas, mas, segundo o WinBeta, o recurso está sendo trabalhado. É bem provável que ele seja semelhante à central de notificações do Windows Phone 8.1, já que o Windows RT e o Windows Phone serão mesclados e transformados em um só.

Tchau, Charms. Oi, Cortana

A assistente pessoal Cortana também ganhará uma live tile e será similar à versão do Windows Phone, com uma caixa de pesquisa no inferior do aplicativo e um círculo no meio. Ainda não se sabe se a Cortana estará disponível através de um comando de hardware, como segurar o botão Iniciar.

A barra charms também vai cair fora e os desenvolvedores serão obrigados a atualizarem seus aplicativos para agregar as funções que estavam localizadas lá.

A build interna do Windows Threshold já não está mais sendo chamada de Windows 8, como é de costume nas primeiras versões de um novo sistema, o que indica uma mudança significativa no cronograma de lançamento do Windows 9. Rumores indicam que o novo SO vai ganhar o primeiro beta público no final de setembro.

A lenda ao redor de um sistema operacional

Há quem diga que a Microsoft sofre com uma maldição de versões ímpares do sistema operacional, que vem acontecendo desde o lançamento do Windows 3.1. Segundo essa lenda urbana, a empresa de Redmond estaria fadada a obter sucesso em uma versão e fracasso na seguinte. Seguindo essa lógica, temos: Windows 3.1 (sucesso), Windows 95 (fracasso), Windows 98 (sucesso), Windows ME (fracasso), Windows XP (sucesso), Windows Vista (fracasso), Windows 7 (sucesso) e Windows 8 (fracasso?).

É claro que é um exagero afirmar que o Windows 8 foi um fracasso, mas é nítido observar que ele ficou aquém das expectativas da Microsoft, ainda mais depois do imenso sucesso do Windows 7. Entretanto, é preciso salientar que o Windows 8 representou a maior mudança na história do sistema operacional e, como tudo que é novo, muitos erros precisaram ser corrigidos e arestas precisaram ser aparadas.

O Windows 9 tem grandes chances de fazer mais sucesso do que seu antecessor. Tirar o excesso, separar o que funciona apenas em determinadas plataformas, integrar o que funciona bem em todas e adicionar o que realmente importa são as palavras de ordem para a nova versão do SO.

...

E você? Animado com as perspectivas do Windows 9?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.