O Windows 7 vai ter suporte ao DirectX 12 ou não? A Microsoft ainda não esclareceu a dúvida, mas parece que deu uma dura na AMD por um de seus funcionários especular sobre o assunto.

Em um vídeo que circulou pelo YouTube, Richard Huddy, cientista-chefe de games da AMD, aparece no evento PDXLAN dizendo que o Windows 7 não terá suporte ao DirectX 12.

Sobre isso, a companhia diz que Huddy "não fala pela Microsoft e ele estava, infelizmente, fazendo especulações sobre datas-chave e marcos do ciclo de vida do Windows 7 e a política de suporte geral da companhia".

"Richard não tem nenhum conhecimento especial sobre a agenda de desenvolvimento do Windows ou do DirectX. A Microsoft é um parceiro-chave e estratégico para a AMD e nós estamos constantemente colaborando com eles com o DirectX 12", continua a empresa.

Mais eficiente

O DirectX 12 é a nova versão da tecnologia que faz a ponte entre aplicações (como jogos) e os componentes relativos a gráficos e sons (como as placas de vídeo). Ele está previsto para estrear junto com o Windows 10, que, por sua vez, deve aparecer até o final de 2015.

O DirectX 12 será usado em PCs, em tablets e no Xbox One. Em testes, mostrou uma economia de 50% no gasto de energia em relação DX 11, além de melhorar a performance dos gráficos ao trabalhar com os vários núcleos da placa de vídeo com mais eficiência. Grande parte das placas que dão suporte ao DirectX 11 também serão compatíveis com o 12.

Mas, enfim, o popular Windows 7, que terá seu suporte-base encerrado em janeiro de 2015, (ou seja, não terá novos recursos adicionados depois dessa data), vai ter suporte ao DirectX 12? Com a palavra, a Microsoft.

Cupons de desconto TecMundo: