Você não precisa esperar o lançamento definitivo do Windows 8 para ter algumas funcionalidades novas no seu Windows Explorer. A nova versão do sistema operacional promete mudanças para o gerenciador de pastas, mas você já pode conferir uma ótima novidade que nem mesmo o novo Windows terá.

A navegação por abas, presente há bastante tempo nos navegadores web, agora pode ser usada para gerenciar seus arquivos, pastas e dispositivos. Se você não consegue lidar com várias janelas do Windows Explorer abertas ao mesmo tempo, fique atento e aprenda a organizar melhor o seu computador.

Pré-requisito

Clover 

A função de juntar todas as janelas em abas no gerenciador de arquivos do Windows não é nativa do sistema. Dessa forma, você precisa utilizar um programa específico para conseguir habilitar a opção. Para isso, você precisa utilizar o Clover.

Aprenda a lidar com a ferramenta

Depois de baixar o Clover e executar o arquivo, o seu Windows Explorer será aberto já com o novo sistema de abas. A aparência dessas guias e do topo da janela é idêntica ao formato utilizado no Google Chrome e perfeitamente integrada com a interface Aero do Windows 7.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Assim como no Chrome, aqui existe o botão “+”, que abre uma nova guia. Nesse caso, o diretório “Computador” é carregado quando acionamos o ícone em questão. Você pode usar quantas abas quiser ou ainda mais de uma janela com várias guias ao mesmo tempo.

Caso você prefira, é possível utilizar o ícone de configurações (no formato de chave inglesa), no canto superior esquerdo das janelas do Windows Explorer. Assim, você consegue criar novas abas e janelas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Além disso, o Clover também permite usar comandos com o teclado. Confira alguns exemplos:

Ctrl + T: abre uma nova guia;

Ctrl + W: fecha a aba ativa;

Ctrl + Tab: alterna entre as abas abertas;

Ctrl + N: abre uma nova janela.

Se você ficar com alguma dúvida sobre os detalhes ou instalação do Clover, consulte a análise do programa no Baixaki

Cupons de desconto TecMundo: