Windows 10: como ter de volta a velha versão do Gerenciador de tarefas

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como ter de volta a velha versão do Gerenciador de tarefas
Imagem: The Verge

O Gerenciador de tarefas é um dos componentes mais importantes do Windows – é através dele que o usuário consegue conferir estatísticas de desempenho do seu computador (como a quantidade de RAM e poder de processamento utilizada), finalizar processos defeituosos, visualizar os usuários ativos na máquina e muito mais.

Porém, nas novas versões do sistema operacional (8 e 10), a Microsoft alterou radicalmente o visual desse programa. A mudança não agradou a todos os usuários. O novo Gerenciador de tarefas é bem mais lento e pesado, consumindo mais memória do que seu antecessor. Isso vai contra o próprio conceito do software, que devia ser uma “saída de emergência” rápida para quando algo der errado no seu PC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Indo além, a versão repaginada do Gerenciador de tarefas mostra várias informações que podem ser consideradas desnecessárias (o que incomodou alguns internautas), divide os processos por categoria (uma mudança para deixar tudo mais organizado, mas que também não foi bem aceita) e teve vários recursos bacanas removidos (como a seleção de múltiplos aplicativos na aba de processos).

Instalando o Old Task Manager

Felizmente, há uma forma simples de reviver o antigo Gerenciador de tarefas em seu computador equipado com Windows 10. Existe um pequeno utilitário – convenientemente batizado como “Old Task Manager for Windows 10” que traz de volta o visual clássico desse componente tão precioso. Embora o software não seja oficial (não foi feito pela Microsoft), ele foi extraído diretamente do novo gerenciador e funciona perfeitamente, sem bugs.

Para adquiri-lo, basta clicar neste link e fazer o download gratuito da ferramenta diretamente através do Baixaki. Instale-o na sua máquina. A partir de agora, ao pressionar a velha combinação de teclas Ctrl + Alt + Del, você já verá a antiga versão do Gerenciador de tarefas substituindo a primeira. Caso se arrependa da mudança, basta acessar a janela de desinstalação de softwares e remover o Old Task Manager de seu computador – a ação terá efeito imediato.

Você sente falta de algum recurso de versões antigas do Windows? Qual? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.