Windows 10: conserte o erro 80240020 exibido durante a 'instalação forçada'

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: conserte o erro 80240020 exibido durante a 'instalação forçada'

Atualização: o programa de diagnóstico para o Windows Update, conforme sugerido por um de nossos leitores, agora é capaz de consertar o erro 80240020 . Acesse esta página e execute o aplicativo diretamente em seu PC. Finalizado os processos de diagnóstico e solução, force novamente a atualização para o Windows 10.

O Windows 10 foi lançado pela Microsoft ontem (29). E não apenas detalhes acerca do novo OS da empresa foram destrinchados; o processo completo de instalação do software também já esmiuçado pelo TecMundo (clique sobre este link e saiba mais).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A atualização para a mais recente versão do sistema tem sido feita de modo progressivo, é verdade. “Furar a fila” e obter acesso ao programa antes de quem espera pacientemente pelo update é possível (listamos nesta página o método que permite a instalação “forçada” do Windows 10). Mas o erro 80240020 tem pipocado sobre a tela de quem tenta dar esse jeitinho.

A falha acontece no momento em que o processo de instalação é iniciado – logo depois que o download dos arquivos que preparam o PC para receber o Windows 10 é feito. Confira neste artigo nossa dica para a eliminação do bug 80240020.

Possível causa

A Microsoft reservou um tráfego de 40 Tbps para o envio de todos os arquivos para a instalação do novo OS mundo afora através de suas redes de distribuição de conteúdo (CDN, na sigla em inglês). Fato é que, apesar de dar conta de entregar boa parte dos dados, a rede dedicada não consegue atender a toda a demanda pelos arquivos.

Já sabemos que a chegada do Windows 10 pode, grosso modo, “quebrar a internet”. E, além dos problemas de conexão, conforme explica o analista Dan Rayburn, extensões corrompidas podem chegar aos usuários; isso pode causar erros durante o download dos pacotes ou travar a instalação do software.

Como consertar

  • Certifique-se de fazer com que seu sistema passe a exibir pastas ocultas, abra o Windows Explorer e, na caixa de diálogos, cole o endereço C:\$Windows.~BT
  • Delete todos os arquivos possíveis – alguns deles não poderão ser excluídos devido a restrições de permissão; tente, ainda assim, apagar o máximo de pastas
  • Acesse o endereço C:\Windows\SoftwareDistribution\Download e repita a operação descrita acima; exclua todos os dados possíveis

Deletados os arquivos corrompidos, o processo de instalação do Windows 10 deve ser realizado novamente (confira neste link um tutorial sobre como baixar e instalar o novo OS). Você poderá então forçar o início da instalação conforme descrito também por outro de nossos artigos (saiba mais).

Se você ainda não tem  o Windows 10 e deseja adquirir a nova versão do sistema operacional não perca tempo e clique aqui para comprá-lo diretamente no site da Microsoft.

Como resolver problemas de instalação do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.