Pressão funciona; WhatsApp interrompe coleta de dados de usuários na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Pressão funciona; WhatsApp interrompe coleta de dados de usuários na Europa

No começo do ano, o Facebook anunciou que iria fazer a coleta de alguns dados dos consumidores do WhatsApp ao redor da Europa. Entre as principais informações destas novas coletas estavam apenas números de telefones e dados sobre os aparelhos, mas isso foi suficiente para gerar uma certa comoção por parte dos defensores de privacidade.

Como lembra o Phandroid, os consumidores poderiam optar por não ter seus dados coletados, mas para isso seria necessário acessar os termos de serviço e realizar o processo manualmente. Mesmo assim, os reguladores europeus começaram a pressionar o Facebook para que isso não fosse colocado em prática.

Agora, o Facebook confirma que está suspendendo as coletas temporariamente em toda a Europa — pelo menos até que os debates sejam realizados e os termos fiquem mais claros entre todos.

Conforme relatado pelo Financial Times, o Facebook também será obrigado a deletar os dados já coletados de 35 milhões de usuários na Alemanha, sendo que os de outros países também devem ser adicionados à lista em breve. Será que o WhatsApp vai voltar a coletar informações por lá?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.