Os dias atuais pedem tanta agilidade que às vezes precisaríamos estar em dois lugares ao mesmo tempo, pois só assim daríamos conta de todas as nossas tarefas.

Porém, como não existe esta possibilidade, muitas vezes encontros com seu grupo de trabalho, por exemplo, tornam-se bastante limitados e não sobra muito tempo para uma produção em equipe.

Para suprir a necessidade de se trabalhar em grupo, mesmo entre colegas à quilômetros de distância, surgiram diversos programas que permitem compartilhar arquivos e projetos, desenvolvidos especificamente pra este tipo de público.

O Baixaki selecionou alguns destes aplicativos que lhe ajudarão em seu trabalho em grupo, mesmo com seus companheiros de equipe distantes de você.

Task Bin

TaskBinO primeiro que vale a pena ser citado é o TaskBin, aplicativo que dispensa instalação, pois roda diretamente do navegador. Disponibilizando uma ferramenta bastante simples, este site é ideal para quem precisa transmitir tarefas para todo um grupo através de textos curtos. Além disso, o serviço suporta comentários por parte dos outros usuários, que são convidados pelo administrador de uma conta.

HiTask

HiTaskOutro aplicativo que funciona a partir do navegador é o HiTask. Repleto de recursos, este serviço permite inclusão de eventos de maneira rápida e exibe tudo em um calendário presente na parte lateral da página. É possível adicionar tarefas, reuniões, lembretes, notas e aniversários apenas navegando pelas abas presente sobre a barra de criação de eventos.

O site permite a adição de palavras-chaves para organizar seus registros e também o compartilhamento de sua “agenda” com outros usuários, além de disponibilizar um chat para conversa entre um grupo de trabalho. No site do programa, já estão disponíveis widgets do HiTask para a Barra Lateral do Windows Vista, facilitando ainda mais o trabalho dos usuários deste serviço.

Google Agenda

Google AgendaApesar de, a princípio, o serviço Google Agenda não parecer ter esta finalidade, ele é sim uma excelente ferramenta para trabalho em grupo, pois permite a criação de inúmeras agendas diferentes, capazes de receber descrição e comentários de todos os participantes de determinado evento.

É possível tornar uma agenda pública e assim compartilhá-la com outros usuários, facilitando em muito a divulgação de tarefas, prazos e informações dentro de uma equipe de trabalho.

Sosius

SosiusTambém dispensando instalação e rodando no navegador, Sosius possui ferramentas um pouco mais avançadas para trabalhos em grupos, como envio de arquivos, criação de diversos grupos de discussão e limitação de atuação de outros usuários (podem apenas visualizar arquivos ou então modificar os arquivos), etc.

Visualmente, o Sosius se assemelha bastante a um gerenciador de arquivos (como o Windows Explorer, por exemplo), o que vai facilitar a sua utilização. O serviço ainda disponibiliza blog, calendários e a possibilidade de se criar inúmeros subdiretórios e de adicionar palavras-chaves para organizar melhor o conteúdo de cada um de seus grupos.

DeskAway

DeskAwayEste é um serviço um pouco diferente dos demais, pois permite a inclusão de projetos definidos, onde você informa datas para início e fim das atividades, permitindo que o aplicativo – que também funciona a partir do navegador – possa fazer um acompanhamento mais aprofundado de tudo que acontece a respeito do projeto.

Contudo, o DeskAway permite a inclusão de tarefas individuais, adição de arquivos e documentos, dicas e mensagens a cada projeto. Ele disponibiliza um blog, calendários e ferramentas de buscas internas para facilitar a vida de seus usuários. Em sua versão gratuita, ele permite a criação de apenas três projetos com no máximo cinco participantes cada. De qualquer maneira, é uma boa opção para disponibilizar na internet informações necessárias para o desenvolvimento de um grupo de trabalho.

Gogrok

GogrokMuitas vezes, apenas explicações através de mensageiros instantâneos não resolvem um problema, então se faz necessário mostrar tudo na prática, porém, a distância e/ou a falta de tempo nem sempre permitem que isso aconteça.

Para isso, existem programas que permitem a prática de assistência remota através do compartilhamento do desktop. Ideal para trabalhar em grupo, o Gogrok permite que outros usuários visualizem sua área de trabalho, facilitando assim a explicação e até a intervenção para que alguns problemas sejam resolvidos. O programa é ideal, pois utiliza as redes do Windows Live Messenger e do Skype para conectar seus usuários, tornando-se assim bastante acessível.

Cupons de desconto TecMundo: