O conceito de serviço online ainda está saindo do forno principalmente no Brasil. Há muitas opções desse tipo de serviço na rede e com eles, é possível executar inúmeras tarefas sem precisar instalar nada. A gama de opções de serviços online está ficando cada vez maior, pois há editores de imagens, vídeo, som, agendas, jogos e muito mais. É inegável a facilidade que eles oferecem e, para completar, mais uma função antes disponível apenas no computador, a Área de Trabalho, entrou na moda e foi parar na Rede Mundial de Computadores.

É isso mesmo, agora é possível ter sua Área de Trabalho em qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão com a Internet, é claro. Há várias opções deste tipo de serviço disponíveis por aí e, para ajudar na difícil tarefa de escolher as melhores, vamos mostrar o que as mais baixadas e populares do Baixaki têm a oferecer.

Batalha virtual

Para iniciar o combate selecionamos quatro opções de Desktops online para que você tenha problemas na hora de levar trabalho para casa, pois vai ser difícil escolher quais delas usar. Vale salientar que além de Áreas de Trabalho online, estas quatro opções são sistemas operacionais que contém várias ferramentas para deixar muita gente que torce o nariz para os serviços online de queixo caído.

Desktoptwo

Para começar vamos falar do Desktoptwo, o segundo na lista de acessos do Baixaki. Assim como a maioria de serviços nesta categoria, Desktoptwo é desenvolvido em Flash, portanto isto não é um grande diferencial. A capacidade de armazenamento do serviço é de 1GB, pois você pode fazer uploads dos aplicativos que tem no computador e inserir no Desktoptwo.

Comodidade.


Como ele é praticamente um sistema operacional online, é claro que oferece alguns programas para que não se torne apenas um armazenador de arquivos, portanto lá vão as opções oferecidas: Gerenciador de emails (semelhante ao Outlook), agenda de endereços, calendário, blog, quadro de avisos, leitor de RSS, favoritos, mensageiro instantâneo, tocador de MP3, bloco de notas e um criador de sites.

No quesito interface, Desktoptwo deixa a desejar e perde feio para a maioria dos concorrentes. As janelas não são modernas como as presentes em outros serviços e as opções de alterações de cores e fundos são restritas a poucas imagens. Também no quesito ferramentas o serviço deixa a desejar, pois não contém muitas opções e fatalmente o usuário precisa acessar outras fontes, caso necessite de algo mais sofisticado.


eyeOS


Para dar continuidade à batalha e mostrar as armas de cada um dos lutadores, do outro lado do ringue há o eyeOS. Este serviço é simplesmente o primeiro colocado no número de acessos do Baixaki, portanto merece muito respeito. eyeOS  é mais completo que o Desktoptwo, pois oferece mais ferramentas para você usar o serviço tranqüilamente sem sentir falta dos aplicativos mais básicos.

eyeOS.

eyeOS apresenta várias ferramentas tanto para o trabalho quanto para o entretenimento. Assim como no seu sistema operacional convencional, em eyeOS você pode contar com editor de textos semelhante ao Word, criador de planilhas no estilo Excel, criador de apresentações parecidas com as do PowerPoint, calendário, cliente de email, navegador, leitor de RSS, calculadora, widgets, mais algumas alternativas e o melhor, mais de cinco opções de jogos que rodam dentro do serviço.

A interface de eyeOS é mais agradável e moderna que a do desktoptwo, porém ainda carece de efeitos mais chamativos e modernos. A navegação pelas funções é muito fácil, desta forma você encontrará tudo o que precisa com poucos cliques.


Glide OS

Jogando para o time dos serviços com interface mais moderna o Glide OS chega botando banca e estilo na sua Área de Trabalho. Além de oferecer mais ferramentas que os concorrentes anteriores, Glide OS é referência de design, pois com ícones coloridos e grandes é um exemplo do tão falado formato Web 2.0, o qual apresenta páginas exatamente com estas configurações.

Além das ferramentas mais comuns como os: editores de texto, calculadora, agenda e cliente de email, o serviço trás uma enxurrada de opções para você lembrar-se do desktop tradicional apenas na hora de acessar o virtual. No quesito edição, o serviço oferece um pacote básico para sair bem na foto, pois há um editor de imagens que não deixa a desejar.

Glide.


Portanto, você pode dar aquele retoque de última hora em suas fotografias mesmo estando em qualquer lugar do mundo, pois basta ter o arquivo que você deseja editar. Para dar uma forcinha no quesito mídias, Glide OS oferece um player de vídeo que suporta a maioria dos formatos, portanto chega de dores de cabeça e tempo perdido para baixar programas que executem esta tarefa.

A carta na manga do Glide em relação aos concorrentes pode ser considerada a ferramenta “The Cube”. Com apenas um clique você pode ouvir as músicas e ver os clipes do seu artista preferido, porém apenas artistas internacionais estão disponíveis. Assim como nas demais ferramentas, o “The Cube” possui interface muito moderna e, como o próprio nome sugere, todas as ações se dão dentro de um cubo, ou seja, toda vez que você executar alguma ação as janelas se alteram como se você estivesse girando o cubo.

The Cube.

Então, se você se amarra em efeitos, cores e curvas, Glide OS é uma ótima opção para ter uma Área de Trabalho muito moderna e descolada. 

G.ho.st Alpha

Finalizando a lista temos o G.ho.st. Este Desktop online é sem dúvida o que mais se parece com a sua Área de Trabalho tradicional. Este serviço online oferece tudo o que qualquer computador de mesa ou notebook oferece, porém você pode acessá-lo de qualquer lugar. G.ho.st trás muitas opções de serviços triviais que estão presentes nos demais serviços da categoria, mas dá um banho de classe, estilo e de ferramentas na concorrência.

Para começar há vários atalhos para os serviços mais populares da Internet como Meebo, Flikcr, Wikipedia, YouTube e muito mais, desta forma, é possível acessá-los sem sair do desktop. Assim como o Glide OS, a interface é interativa e os botões se movem ou ficam iluminados conforme você posiciona o mouse sobre eles.

Como dito anteriormente, G.ho.st. possui serviços mais comuns como: gerenciador de email, editor de textos e planilhas, mensageiro instantâneo, calculadora, calendário e relógio. Porém, como ele pertence ao novo conceito da Web 2.0, alguns recursos que vêm ganhando a preferências dos usuários estão presentes.

G.ho.st

Um deles são os widgets. Presentes em sites como o iGoogle, este tipo de ferramenta caiu no gosto dos usuários, pois através deles é possível contar com os mais variados serviços como: leitores de notícias, RSS, relógios, calculadoras, dicionários, jogos, previsão do tempo e muitas outras opções.

Alguns do widgets presentes no G.ho.st. são: o buscador Google, o leitor de notícias do Yahoo! News e a previsão do tempo. No Glide OS você podia conferir suas música e clips através do “The Cube”, aqui você pode encontrar todos os seus artistas (todos mesmo), pois G.ho.st. oferece acesso à rádio online “Last.FM”, uma das melhores opções na categoria.

Além de ser uma Área de Trabalho online, G.ho.st. também disponibiliza um navegador próprio,portanto em algumas situações você pode esquecer seu navegador padrão. O G.ho.st.  Browser é um navegador básico, portanto não espere que ele bata de frente com o Firefox ou Internet Explorer, por exemplo, pois ele não possui tantos recursos.

G.ho.st Browser


A área de entretenimento do serviço também não deixa a desejar, porque oferece games para você esquecer o trabalho e se divertir muito. Os jogos são divididos em três categorias: jogos de ação, Arcade e esportes e, dentro de cada uma há no mínimo mais três opções. Todos os games rodam dentro do seu Desktop, pois são desenvolvidos na tecnologia Flash, portanto o “Campo Minado”, “Paciência” vão se tornar peças de museu.

Por oferecer tantos recursos, o serviço paga um alto preço. Para poder utilizar todas as ferramentas com rapidez e extrair o melhor, é necessário possuir uma máquina mais poderosa e uma boa conexão, afinal, se você tem um fusquinha não pode competir com uma Ferrari.

Pontos em comum

Apesar das diferenças de interface, ferramentas e apresentação, cada um dos serviços possui seus pontos fortes e fracos, pois como o formato Web 2.0 ainda está engatinhando, há muito que se melhorar. O que todos os serviços possuem em comum é a necessidade de realizar um pequeno cadastro e de trazer mais esta facilidade para a vida dos internautas. Entre nesta nova mania dos serviços online e quem sabe um dia não precisaremos nem de computadores para acessar a Internet. Pelo menos a Área de Trabalho já pode ser deixada de lado.

Cupons de desconto TecMundo: