Dicas para internautas de primeira viagem

3 min de leitura
Imagem de: Dicas para internautas de primeira viagem

Alguns usuários de computador e internet olham à sua volta e têm a impressão de que são os únicos que não nasceram sabendo tudo sobre computadores e navegação na rede. O número de pessoas nessa situação é maior do que imaginamos, mas elas ficam escondidas sob a vergonha ou medo de perguntarem alguma coisa e serem motivo de piada entre aqueles que se dizem os espertos em tecnologia — mas que muitas vezes têm dúvidas tão primárias quanto os novatos.

Este artigo tem o intuito de dar alguns conceitos e dicas sobre internet para que os usuários mais iniciantes, do tipo que nunca acessou a internet na vida, não tenham dúvidas na hora de navegar. Nada de conceitos ou complicação: o Baixaki traz dicas rápidas para você aprender rápido a aproveitar a internet sem dores de cabeça!

"Internete"?

Começaremos justamente pelo nome da ferramenta que usamos para nos comunicarmos com o mundo. Internet é o nome dado ao conglomerado de computadores interligados, que possibilita a comunicação de diversos tipos de dados.

Já a World Wide Web, ou somente web, é o nome específico do sistema de documentos que pode ser acessado com um navegador, que se comunica através da internet. Em poucas palavras, web são as bilhões de páginas que você pode visitar com o seu Internet Explorer, ou navegador de sua escolha.

O mundo todo está na internet.

Fechar o Internet Explorer (IE) não significa “fechar a internet”. Você estará conectado à internet assim que o seu modem começar a se comunicar com o computador central da operadora que você escolheu, não quando abrir o IE. Este é somente um programa de navegação (navegador) que possibilita acessar páginas hospedadas nos computadores ao redor do mundo.

Existem outros programas para navegar, como o Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera. Todos eles têm a mesma função, diferindo no visual, desempenho e funções extras. Teste cada um deles e escolha aquele com que você melhor se adaptar.

Navegador X Provedor

Agora você já sabe o que é um navegador, mas o que é o tal do provedor de que tanto falam? Provedores são empresas que oferecem serviço de conteúdo ou acesso (à internet). Na conexão discada, ou seja, utilizada através da linha telefônica, o modem precisa discar para o computador do provedor de acesso, que atende a ligação e conecta o computador à internet. Outros provedores oferecem contas de email, hospedagem e serviços adicionais, ou seja, conteúdo.

Tela de conexão por modem discado.

Atualmente, não é mais necessário assinar um provedor de acesso para poder se conectar à internet, pois a estrutura necessária já está presente nas próprias empresas que fornecem o serviço de acesso rápido.

Email X Site

Email não é site. As sequências “www” e “http://” não combinam com o símbolo “@”. Email é um sistema de troca de mensagens que utiliza a internet para ser enviado. Seu endereço de email não é um site, mas se você utiliza o Gmail, por exemplo, vai precisar abrir o site do Gmail para acessá-lo.

Para acessar qualquer site, você deverá digitar o endereço correspondente na barra de endereços do seu navegador. A imagem abaixo ilustra a diferença. O endereço do site está destacado em verde, e o endereço de email está destacado em vermelho. Repare que endereços de email nunca são digitados na barra de endereços do navegador. Eles só funcionam quando utilizados nos campos de destinatário, quando você estiver escrevendo uma mensagem.

Exemplo de endereço de site e endereço de email.

Exemplos de endereços de sites:

https://www.baixaki.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://tudogostoso.uol.com.br

Exemplos de endereços de email:

info@bxk.com.br

info@tudogostoso.com.br

Hoje em dia, os webmails, ou seja, emails que podem ser acessados pelo seu navegador, seja Internet Explorer ou outro, estão no auge por oferecerem maior segurança e deixarem seus dados protegidos contra qualquer tipo de perda. Assim, se você formatar o computador, não vai perder nada, pois as mensagens ficam salvas no computador do serviço de email que você escolheu.

Muitas pessoas utilizam programas como o Microsoft Outlook para gerenciar seus emails. Esse tipo de software oferece recursos adicionais de email, como cancelar mensagens já enviadas. Atualmente, programas assim são mais utilizados em empresas. Os webmails costumam ser mais dedicados a usuários domésticos, e cumprem seu papel perfeitamente.

Com ou sem “www”?

www

Nem todos os sites que você visita requerem que seja digitado o “www” na frente. Experimente digitar somente “baixaki.com.br” no seu navegador e veja o que acontece. Seu navegador mudará automaticamente para “https://www.baixaki.com.br”. Isso acontece porque todo endereço que você digitar, caso não seja preenchido o “http://”, será completado pelo navegador.

Perca a vergonha

Esperamos ter sanado algumas dúvidas dos usuários iniciantes de uma forma simples e sem grandes definições técnicas. Caso você ainda tenha dúvidas, não tenha vergonha, utilize o sistema de comentários abaixo ou participe do nosso Tira-Dúvidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.