Dicas para Mac: leitores de RSS

6 min de leitura
Imagem de: Dicas para Mac: leitores de RSS

Uma verdadeira Tsunami de informações se aproxima. São notícias, entrevistas, opiniões e críticas sobre uma infinidade de assuntos que vão desde o novo escândalo do senado até o último lançamento da Apple. Como ficar antenado em tudo o que rola no mundo se a quantidade de informação é grande e o tempo é escasso?

Quantos websites você acessa todos os dias? E quando deixa de acessá-los, por algum motivo, o que fazer com toda a informação que ficou para trás? O RSS é uma tecnologia que permite mostrar, em um só lugar, todas as atualizações dos seus websites e blogs favoritos. Ou seja, cada vez que o blog posta uma novidade, ela aparece na sua tela, sem que você precise acessá-lo via navegador. 

A tecnologia RSS vem ganhando espaço na web desde os anos 2005 e 2006.

No entanto, foi apenas recentemente que ela ganhou força nas terras tupiniquins, onde os usuários ainda estavam se adaptando à vida online. Hoje, os chamados feeds RSS são encontrados na grande maioria dos websites e blogs brasileiros e internacionais. Portanto, se você ainda não se rendeu a esta onda de atualizações incansável, está na hora de dar o braço a torcer.

Leitor RSS

O ícone do RSS. Para usar o RSS, é preciso ter instalado no seu Mac um leitor de RSS, também conhecido como agregador de notícias. Um programa deste tipo é capaz de decodificar os arquivos enviados pelos websites assinados e organizá-los, de forma que você consiga navegar pelas notícias e novidades, facilmente.

No Mac, há vários leitores RSS, soluções gratuitas e pagas, feias e bonitas, simples ou complexas, que deixam você atualizado. Mas com tantas opções, qual é a melhor escolha? O Baixaki testou, comparou e colocou as cartas na mesa: conheça agora os melhores leitores de RSS para Mac OS X.


NewsFire

Este leitor de RSS é voltado para os usuários iniciantes, que ainda têm poucos sites assinados e estão começando a ficar ligados em tudo o que rola na web. Com uma interface bonita e boa organização, o NewsFire segue o estilo de programas Apple, em que a simplicidade ganha destaque.



Assinar feeds requer apenas um clique no botão “+”, em que você pode adicionar feeds, criar grupos ou pastas  inteligentes. A lista de novidades pode ser organizada por data ou status (lido ou não). Caso você precise buscar uma palavra chave ou encontrar uma notícia, há uma barra de buscas na parte inferior da interface.

NewsFire

Para facilitar o acesso às notícias completas, elas podem ser visualizadas dentro do próprio programa, como em um navegador. As abas abertas são armazenadas na parte superior do programa, para uma fácil navegação. Imagens e vídeos que estejam nos websites são carregadas normalmente.



Visando à  migração de listas de feeds, o NewsFire permite importar e exportar arquivos em OPML (formato utilizado para armazenar uma lista completa de grupos e feeds).



  • voltado para iniciantes
  • visual simples
  • importa/exporta lista em OPML
  • imagens e vídeos

Vienna

O Vienna é considerado por muitos como o melhor leitor RSS do mundo Mac. Com uma interface maior e uma organização que não deixa a desejar, o programa suporta milhares de feeds que podem ser organizados dentro de pastas e subpastas de forma hierárquica. 



Este leitor pode ser visto como uma versão estendida do NewsFire, pois traz um visual bastante semelhante e o funcionamento também não muda muito. Dividido em três abas, o Vienna guarda as pastas e grupos de feeds na barra lateral esquerda, enquanto no meio mostra a lista de feeds e uma novidade específica que o usuário tenha selecionado.

Vienna.

Se preferir, as novidades podem ser abertas em abas individuais, já que o Vienna também funciona como uma espécie de navegador. A aba principal, chamada “Articles”, e as outras abas abertas ficam localizadas na parte superior do programa e podem ser acessadas a qualquer hora.


Imagens e vídeos podem ser visualizados normalmente. A pesquisa de termos e artigos também é possível,  por meio de uma barra na parte superior. Para finalizar, o Vienna também exporta e importa a sua lista de feeds no formato OPML.



  • suporta grande quantidade de feeds
  • excelente organização por pastas
  • importa/exporta lista em OPML
  • imagens e vídeos

Shrook

Com uma interface bastante simples, o Shrook traz um funcionamento bastante satisfatório e a organização de feeds em pastas e grupos inteligentes, Assim como o NewsFire, o Shrook não é voltado para o gerenciamento de uma grande quantidade de feeds, o que pode ser bastante confuso para o próprio usuário.

Toda vez que um blog ou website assinado traz alguma novidade, ele é marcado com uma estrelinha e um número, que identifica a quantidade de atualizações de um mesmo endereço. Ao clicar em um website com estrelinha, uma terceira coluna é mostrada, contendo as linhas de feed, que consistem no título das postagens  e uma ou duas linhas do texto, para dar ao usuário uma ideia do tema tratado. Caso você se interesse por um dos feeds e queira visualizar a atualização, basta outro clique.

Shrook.

Feito isso, uma quarta coluna é aberta, mostrando o conteúdo completo da atualização. Diferente dos outros leitores RSS, o Shrook tem a capacidade de funcionar como um navegador, entretanto, não há como abrir diversas abas ou conteúdos de uma só vez.

Além de importar e exportar feeds em uma lista OPML, o Shrook é capaz de sugar a lista de feeds do leitor de notícias NetNewsWire. Assim como qualquer outro leitor, está disponível uma barra de buscas para encontrar termos e feeds em sua biblioteca.



  • importa lista de feeds do NetNewsWire
  • organização em colunas
  • pastas e grupos inteligentes
  • não sabe lidar com um grande número de feeds

NetNewsWire

Na opinião do Baixaki, o NetNewsWire é o melhor leitor de feeds RSS disponível para Mac. Com uma interface agradável e organização impecável, este é o agregador de notícias indicado para quem tem centenas de feeds e quer deixar tudo organizado para ter acesso a novidades a qualquer hora.



O programa é dividido em três colunas principais. Na coluna da direita, o usuário tem acesso à lista de feeds em organização hierárquica de pastas. Ainda nesta coluna, há uma divisão na parte inferior, em que é mostrada miniatura do site em que você está.

NetNewsWire.

Na parte principal ficam todas as atualizações do grupo de feeds selecionados e, logo abaixo, uma visualização mais completa da novidade escolhida. Nesta visão mais completa, nem sempre vídeos e imagens são mostrados e isso varia conforme o feed. No entanto, o NetNewsWire não deixa a desejar e permite visualizar o website em seu navegador interno.

A terceira coluna gerencia todos os websites abertos e cada miniatura funciona como uma aba. A grande vantagem é que, vendo a miniatura, fica mais fácil encontrar a aba pela qual você procura.



O NetNewsWire é o leitor de RSS mais completo para Mac e, obviamente, traz ferramentas como a barra de busca, grupos e pastas inteligentes e a exportação e importação de feeds em OPML. De quebra, o programa traz um sistema chamado NewsGator, em que você pode armazenar sua lista de feeds e atualizá-lo com o NetNewsWire em outros Macs.

  • excelente interface
  • gerenciamento de abas por miniaturas
  • sincronização de listas de feeds
  • suporta grande quantidade de assinaturas



Para a equipe Baixaki, o NetNewsWire é o leitor RSS que traz o melhor visual, organização e ferramentas. No entanto, é preciso analisar as suas necessidades e, só então, compará-las a lista de leitores RSS.Todos os quatro agregadores de notícias apresentados nesta seleção são muito competentes na leitura e gerenciamento de feeds RSS. Cabe a você encontrar qual é o melhor para manter você atualizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.