Que tal navegar pela Internet sem utilizar o mouse?

2 min de leitura
Imagem de: Que tal navegar pela Internet sem utilizar o mouse?

Trafegar pela Internet ficaria muito mais fácil se você pudesse navegar pelo teclado, não é verdade? Saiba que fazer isso é possível, tanto no Internet Explorer 8 quanto no Mozilla Firefox 3, e neste tutorial vamos ensiná-lo como.

A função navegação por cursor ou cursor de teclado é uma maneira mais simples de selecionar textos e se mover pelas páginas da web, tudo através do seu teclado. Ao invés de utilizar o cursor do mouse para selecionar texto e se mover, você pode usar as teclas de navegação do seu teclado: Home, End, Page Up, Page Down, Enter, Backspace e as setas direcionais.

O uso dessa função pode ser muito útil para quem vive em uma eterna guerra com o touchpad do seu notebook, ou simplesmente acha muito trabalhoso depender do mouse para trabalhar dentro de páginas da web.

Provavelmente, você não sabia ou não se lembre, mas já utiliza esse recurso ao trabalhar editando vários tipos de documentos, como documentos de texto no Word ou OpenOffice Writer, por exemplo. Vamos mostrar como facilitar a sua navegação na Internet, utilizando o mesmo recurso dentro do seu navegador.

No Internet Explorer 8


Internet Explorer 8

Para ativar a navegação por cursor dentro do Internet Explorer 8, você deve pressionar a tecla F7 em seu teclado, e uma janela aparecerá, clique em Sim. Também é possível ativar o recurso clicando no menu Página e em seguida em Navegação por Cursor.

Ativar a navegação por cursor

Você pode deixar esta opção marcada como padrão para todas as novas janelas e guias, acessando as Opções da Internet, nas Ferramentas do Internet Explorer 8. Na guia Avançadas, marque a caixa “Habilitar navegação por cursor para novas janelas e guias” e em seguida clique em OK.

Opções de acessibilidade

Dentro do IE8, caso você não marque a opção “Não exibir esta mensagem novamente”, todas as vezes em que você pressionar F7, o navegador perguntará se você deseja ativar o recurso de navegação por cursor, estando ligado ou não.

No Mozilla Firefox 3


Mozilla Firefox 3

Dentro do navegador da raposa também é possível utilizar este recurso, que aqui leva o nome de cursor de teclado, mas possui a mesma função e também pode ser ativado e desativado ao pressionar a tecla F7 em seu teclado. Uma janela deve aparecer, para ativar, clique em Sim, caso mude de ideia pressione F7 novamente e clique em Não.

Ative a função cursor do teclado

Também é possível habilitar esta função nas Opções do navegador, acessando a aba Avançadas e marcando a caixa “Usar teclas de setas para percorrer pelas páginas”.

Opções de acessibilidade do Mozilla Firefox

Ao pressionar a tecla de atalho para desativar e ativar a função, caso você marque a opção “Não exibir mais este alerta”, ele não aparecerá outras vezes e você pode ter incômodos ao pressionar a tecla F7 acidentalmente, por exemplo. Para fazer com que o alerta volte a aparecer, você deve alterar as configurações avançadas do Firefox.

Para acessar o painel de configurações avançadas do navegador, digite about:config na barra de endereços e pressione Enter. O navegador deve apresentar uma mensagem de alerta, para tomar cuidado com as mudanças que vai realizar. Prometa que vai ser cuidadoso para acessar as configurações avançadas.

Alerta para acesso às configurações avançadas

Procure a chave accessibility.warn_on_browsewithcaret e altere o seu valor para true, dando duplo clique sobre a mesma, em seguida pode fechar a aba das configurações avançadas. Pronto, agora, quando você pressionar F7, a janela perguntando sobre a ativação do cursor de teclado deve aparecer novamente.

Com a função de navegação por teclas ativada, você pode navegar pelas páginas da web utilizando as setas direcionais para se mover pela página, utilizar as teclas de navegação padrão do teclado e Enter para ir para a página selecionada, assim como Backspace para voltar à página anterior.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.