Sites e serviços gratuitos para buscar empregos

4 min de leitura
Imagem de: Sites e serviços gratuitos para buscar empregos

A internet é uma ótima ferramenta para a divulgação de oportunidades de emprego. Diversos sites funcionam como uma curta ponte entre empresas que precisam de funcionários e pessoas disponíveis para os cargos.

O problema, para alguns, é que os sites cobram por este serviço. Na maioria dos casos, é possível divulgar currículos gratuitamente, porém por um tempo determinado.

Para ajudar ainda mais quem está à procura de um emprego, órgãos do governo, centrais sindicais e instituições sem fins lucrativos também oferecem sites com ofertas de trabalho sem nenhum custo aos interessados. Veja quais são:

Vagas em todo o país

Uma ponte entre jovens e contratadores.Busca Jovem – no Brasil há mais de 50 milhões de jovens na faixa dos 15 aos 29 anos, muitos deles em busca do primeiro emprego ou de estabilidade. Este portal não divulga currículos individuais, mas sim ONGs ou instituições que encaminham seus beneficiados. Empresas, consultorias de RH ou centrais de emprego podem divulgar vagas, e o portal media os anúncios.

Centro de Solidariedade ao Trabalhador – além de divulgar oportunidades, este portal orienta as pessoas que têm direito ao Seguro Desemprego. Há também o serviço de pré-seleção de candidatos, além dos postos de atendimento.

Região Nordeste

Sistema Nacional de Empregos (Alagoas) – divulga vagas para todo o Estado.

Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (Salvador, Bahia) – divulga vagas e presta serviços aos empregados em busca de contratações. São mais de 2000 empresas parceiras desde 2005.

Vagas para todo o Estado da Bahia.SineBahia – uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego com o governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Ceará) – cadastra e recruta trabalhadores à procura de emprego; atende trabalhadores para o seguro-desemprego; agencia profissionais autônomos; emite carteira de trabalho.

Prefeitura do Recife (Pernambuco) – divulga semanalmente vagas disponíveis no Recife e Região Metropolitana. É necessário estar cadastrado na Bolsa de Empregos.

Secretaria Especial da Juventude e Emprego (Pernambuco) – lista vagas em diversas cidades do Estado.

Prefeitura Municipal de Natal (Rio Grande do Norte) - divulga vagas disponíveis em Natal e Região Metropolitana. É necessário estar cadastrado em uma das unidades do Centro Cidadão (Alecrim ou Cidade Alta).

Vagas para Natal e Região Metropolitana.

Região Norte

Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Amapá) - divulga vagas disponíveis em todo o Estado. O interessado entra em contato por telefone.

Sistema Estadual de Empregos do Pará – informa sobre vagas em todo o estado, atualizadas duas vezes ao dia (às 9h e às 16h).

Empregos no Pará divulgados pelo site.

Região Centro-Oeste

Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Assistência Social de Mato Grosso – divulga vagas disponíveis no Sine do Estado.

Prefeitura Municipal de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) – divulga vagas atualizadas todos os dias.

Região Sul

Vagas de emprego no Rio Grande do Sul.Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (Paraná) – divulga vagas, atualizando o conteúdo de meia em meia-hora.

Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (Rio Grande do Sul) – divulga vagas disponibilizadas por várias agências no Estado.

Região Sudeste

Governo do Estado do Espírito Santo – indicação de vagas de trabalho e informações sobre programas de qualificação profissional e outros serviços públicos.

Emprega São Paulo – intermediário gratuito entre candidatos e empregadores do Estado de São Paulo.

Prefeitura de Guarulhos (São Paulo) – vagas disponibilizadas pelas três agências públicas de emprego do município.

Prefeitura Municipal de Santo André (São Paulo) – lista vagas de emprego e estágio.

Fazendo um currículo atraente

Seu currículo é sua porta de entrada para uma entrevista. Logo, é importante que ele seja bem feito e ressalte justamente o que você tem de melhor. No Baixaki você encontra várias ferramentas para deixar seu CV agradável, garantindo o chamado para uma entrevista.

O currículo é o que lhe chama para uma entrevista.Modelo de Currículo Profissional – este é um modelo desenvolvido para o Microsoft Word (mas também compatível com o OpenOffice). Contém campos para objetivo, experiência, formação, interesses e informações adicionais.

Currículo – Estagiários – desenvolvido para estudantes que precisam de um estágio para formação. O modelo é prático e você só precisa digitar seus dados pessoais em cada um dos campos identificados do documento.

Dê um toque atraente ao seu currículo.Currículo – Área de Marketing - Modelo de currículo para profissionais que atuam na área de marketing. Serve tanto para recém-formados quanto para os profissionais mais experientes.

CVitae – Permite que você crie diversos formatos de currículos. Apesar de ser totalmente em inglês, utilizar o CVitae não é nem um bicho de sete cabeças.

Outras dicas

No Baixaki você ainda encontra o How to win your perfect job, um e-book com dicas para você encontrar as oportunidades que melhor se encaixam no seu perfil, dicas para elaboração de currículos e como se comportar em uma entrevista.

Leia também este artigo com várias dicas para a elaboração do seu currículo. Clique aqui para acessá-lo.

Uma comunidade para o mercado de trabalho.Há também o Jobster, uma rede de trabalho online, utilizada para conectar pessoas, buscar informações e oportunidades de carreira. A interatividade do site é semelhante a do Orkut, porém com fins para negócios.

Esperamos que você tenha gostado de mais um artigo com dicas do Baixaki. Boa sorte na busca por um emprego.

E não se esqueça: caso você conheça algum site que ajude quem está na batalha por um emprego, não deixe de comentar!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.