Imagem de Super Street Fighter IV 3D Edition
Imagem de Super Street Fighter IV 3D Edition

Super Street Fighter IV 3D Edition

Nota do Voxel
88

Vai voar Hadoken para fora da tela!

Quando um jogo que faz sucesso nos consoles é anunciado para uma nova plataforma, sempre há o receio de que algo acabe dando errado no meio do processo. No caso de Super Street Fighter IV 3D Edition, a transposição ainda foi realizada para um portátil com menos botões do que os necessários para acessar todos os comandos do game original.

A Capcom, contudo, conseguiu fazer com que os Hadokens e Tatsumakis conseguissem ser realizados tão facilmente como nos consoles de mesa ou nos PCs. Para isso, a companhia aproveitou a tela sensível ao toque do 3DS para adicionar quatro slots nos quais se pode salvar atalhos para alguns comandos.

Além disso, todo o conteúdo de Super Street Fighter IV está disponível. Estão lá todos os personagens, cenários e modos (inclusive os trials, em que é possível aprender os combos de cada lutador) encontrados nas outras versões, assim como duas séries de roupas alternativas, disponíveis apenas por DLC nos consoles.

A companhia procurou também utilizar funções do 3DS no jogo. Assim, além da aplicação de efeitos tridimensionais nos gráficos do game, há também um modo que utiliza o Streetpass. Isso é uma prova de que a Capcom buscou adicionar novos recursos à antiga experiência.

É possível que a polêmica decisão da Capcom de adicionar atalhos na tela de baixo do 3DS faça com que jogadores mais experientes chiem, no entanto a mudança foi fundamental para que a transposição da jogabilidade de Super Street Fighter IV fosse feita da melhor maneira para o portátil da Nintendo.

Além disso, o jogo não força em nenhum momento que ninguém utilize os atalhos, assim como também permite que os adversários enfrentados no modo online sejam filtrados de acordo com o tipo de controle utilizado.

Img_normal

O mesmo acontece com o novo modelo de visão proporcionado pela Dynamic View. Quem se interessar pela nova câmera pode habilitá-la quando quiser ou então mantê-la desligada sempre.

Assim, Super Street Fighter IV 3D Edition consegue a proeza de reproduzir em um portátil a experiência de um jogo de luta feito para consoles sem perdas significativas. Pelo contrário, o que ocorre é a adição de conteúdo. Além disso, o game permite que a experiência de Street Fighter possa ser levada para todos os lugares.

Desse modo, este jogo é uma aquisição fundamental para todos os donos do portátil da Nintendo que sejam minimamente interessados no gênero de luta. Para quem possui a versão dos consoles, contudo, a compra só vale se o jogador estiver interessado na possibilidade de disputar uma partida entre Ryu e Ken onde quiser.