Imagem de Resident Evil Village: Gold Edition
Imagem de Resident Evil Village: Gold Edition

Resident Evil Village: Gold Edition

Nota do Voxel
85

DLC Expansão de Winters traz mais frescor à Resident Evil Village

Resident Evil Village caiu no gosto de muitos jogadores e foi considerado um dos melhores jogos de 2021. Lançado em 2 de maio daquele ano, a continuação da saga de Ethan Winters nos trouxe algumas surpresas e alguns sustos. Porém, muita gente não gostou do fato de o jogo só ter a opção de ser aproveitado em primeira pessoa. Agora isso vai mudar.

No próximo dia 28 de outubro, vamos poder aproveitar o game inteirinho em terceira pessoa. Isso é claro para quem quiser adquirir a DLC Expansão de Winters, ou a versão Gold que vem também com o jogo base.

Nessa análise, vamos falar sobre o conteúdo dessa DLC e não sobre a campanha, mas se você quiser saber nossa opinião sobre o jogo, então dê uma olhadinha na nossa na nossa análise completa de Resident Evil Village. Agora, vamos para a parte que interessa, não se esqueça do like e de se inscrever no canal e bora desbravar a expansão de Winters.

A campanha normal

Já que temos uma análise completíssima de Resident Evil Village, não vamos focar na campanha principal, basta dizer que o modo em terceira pessoa, que era uma exigência de muitos,  funciona tão bem quanto em Resident Evil 2 e 3 e podemos alterar para primeira ou terceira pessoa em qualquer momento durante a jogatina.

De acordo com o produtor do game Masachika Kawata, construir essa nova perspectiva foi como fazer o jogo inteiro de novo. E a verdade é que é realmente uma experiência diferente.

terceira pessoa

Sombras de Rose

Bom, mas a expansão vai além disso. Vamos falar sobre a parte mais interessante desse novo conteúdo: Sombras da Rose, a história da filha de Ethan ganha um novo capítulo interessante nessa DLC, infelizmente, por conta de embargos não podemos mostrar nossa gameplay dessa parte, mas a Capcom gentilmente nos forneceu uma gravação para passarmos vocês enquanto eu falo sobre minhas impressões.

Uma das coisas interessantes da aventura é que a protagonista é mais complexa do que nosso querido personagem principal em Village. Apesar de parecer uma frágil menina de 16 anos, Rose é bem determinada e também poderosa, como a gente descobre no decorrer da DLC.

Após entrar em um mundo paralelo com o objetivo de encontrar um cristal para suprimir seus poderes, que se tornaram um fardo durante sua vida, a garota se vê no mesmo local onde seu pai 16 anos antes passou por poucas e boas. O jogador que já jogou a campanha de Village vai encontrar lugares que já conhece bem, como a vila dos licanos, o castelo Dimitresco e outros que não vou comentar para evitar spoilers.

mofados

Em sua busca, a garota enfrenta velhos inimigos conhecidos dos fãs de Resident Evil: os mofados. Rose não vai estar sozinha nessa, ela conta com a ajuda de uma entidade que ela apelida de Michael. Esse auxílio é uma mão na roda, o "ser" usa seus poderes para escrever instruções para nossa protagonista não se perder pelo caminho, consegue prender inimigos de vez em quando e até oferecer itens.

Além dos mofados de Resident Evil 7, a DLC traz outra semelhança bem próxima do game: a munição é realmente muito escassa e os inimigos aparecem aos montes, por isso, em boa parte do rolê você vai precisar correr.

Entretanto, você não está com um personagem qualquer, você é Rose Winters é vai contar com seus estranhos poderes que se usado nos inimigos pode paralisá-los por alguns instantes. O poder também vai ficando mais forte à medida que encontramos uns frascos pelo caminho dando mais possibilidades na hora das brigas.

poderes rose

No geral, a aventura tem um tempo de conclusão até interessante, na dificuldade padrão terminei em 02:54:04.  Entre algus sustinhos e momentos de tensão, a história extra é divertida interessante, mas um pouco meio fora da realidade que estamos acostumados na franquia se tornando um pouco desconexa de vez em quando.

O modo Mercenários

Agora, vamos falar de mais uma adição dessa DLC: personagens novos para o modo “Mercenários”. Temos três novos integrantes para sair dando porrada por aí: Chris Redfield, Karl Heinsenberg e Lady Alcina Dimitrescu.

Cada um deles conta com mecânicas bem diferentes entre si e todos são bem melhores do que o coitado do Ethan. Chris tem duas armas em seu arsenal, uma pistola e uma metralhadora, mas ele pode usar socos poderosos para derrubar seus inimigos (e sabemos que essa é sua arma mais poderosa, né? Afinal, nem pedras gigantes aguentam o tranco).

Ao derrotar um inimigo com uma muquetada, Chris ganha uma barra de energia que ser completada permite que ele se encha de adrenalina, se mova mais rápido, atire mais rápido e dê mais dano - o bagulho é overpower! Além disso, ele também pode comprar na loja um daqueles lasers de marcação que faz com que seus companheiros de esquadrão explodam tudo na área sinalizada.

chris

Heisenberg tem mecânicas ainda mais exóticas. Ele pode derrotar inimigos usando seu martelo e quanto mais marteladas ele dá na cara dos bichos, mais seu martelo carrega permitindo que ele use uma super porretada no chão acertando uma área inteira com dano elétrico. Ele também pode usar seus poderes magnéticos para arremessar sucata e serras que acertam os inimigos de longe e até mesmo invocar um Soldat para arrebentar tudo em uma área.

Outro poder é o Campo Magnético, apertando o botão de ação Karl inicia um campo magnético que deixa os inimigos mais lentos ao seu redor e ainda permite puxá-los para perto de si, tornando-os alvos fáceis para marretadas na fuça.

heisenberg

Por último temos nossa querida Lady Dimitrescu. A enorme dama usa suas garras como ataque principal, esfolando tudo o que vê pela frente. Ela pode agarrar inimigos e jogá-los no chão causando um dano gigantesco. Atacando dessas formas Lady D vai enchendo uma barra de estímulo que permite ao jogador usar outros ataques como aqueles insetos comedores de gente para ataques a longas distâncias, eles dão dano por tempo e podem ser bem úteis.

Outro golpe liberado com estímulo é o arremesso de penteadeiras ornamentadas (sim, você ouviu direito), essa doce senhora pega uma penteadeira do nada e taca na cara de seus adversários dando dano na área. Completando a barra de estímulo, a vampirona pode invocar uma de suas filhas, que sai por aí destruindo tudo que é inimigo que vê.

dimitrescu

Vale a pena?

Bom, isso é tudo de conteúdo que o pacote Expansão de Winters vai trazer para Resident Evil Village a partir do dia 28 de outubro, para PC, PS5 e Xbox Box Series. Quem curte o modo mercenários vai ter um prato cheio para aproveitar, além de mais ou menos três horas da nova história da Rose e o tão esperado modo em terceira pessoa para a campanha principal.

Para mim, o jogo ganhou um respiro extra, mas nada mais.  O modo em terceira pessoa vai fazer a galera que não curte jogos estilo FPS ficar bem feliz e curtir mais a campanha, dando uma nova perspectiva. Achei a DLC de Rose um tanto desconexa e até curta demais, mas é legal olhar o mundo pelos olhos dela e ver as novas mecânicas implementadas, quem sabe em um vindouro Resident Evil 9 as coisas se conectem melhor.

Os personagens novos no "Mercenários" são MUITO mais legais do que o Ethan, e cheios de mecânicas diferentonas, trazendo mais dinamismo a gameplay e tornando o modo ainda mais divertido, pra mim esse foi o ponto mais alto dessa expansão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.
Pontos Positivos
  • Os personagens novos do modo mercenários são incrivelmente divertidos
  • A perspectiva em terceira pessoa foi muito bem trabalhada e lembra bastante os remakes de RE 2 e RE 3
  • A DLC realmente traz um frescor extra para o game lançado a mais de um ano
Pontos Negativos
  • O conteúdo "Sombras de Rose" é bem curto e parece mais um capitulo extra meio desconexo da realidade de RE