Imagem de Puzzle Dimension
Imagem de Puzzle Dimension

Puzzle Dimension

Nota do Voxel
85

Prepare o seu cérebro, pois ele vai girar sem parar

Img_originalJogos de quebra-cabeças são sempre intrigantes. Até mesmo os mais simples, como um mero Campo Minado, são capazes de nos fazer ficar horas a fio na frente do computador, repetindo continuamente as mesmas ações e tentando encontrar padrões para resolver os desafios. Mesmo assim, eles são constantemente relegados a segundo plano dentro dos video games.

Basta olhar para Tetris para ver que jogos desse tipo podem ser extremamente bem-sucedidos. Mesmo assim, a grande maioria dos títulos é criada em estúdios pequenos (ou mesmo por desenvolvedores independentes) e é de muito menor escala do que games de outros gêneros. Não é o objetivo desta análise explicar o porquê disso, mas o que quero dizer é o seguinte: existe espaço para um bom acabamento e capricho no desenvolvimento de puzzles.

Puzzle Dimension é um jogo de quebra-cabeças que prova isso muito bem. Seu conceito é bastante simples e direto (como a maioria dos puzzles o é): coletar todos os girassóis presentes em plataformas flutuantes. O que o torna diferenciado? Três elementos principais: acabamento, level design e a movimentação em três dimensões.

O game coloca o jogador no controle de uma esfera  que rola pelas fases em busca dos girassóis previamente mencionados. Os mapas são divididos em quadrados, e a movimentação da pequena bola é pautada por eles, já que ela sempre estará situada em um de cada vez. O grande desafio é conseguir se movimentar pelos cenários sem cair para o limbo, o que é muito mais difícil do que parece — e muito gratificante quando você finalmente soluciona o problema.

O título é bastante semelhante a um grande sucesso do PSOne, Roll Away. Não é para menos: um dos fundadores da desenvolvedora Doctor Entertainment, Jesper Rudberg, também trabalhou naquele game. E conseguiu montar uma experiência ainda melhor, desta vez.

Puzzle Dimension não é inovador, não foi feito por uma grande desenvolvedora e não está sendo aclamado pelos quatro cantos do mundo como um game excepcional. Mas poderíamos inverter esse ônus: ele recebeu atenção especial por parte de uma desenvolvedora independente, foi muito bem construído e, apesar de não receber muita atenção (como é comum para jogos de puzzles), é muito bom. Vale a pena.

Img_original

O level design é o principal responsável pelo sucesso (não nos cansamos de repetir isso), mas todos os aspectos do game são cativantes. Ele certamente não é um título que substituirá suas horas de extermínio de zumbis ou de aventuras épicas, mas é um puzzle muito acima da média e merece atenção por parte daqueles que realmente gostam desse estilo de jogo.

Quem não gosta muito de jogar nos PCs pode esperar até depois do inverno deste ano: Puzzle Dimension chegará aos Macs, iPads, consoles e celulares quando o frio acabar.