Imagem de Pure Futbol
Imagem de Pure Futbol

Pure Futbol

Nota do Voxel
60

Um herdeiro falsificado para FIFA Street

Colocar de lado todas as formalidades das partidas oficiais de futebol, mudando-se temporariamente para um campo menor e chutando boa parte das regras para escanteio sempre foi uma proposta interessante. Prova disso foi o sucesso relativamente duradouro da franquia FIFA Street, que por vários anos encheu os bolsos da EA ao colocar jogadores de fama mundial para uma descontraída “pelada” em campos de periferia.

Bem, foi exatamente essa a ideia da Ubisoft para o seu Pure Futbol, embora aqui as canchas amadoras tenham sido postas de lado em favor de localidades pitorescas como o porto de Marselha ou os canais de Amsterdã. Afinal, conforme as duas principais franquias de futebol da atualidade — FIFA e Pro Evolution Soccer — diluem cada vez mais os termos “arcade” e “simulador”, é natural que alguém aproveite o espaço que sobrou.

Img_original

O problema é que Pure Futbol não foi exatamente feliz com a sua postura “FIFA-Street-wannabe”. Sim, os jogadores de fama mundial estão presentes, as regras foram parcialmente deixadas de lado — ao menos a figura do juiz foi — e mantém-se a formação de cinco contra cinco. Mas são muitas pontas soltas, glitches gráficos e uma série de deslizes em relação à jogabilidade.

Dessa forma, embora o modo campanha traga diversos objetivos e possibilidades de personalização, fato é que a proposta “arcade” de Pure Futbol acaba bastante limitada por uma série de mecânicas equivocadas e/ou repetitivas. Não que jogar em um campo amador com um belo crepúsculo não seja particularmente inspirador. Mas algo parece ter faltado.

A ideia de colocar jogadores com fama global para digladiarem em partidas ligeiras e sem firulas tem realmente o seu charme — não é nem de longe original, mas tem. O problema é que Pure Futbol aparenta ser mal acabado em tudo. São gráficos toscos, jogabilidade limitada e jogadores com Q.I. de alcachofra. Nem mesmo as belas paisagens de Milão e Amsterdã podem compensar os seus suados tostões aqui. Honestamente? Fique com o seu PES ou o seu FIFA.