Imagem de New Super Luigi U
Imagem de New Super Luigi U

New Super Luigi U

Nota do Voxel
85

Chega dos mesmos: o brilho do irmão mais novo

Img_normal
Quem tem um irmão mais novo certamente já deve ter passado por aqueles momentos em que ele queria lhe fazer companhia e tudo o que você gostaria era que ele ficasse quieto por algum momento. Todo caçula já segurou um controle desligado acreditando estar no comando de alguma coisa ou se esforçou na tentativa de mostrar que é capaz de fazer algo muito mais difícil e desafiador. E New Super Luigi U é um jogo sobre isso, mesmo que sem querer.

Como irmão mais novo do ícone máximo da indústria, o personagem sempre esteve à sombra de Mario e, mesmo estrelando seus próprios jogos, nunca ameaçou o reinado do boné vermelho, atuando apenas como um coadjuvante na linha Bros. Isso até a chegada deste DLC, em que ele chama a responsabilidade para si e parte, sozinho, na missão de resgatar Peach das mãos de Bowser.

E não se trata apenas de um extra que troca os protagonistas — afinal, Luigi já era um personagem jogável em New Super Mario Bros. U —, mas de uma reformulação quase completa em mecânicas, desafios e na própria dinâmica do jogo. Com isso, o irmão mais novo não só mostra que é muito mais durão como também é um tapa na cara de quem insiste em dizer que a Nintendo não sabe fazer jogo hardcore.


Mesmo sem trazer grandes mudanças dentro da linha Bros., New Super Luigi U surpreende ao apresentar um desafio que vai além daquilo que os fãs dos irmãos bigodudos estão acostumados a ver. Mantendo tudo aquilo que deu certo no jogo original, mas com um nível de dificuldade consideravelmente superior, ele é a prova de que há diversão para o público hardcore mesmo em ambientes coloridos e fofinhos.

Mais do que isso, o fato de Luigi assumir o papel de seu irmão no resgate de Peach mostra que o sucesso da Nintendo não é baseado unicamente na icônica figura de seu mascote, mas na jogabilidade que envolve e instiga desde os primeiros níveis, fazendo com que você queira constantemente testar suas habilidades para descobrir até onde você é capaz de ir.

Outro aspecto que New Super Luigi U destaca é que o multiplayer local ainda é algo que funciona muito bem. Em um tempo em que as empresas estão investindo cada vez mais em suas plataformas online e deixando de lado a jogatina local, Luigi vem para relembrar o quanto é divertido rir ao lado de seus amigos — e irmãos.