Lara Croft and the Temple of Osiris é uma sequência de Lara Croft and the Guardian of Light, lançado em 2010. Desta vez, a heroína está acompanhada do caçador de tesouros rival Carter Bell e de dois deuses egípcios, Horus e Iris. Pela primeira vez, até quatro jogadores podem jogar em um modo cooperativo-competitivo.
O game se passa em zonas desérticas de um Egito dominado com mão de ferro por Set, deus do caos. Ele assassinou seu irmão Osiris e escravizou as demais divindades, mas sua ambição era tamanha que ele tomou forma física para liderar um exército a fim de conquistar todo o planeta, mas nunca mais retornou.
Na trama, Lara chega a um templo egípcio e é agredida por seu rival, o explorador Carter Bell. Ambos acreditavam estar entrando apenas no templo de Osiris, mas descobrem que o lugar é, na verdade, a prisão de Horus e Isis, os últimos deuses que não se curvaram para Set.
Marcados para morrer, Bell e Croft se juntam às divindades para tentar trazer Osiris de volta à vida. Ele é o único deus capaz de derrotar Set e de salvar os exploradores do julgamento final.