No Dia da Ciência, a ficção científica invade o Baixaki Jogos!

5 min de leitura
Imagem de: No Dia da Ciência, a ficção científica invade o Baixaki Jogos!
Poucos devem saber, mas hoje é o Dia da Ciência – estabelecido pela Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001 – e o TecMundo Games decidiu homenagear a data com um especial sobre jogos de ficção científica!

O tema é algo recorrente na história da humanidade desde o resgate do pensamento científico por parte dos iluministas, mas tomou força principalmente após a revolução industrial, onde os rápidos avanços tecnológicos estimularam a imaginação dos escritores. Digo escritores pois este foi o primeiro meio de publicação de histórias do gênero.

Através do século XX sua popularidade cresceu e passou de um nicho de mercado a algo que penetrou na vida cotidiana de grande parte da população. Isto se deu, em grande parte, graças ao cinema e à televisão – que permitiam aos escritores contarem suas histórias de forma muito mais palpável e divertida, nos olhos do público em geral.
O espaço... sempre na nossa imaginação!

Filmes como Guerra nas Estrelas e séries de TV como Jornada nas Estrelas expandiram os limites do gênero e criaram uma legião de seguidores. Os avanços cada vez mais rápidos e contínuos da tecnologia continuavam a deixar as pessoas boquiabertas e até mesmo assustadas com a possibilidade das conquistas do futuro.

Quando do advento dos video games na segunda metade do século, era natural que a ficção científica se fizesse presente. A simplicidade desta forma de mídia na época fazia com que a coisa toda dependesse bastante da imaginação dos jogadores – o que não era uma coisa ruim! Clássicos dos games como Space Invaders surgiram e serviram para solidificar esta forma de entretenimento como algo válido.

A partir dos computadores pessoais e dos consoles caseiros é que a coisa decolou. Os desenvolvedores podiam dar asas à imaginação e mesmo assim conseguir reproduzir suas ideias nas telas, proporcionando diversão ilimitada a um grande número de fãs do gênero.

De lá para cá, as coisas certamente evoluiram muito – mas como a ficção científica não se limita ao que podemos fazer e sim ao que talvez possamos no futuro, as possibilidades são infinitas. Enfim, abaixo segue uma lista elaborada por nossa equipe que apresenta alguns dos games mais impactantes do gênero, todos eles sendo de qualidade inegável.



Uma aventura no espaço
Explorando o universo


Mass Effect Uma verdadeira space opera

No excelente título da Bioware, o jogador segue os passos do comandante Shepard em sua jornada pelas galáxias a bordo da SSV Normandy. O game, um RPG de ação, possui várias das características vistas em outros games da desenvolvedora, como Neverwinter Nights, que resultam em uma profundidade imensa da trama e da jogabilidade.

Entre elas estão: classes de personagem; diálogos complexos; o menu radial; decisões morais; a possibilidade de pausar o jogo para tomar decisões. Tudo isto criou uma aventura bastante envolvente que certamente agradou a quase todos os fãs do gênero.

Halo
Revolucionário

A série capitaneada por Master Chief é um dos grandes sucessos do gênero FPS, desde o lançamento do primeiro para o Xbox original. A constante batalha do protagonista contra o Covenant rendeu duas sequências e uma franquia multimilionária que já expandiu-se para outras formas de entretenimento: romances e quadrinhos, por exemplo.

A marca é tão bem-sucedida que é quase impossível encontrar alguém que já jogou video games que não reconheça a aparência de Master Chief. Mesmo descontando toda a propaganda e atenção em volta dos títulos, a experiência proporciona diversão garantida, através de um shooter extremamente bem feito e interessante.

Star Wars
Até eles se renderam à saga

Esta não podia faltar. Guerra nas Estrelas surgiu originalmente nos cinemas, com a trilogia de filmes de George Lucas. Não demorou muito tempo para aparecer nos games, com Star Wars: The Empire Strikes Back para o Atari, em 1982. De lá para cá, existiram inúmeras adaptações nos mais diversos gêneros, chegando até mesmo a uma parceria com uma empresa de blocos de brinquedo para uma série bastante conhecida – Lego Star Wars.

O universo da franquia é tão grande que já existiram MMOs dedicados a partes de sua história e um em especial – Star Wars: The Old Republic – promete ser imenso. Com um impacto na sociedade que atravessa gerações e dura mais de trinta anos, certamente é uma das marcas que mais influenciou o gênero de ficção científica.

Starcraft
Virou até jargão de internet!

Aclamado como um dos melhores RTS de todos os tempos graças a sua jogabilidade ágil e extremamente intensa, o título da Blizzard aguarda atualmente sua continuação, Starcraft 2. O game teve tanto sucesso que por si só gerou toda uma indústria asiática de jogadores profissionais do game, graças à sua qualidade ímpar.

O game, seguindo a tradição da empresa, possui uma história bastante desenvolvida que foi ampliada através de sua expansão, Brood War. Três raças lutam por supremacia na Via Láctea, além das tramas de cada uma delas que se entrelaçam dependendo da campanha que o jogador está realizando.

Space Invaders

Space Invaders é um clássico dos video games. Quem é que, tendo nascido pelo menos na década de 80, nunca rechaçou aliens com seu raio laser? O jogo era típico do estilo dos títulos da época, e causou estrondo quando chegou ao Atari – e consequentemente, às casas de todo o planeta.

Gamers mais novos que olhem hoje para os gráficos podem não entender a causa de tanta agitação em torno de algo tão simples. Mas acreditem, para os padrões da época o jogo era absolutamente fantástico. Inúmeros gêneros talvez não existissem hoje se não fosse por ele. Mesmo com uma história quase que inexistente, como era natural, o game possui uma ambientação típica de ficção científica.



Uma aventura na Terra
Nosso planeta também abriga ficção


Chrono Trigger Foi até mesmo adaptado para o DS

Este RPG da Square possui elementos que vemos frequentemente na ficção: viagem no tempo e tecnologia além da possível para a época em que a história se desenrola. Aclamado pela sua trama e pela qualidade geral do game, gerou sequências, outros universos paralelos e consolidou o nome da Square ainda mais.

Inúmeras de suas características da jogabilidade foram inovadoras para seu tempo – grande ironia, considerando a temática de nosso especial! – e ajudaram a desenvolver o gênero de RPGs e de ficção científica. A grande mistura de coisas das mais variadas épocas graças às viagens no tempo foi essencial para o estilo único do game.

Resident Evil
O vírus não para

Fugindo um pouco da visão tradicional de espaçonaves, viagem no tempo e alienígenas, entramos no ramo da manipulação genética. Algo bastante recente em termos de ciência, Resident Evil foi uma das franquias que explorou esta perspectiva de forma mais bem-sucedida.

Foi inovador não só neste sentido: foi também um dos primeiros a consolidar definitivamente o gênero de “survival horrror”, explorado anteriormente por Alone in the Dark. Enquanto as histórias evoluíram e se modificaram – assim como o T-virus! – através dos anos, mudando os protagonistas e os objetivos dos vilões, a diversão continuou sempre em alta.


Existem inúmeros outros que poderiam entrar na lista, como Metroid e Dead Space, sem diminuir a qualidade da seleção! Mas, como sempre, esta é apenas uma amostra de um gênero que ainda é extremamente forte no mundo dos video games. Se um dos seus games favoritos de ficção científica não apareceram aqui, compartilhe conosco!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.