Expondo o Xbox 360: 3RL, E74 e outros problemas

8 min de leitura
Imagem de: Expondo o Xbox 360: 3RL, E74 e outros problemas

Na semana passada, você conferiu um artigo que indicava os principais infortúnios do console de sétima geração da Sony, o PlayStation 3. Nele, observamos alguns bugs e defeitos os quais, infelizmente, podiam aparecer na vida dos usuários que contam com esta máquina de jogos.

Agora, traremos um especial semelhante, mas envolvendo outro console: o Xbox 360. Como muitos sabem, a Microsoft realmente guardou algumas belas bombas dentro de seu console, principalmente quando o assunto são as Three Red Lights (3RL), ou Três Luzes Vermelhas, como são chamadas por aqui.

Assim como qualquer aparelho eletrônico, as plataformas para jogos estão sujeitas a erros. Contudo, o Xbox 360 surpreendeu o mundo com sua incrível taxa de consoles defeituosos, o que acabou gerando certa desconfiança nos consumidores — algo que só foi sanado com a chegada da versão Jasper. Vamos aos detalhes.

As Três Luzes da Morte O pior pesadelo para os donos do Xbox 360
Não há nada tão gratificante quanto ligar um Xbox 360 e notar a bela introdução do console — ainda mais quando Mass Effect 2 está te esperando na bandeja. Além da vinheta exibida na tela, a Microsoft resolveu criar um conjunto de LEDs, divididas em quatro partes, que possui várias funções, como indicar quantos jogadores estão conectados ao console.

Mas, estas mesmas luzes verdes que indicam a alegria e a saúde de um Xbox 360 também servem para acabar com sua vida. Basicamente, se você ligar seu console e não presenciar a apresentação previamente mencionada, então é melhor se preparar. Com muita coragem, observe o console. Se no lugar das luzes verdes você encontrar três quadrantes acesos em vermelho, então pode começar a chorar. Existem grandes chances de seu Xbox 360 ter se transformado em um caríssimo peso para a porta de seu quarto.

Desde o início da vida do console da Microsoft, as Três Luzes Vermelhas vêm aterrorizando a vida dos usuários. O defeito se tornou extremamente famoso e acabou sendo utilizado como principal argumento dos sonystas contra o Xbox 360.

Antes de o erro ocorrer, você pode observar alguns avisos que podem indicar o problema em seu console. Um deles é o congelamento da tela, impedindo que o jogador realize qualquer ação. Além disso, podem aparecer alguns problemas gráficos durante a jogabilidade, como quadrados ou listras espalhadas pela tela. O som também é afetado nos console que possivelmente terão um final trágico.

Estes eventos podem acontecer um ou várias vezes até que o erro finalmente chegue ao seu console. Em alguns casos, se você for um cara de muita sorte, estes indícios até chegam a surgir, mas mesmo assim o console não é atingido pelas 3RL. Então, se seu a imagem do jogo congelar, espere um pouco antes de sair chorando para Deus e o mundo.

Algumas vezes, as 3RL não indicam apenas a desgraça e a profunda depressão. O erro também surge quando há oscilação na corrente de energia ou até mesmo quando o cabo de força não está devidamente inserido na plataforma. Sendo assim, antes de jogar o console no lixo, é sempre bom conferir se está tudo certo com a fonte e os cabos. Não se esqueça de utilizar um estabilizador ou um no-break em sua linha, já que muitos problemas podem ser evitados com estas duas belezinhas.

Felizmente, a versão atual do Xbox 360 eliminou completamente este erro — ao menos não há qualquer confirmação de uma versão Jasper que tenha sofrido com a perda total das 3RL. Caso você possua uma versão antiga, procure sempre manter seu console em um local bem ventilado e limpo, evitando que a poeira se acumule no console.

A Microsoft oferece garantia de três anos para quem comprou o Xbox 360 em seu Kit Oficial do Brasil e não realizou nenhuma modificação no aparelho (destrava). O conserto é grátis, e pode demorar até 1 mês. Além das 3RL, a garantia estendida também funciona para outro erro do console: o E74. É, e nós que achávamos que o pesadelo havia acabado...

A Tela da Morte E74? O quê?
Ok, o Xbox 360 é mesmo um console mortal — em todos os sentidos. Com o sumiço das 3RL, algo que só desapareceu definitivamente após duas versões do console (Launch e Zephyr), todos achavam estar livres de quaisquer problemas no X360. Contudo, surge outro vilão: E74.

Bem, antes de comentarmos sobre este erro, que também é indicado pelos quadrantes do console, vamos detalhar um pouco mais sobre o sistema de LEDs vermelhos e seus respectivos erros.

  • Falha no hardware (1 luz vermelha): Quando um componente de hardware falha, o quadrante quatro piscará em vermelho. Com isso, normalmente um erro com dois dígitos aparece na tela. O E74 é um deles.
  • Superaquecimento (2 luzes vermelhas): Este erro é exibido quando a temperatura interna do console alcança um nível alto, fazendo com que o aparelho desligue automaticamente a GPU e a CPU. Basta aguardar até que o console esfrie novamente.
  • Falha geral no hardware (3 luzes vermelhas): Aqui a notícia normalmente não é boa. Quando os três quadrantes piscam, significa que, possivelmente, houve uma falha em um ou vários componentes de hardware. Um erro semelhante ao de apenas uma luz, mas que não exibe nenhum código na tela.
  • Erro no cabo de vídeo (4 luzes vermelhas): Isto ocorre quando o cabo de vídeo não é detectado — ele pode estar desplugado ou com algum problema físico. O erro não é exibido nos consoles com conexão HDMI.

Agora que você já sabe quais são os principais erros indicados pelas luzes vermelhas, vamos falar um pouco mais do E74, o atual pesadelo dos usuários do Xbox 360. Na placa Falcon, a penúltima a chegar ao mercado, a Microsoft garantia que seu console não teria mais problemas. As 3RL realmente sumiram, mas em seu lugar começou a surgir o infame E74.

Este erro, conforme você conferiu acima, é indicado através do quadrante inferior da direita, que pisca na cor vermelha. Além disso, você perceberá a seguinte mensagem que surge na tela em várias línguas: “Erro de sistema. Contate o Suporte ao Cliente Xbox.”


O E74 indica um problema de vídeo, significando que o chip responsável pela multiplicação de frequências está danificado. Felizmente, este erro também passou a ser corrigido gratuitamente pela garantia do console a partir de abril de 2009. Mas, quem conta com consoles destravados pode dar adeus às suas máquinas, já que não há conserto para os E74 nem para as 3RL — alguns técnicos conseguem apenas prolongar a vida de seu console por mais alguns meses, mas o video game jamais estará 100% após um E74 ou 3RL.

Mais problemas Discos riscados, updates bugadas e outras falhas
Fora os problemas relatados pelas luzes, o Xbox 360 também conta com algumas ameaças invisíveis. A primeira delas, que também assolou os usuários no início da vida do console, envolve não somente o X360, mas também seus jogos.

Logo que o Xbox 360 chegou às lojas, em 2005, alguns usuários começaram a reportar que seus discos eram encontrados cheios de riscos após serem utilizados no console. Depois de quase dois anos, sites especializados descobriram que este problema ocorria devido à falta de um mecanismo que segurava o disco em seu lugar. Basicamente, ao mover o console enquanto o disco estava rodando, o Xbox 360 danificava seu jogo, tornando-o, em alguns casos, inutilizável.


Isto gerou muitos problemas para a Microsoft, que passou a reembolsar os jogadores que sofressem com este problema. Nas versões posteriores do X360, os drives foram aprimorados, e o problema se tornou inexistente. Mesmo assim, JAMAIS mude a posição do Xbox 360 (vertical para horizontal e vice-versa) quando um disco estiver em execução. Evite, também, mover o console com discos na bandeja.

Durante a sessão de análise de Ninja Gaiden 2 o TecMundo Games viveu na pele este terrível inconveniente. Logo que movemos o console ouvimos um barulho que nos fez sentir dores na alma, e imediatamente percebemos que o disco havia sofrido feridas tão brutais quanto os inimigos de Ryu Hayabusa. Felizmente, o DVD saiu vivo, mas com pouco mais de 30 pontos de HP.

A dona do Xbox 360 também sofreu com problemas ocasionados por atualizações feitas pela própria empresa ao console. Em novembro de 2006, usuários do mundo todo reportaram que seus video games haviam se tornado inúteis após um update. Muitos dos gamers que sofreram com este problema acabaram processando a Microsoft. Felizmente, poucos foram atingidos, e a companhia logo resolveu a inconveniência.

Algo semelhante aconteceu no mesmo mês do ano de 2008, quando a New Xbox Experience (NXE) foi lançada. A atualização, que trazia avatares, Netflix e outros recursos, também acabou impedindo que o console de alguns usuários lesse mídias ópticas. Outros informaram que o áudio não estava funcionando corretamente quando a saída HDMI era utilizada. Em fevereiro de 2009, a companhia corrigiu estes problemas.

Por último, temos o problema conhecido como “Open Tray”. Basicamente, ao inserir um jogo ou qualquer disco em seu console, a mensagem “Play Game” simplesmente não aparece, já que o video game não reconhece a mídia. Em seu lugar, temos a mensagem “Open Tray”, que também surge quando não há qualquer disco na bandeja.

Isto pode ser ocasionado por vários motivos. Algumas vezes, o leitor do drive pode estar sujo, e uma simples limpeza pode solucionar este erro. Há casos em que o motor do leitor não está devidamente lubrificado, tornando as coisas um pouco mais complicadas — mas não impossíveis para os técnicos.

Problemático? No passado, sim
Bem, ao contrário do PlayStation 3, o Xbox 360 já sofreu com erros gravíssimos que ocasionavam a perda total no console. Contudo, com o passar do tempo a Microsoft aprimorou os componentes do video game. Atualmente, quase nenhum problema grave, de fábrica, atinge o Xbox 360. Então, se você conta com um Jasper, lembre-se de cuidar bem do aparelho, evitando locais fechados e sujos, e desfrute o máximo possível desta máquina. Enquanto isso, Gabriel espera a Microsoft retornar seu Falcon defeituoso.

Se você conhece mais algum defeito relevante do Xbox 360, não hesite em comentar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.