Coluna: Matei o chefe final... Agora o jogo começou!

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Existem alguns tipos de jogos que são capazes de prender os jogadores por períodos de tempo demasiadamente longos. Passam dias, passa a semana, para o mês e lá estão eles jogando a mesma coisa. Mas o que acontece com esses títulos para que alguém possa viver a aventura por tanto tempo? Eles contam com campanhas de 100 ou cento e tantas horas?

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Não, a aventura principal dificilmente consiste em mais de 20 e poucas horas. O que acontece nessas maravilhas jogáveis é que o divertimento real começa depois que o chefe é aniquilado. Muitos dos leitores já bateram os olhos neste parágrafo e já entenderam direitinho do que eu estou falando. Mas se você ficou um pouco confuso, não se preocupe, pois você já vai entender.

"Late game"

A ideia básica dos jogos em questão é que “a experiência de jogabilidade não acaba ao matar o último chefe”. Ao contrário, a aventura já é construída de forma a disponibilizar muito conteúdo no que elas chamam de “late game” — exatamente após a morte do derradeiro vilão. As possibilidades são muitas: desde continuar evoluindo seu personagem para poder conseguir utilizar habilidade até então inalcançáveis, até continuar fazendo PvP ou coletando itens e achievements.

Vamos lembrar do chefe da maioria dos games da franquia Super Mario. O temido e não muito inteligente Bowser. O lagartão pode proporcionar a luta mais difícil do game (ou não) e a jogatina se conclui após acabar com ele. No entanto, “matar o Copa” é apenas uma pequena parte da experiência da aventura.

Os jogadores descobriram que, por exemplo, Super Mario World possui várias fases diferenciadas, incluindo a passagem secreta da estrela e outras fases escondidas. A graça, a partir daí, é conseguir encontrar os itens especiais de cada uma das fases ou mesmo conseguir terminar todos os níveis de maneiras diferentes.

Em Final Fantasy X você mata o abominável Yu Yevon no final. Depois disso, a graça é captar a maioria de itens possíveis para enfrentar as temidas “Weapons”. O mesmo ocorre em FFVII, VIII, IX... Quem aqui conseguiu terminar 100% de algum Final Fantasy?

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E o que falar de Diablo? Na versão mais recente do game da Blizzard, os jogadores seguem às profundezas para aniquilar a vil criatura que dá nome ao jogo e ver o que o título proporciona como experiência final do enredo. No entanto, que atire a primeira pedra quem parou de jogar Diablo III quando matou o Diablo pela primeira vez...

Tiro na cara da sociedade

Um gênero muito comum de jogo que utiliza dessa mesma premissa são os FPS. Principalmente quando o título disponibiliza um modo multiplayer online, com suporte para várias pessoas. Alguém já gritou: “Call of Duty”!

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Nesse tipo de game, a experiência da campanha solo serve mais para treinar os gamers (principalmente os iniciantes) para a jogatina quase infinita que existe posteriormente. Uma prova disso é a forte incidência enredos tênues e superficiais na maior dos jogos de tiro em primeira pessoa — vide a própria franquia CoD: Modern Warfare e Black Ops.

Quanto tempo?

Pessoalmente, minhas experiências mais duradouras com os “late games” aconteceram com os RPGs Demon's Souls e, principalmente, Dark Souls. No primeiro deles, a empolgação foi muita e a jogatina ultrapassou as 60 horas (praticamente) consecutivas logo nos primeiros dias em que tive o jogo em minhas mãos. Ao final da brincadeira fora mais de 120 horas de gameplay.

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Já com Dark Souls, eu ultrapassei as 250 horas de jogatina. Desde outubro do ano passado que o tenebroso título habita a parte mais visível de minha prateleira de jogos e por várias vezes na mesma semana ocupa o lugar principal — que é dentro do console. “Mas você não terminou esse jogo ainda?”, é a pergunta que frequentemente ouço.

Claro que concluí a obra, pelo menos umas três vezes. A diversão aumenta muito quando você já conhece os estágios e começa a se aventurar contra os outros jogadores em experiências de PvP (na floresta e na entrada do Klin of the First Flame). Sem contar a infinidade de itens que vão sendo descobertos, como as novas armaduras. Até mesmo um ou outro lugarzinho secreto é possível de encontrar.

E quanto a você? Qual foi o jogo que prendeu sua atenção por mais tempo depois que você matou o chefão final? Quantas horas você jogou seguidas? Não deixe de nos contar nos comentários!

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