12 motivos para você não ter medo de comprar um PS Vita

5 min de leitura
Imagem de: 12 motivos para você não ter medo de comprar um PS Vita

A Sony estava preparando um video game portátil da sétima geração. Especulava-se que o nome do projeto era NGP (Next Generation Portable), entretanto, em meados da E3 2011 ficou definido que o nome da novidade seria PlayStation Vita. O pequeno console apresentou ao mundo funcionalidades que até então compunham apenas os sonhos dos jogadores.

Então, no primeiro final de semana do lançamento do Vita (apenas no Japão), o portátil vendeu mais de 321 mil unidades. Uma marca exorbitante, mas que perde para as 371 mil unidades vendidas que o rival Nintendo 3DS conseguiu alcançar.


No entanto, o 3DS chegou antes e descreveu uma trajetória meteórica. Foram muitos os jogadores que ficaram fortemente decepcionados com o portátil na “Big N”. O lançamento do console não foi acompanhado de títulos que tornassem dessem grande longevidade ao tempo de jogatina no 3DS. Resultado: crise nas vendas, problemas com os acionistas da Nintendo e gamers com medo de comprar o portátil por falta de opções de jogos.

Seguindo o exemplo do que “não fazer” que a Nintendo acabou propondo, a Sony procurou prevenir essa questão com duas linhas de lançamentos de games muito promissoras. A primeira delas contou com nomes como Escape Plan, BlazBlue: Continuum Shift, Ultimate Marvel vs. Capcom 3, Rayman Origins, Lumines, WipEout 2048, Uncharted: Golden Abyss, Super Stardust Delta, entre outros muito bem recebidos tanto pelo público, quanto pela crítica especializada.

Img_normal
Dentro de poucos meses, a segunda leva de lançamentos ainda está por vir. Assim, quem comprou um PlayStation Vita vai demorar para ficar sem ter o que fazer. Duvida? Vamos conferir uma lista de motivos pelos quais vale a pena comprar o novo portátil da Sony.

O crossover de luta mais esperado do ano, que reuniu personagens da Capcom e da Namco, já foi lançado para o PlayStation 3 e chegou fazendo bonito. Os belos gráficos do console de mesa da Sony devem ficar ainda mais belos no portátil e, como de costume, a jogabilidade ganhará adicionais exclusivos do Vita.

Img_normal
A famosa franquia criada pela Insomniac aporta no PS Vita com a história de Tom Riley, um bombeiro nova-iorquino que deve defender a cidade que abriga a Estátua da Liberdade da ameaça Chimera. O título usará diversos recursos do portátil para transmitir uma experiência em primeira pessoa focada na imersão do jogador e na fluidez dos comandos. Desse modo, será possível acessar funções secundárias das armas utilizando apenas a tela sensível ao toque do Vita.

Talvez esse seja o game que fará mais barulho quando for lançado para o Vita. Mortal Kombat chegará ao portátil da Sony depois de um grande tempo de experiência no PlayStation 3 e com vários DLCs lançados. Ou seja, a jogabilidade e o balanço entre os lutadores já devem chegar bem refinados, assim como a interação com o console de mesa será muito chamativa. O que realmente deve se destacar é o modo baseado em Fruit Ninja, no qual você pode decepar membros dos lutadores que você mais odeia.

O game da MediaMolecule já encantou os jogadores de PS3 e PSP e deve fazer mais bonito ainda com o Vita. Os gamers poderão utilizar as funções touch screen para arrastar objetos, selecionar fantasias para os Sackboys e realizar as inúmeras interações que LittleBigPlanet permite. O título ainda pretende trazer uma série de pequenos mini games, desde corridas até partidas de hóquei, que devem explorar ainda mais as funcionalidades do Vita.

O game que mistura música e quebra cabeças chegará ao PS Vita com uma proposta inovadora. Você controlará uma espécie de shuriken com ventosas, com o objetivo de coletar itens que vão adicionando instrumentos e sons na trilha sonora da fase. A prova da expectativa é o grande sucesso que Sound Shape fez quando foi apresentado na E3 do ano passado.

Img_normal

Vindo diretamente das ruínas de uma civilização totalmente destruída, Warrior´s Lair proporcionará uma experiência aos donos do Vita uma experiência ao melhor estilo RPG. Os destaques desse game ficarão por conta das funcionalidades da jogabilidade online e da interação com o PlayStation 3 — que permitira confrontos entre as duas plataformas.

Img_normal
O primeiro Silent Hill exclusivo para o PS Vita vai proporcionar aos gamers um clima de terror psicológico, unindo jogabilidade inovadora com gráficos dignos da sétima geração. Com uma polêmica data inicial de lançamento, que ficava no mesmo mês da chegada de outros dois games da franquia para o PS3, Book of Memories promete firmar o gênero de terror ao portátil da Sony.

Ridge Racer acrescentará mais um nome no hall de excelentes games de corrida que o PlayStation Vita está formando. Com uma trilha musical impecável e efeitos sonoros muito límpidos, o título fará com que os sons proporcionem aos gamers uma imersão única com as corridas.

Disgaea é uma franquia amplamente conhecida pelo seu bom humor e pelo enorme tempo de jogabilidade. Disgaea 3 foi feito para jogadores que esperam encontrar um jogo no portátil que possa ser encarado por mais de 100 horas e ainda continue encontrando novidades. Como, por exemplo, evoluir seu personagem ao exorbitante nível de 9999 e disparar ataques com mais de um milhão de pontos de dano.

Img_normal

Gravity Rush é um daqueles games que deixa os jogadores intrigados com os trailers de divulgação. A proposta do título é já deixa bem claro que as todas as funcionalidades do PS Vita serão largamente utilizadas, principalmente os sensores de movimento e o giroscópio. A ideia central do jogo é manipular a gravidade e todo o espaço tridimensional para conseguir vencer os desafios.


Que tal reviver as emoções de Tidus e Yuna na batalha contra Yu Yevon? Desta vez, a aventura chegará com gráficos em altíssima definição e com a funcionalidade dos controles exclusivos do Vita. O décimo jogo da franquia foi tão bem recebido pelos jogadores de PlayStation 2 que chegou a ganhar um Final Fantasy X-2.

Metal Gear é uma das poucas franquias no mundo que já não precisam mais de apresentações. O que então falar da possibilidade de desfrutar de um pacote em alta definição que trará Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Metal Gear Solid: Peace Walker...

E mais!

Os jogos acima cumprem apenas a tarefa de compilar uma lista de razões para que os gamers não fiquem com medo de comprar um PS Vita. Pelo menos não por falta de bons jogos e de potenciais grandes sucessos. Entretanto, a grande maioria dos títulos que foram elencados acima ainda não tem data de lançamento definitiva.

Fonte: Divulgação/Sony
No entanto, já sabemos que a segunda leva dos games deve ser bem mais esclarecida na E3 deste ano. Inclusive, a Sony deve focar bastante nos futuros jogos do Vita e possivelmente teremos muitas confirmações de datas.

Em sua opinião, faltou algum jogo que deixe os jogadores sem medo de comprar um PS Vita? Conte-nos nos comentários abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.