Quais os jogos mais esperados pelo TCG para o restante de 2013?

14 min de leitura
Imagem de: Quais os jogos mais esperados pelo TCG para o restante de 2013?


Pouco antes de minhas férias acabarem, decidi fazer um planejamento financeiro para esse restante de ano. Coloquei na ponta do lápis as contas fixas, alguns gastos já pensados e, em paralelo, listei quais os jogos ainda quero comprar nos próximos meses. Foi então que eu percebi o quão ferrado eu estou até dezembro.

E tenho certeza de que não sou o único nessa situação deprimente. O segundo semestre já é tradicionalmente o período de ataque às carteiras dos jogadores, mas 2013 tem algo único para piorar a situação: a chegada de não apenas um, mas dois consoles da nova geração. Xbox One e PlayStation 4 estão prestes a chegar às lojas de todo o mundo e, com eles, uma nova infinidade de títulos e possibilidades.

Todo mundo na miséria
Com tantas opções chegando de uma só vez ao mercado, precisamos priorizar. Alguns jogos precisam sem comprados já no lançamento, outros podem aguardar um segundo momento e a grande maioria terá de esperar alguma promoção para entrarem em nossas casas. Se não está fácil nem mesmo para o Eike Batista, o que dizer de nós, pobres mortais?

E é por isso que decidimos fazer uma pequena pesquisa na redação e nos comentários do TecMundo Games. Afinal, e se em meio às dezenas de lançamentos que estão por vir, você pudesse escolher apenas um? Com as contas do mês chegando e o limite do cartão de crédito quase explodindo, qual game merece o investimento de seus suados R$ 200?

Perguntamos aos redatores do BJ e aos leitores qual título seria esse e você confere as respostas abaixo.

Durval Ramos – RedatorPokémon X/Y
Se alguém perguntasse há 10 anos qual era meu jogo favorito, eu responderia Pokémon sem pensar duas vezes. A franquia marcou minha infância e garantiu centenas de horas de diversão — e alguns quilos de pilhas — no meu velho Game Boy Color. No entanto, o tempo passou e a série deixou de ter o mesmo brilho de outrora.

O anúncio de Pokémon X/Y fez com que muitos dos meus amigos comprassem um 3DS apenas para jogá-lo e isso me fez lembrar a época de ouro da franquia. Pokémon sempre foi uma experiência coletiva e era exatamente por isso que ele era tão legal na geração Gold/Silver/Crystal. Com o novo game, há grandes chances de isso se repetir e eu perder mais algumas centenas de horas colecionando monstrinhos e organizando rinhas.

GTA, Watch Dogs, Assassin’s Creed e Batman já são compras certas, mas nenhum deles conseguiu me deixar tão ansioso quanto voltar a explorar um mundo novo ao lado dos meus amigos. A nostalgia fala mais forte aqui.

Felipe Demartini – RedatorWatch DogsImg_normal
Desde Far Cry 3, fiquei bastante empolgado com as propostas de mundo aberto da Ubisoft. E com Watch Dogs, a empresa promete dar plenos poderes ao jogador, por meio da tecnologia. Então, você não vai apenas explorar um cenário enorme, mas vai também controlá-lo. Tem como ser melhor do que isso?

Porém, estou fazendo uma força para segurar a empolgação. Assim como outros games, acredito que Watch Dogs mostrará seu verdadeiro potencial na nova geração de consoles e, sendo assim, pretendo deixar para jogar o game quando possuir um video game novo. Vai demorar um pouco, mas acho que vai valer a pena.

Cássio Barbosa – RedatorAssassin’s Creed IV: Black FlagImg_normal
A atual geração será lembrada no futuro como aquela que iniciou a transição dos jogos para o mundo aberto. Se Assassin’s Creed III impressionou pelos amplos ambientes presentes dentro do game, eles ainda não eram completamente interconectados como serão as ilhas do Caribe presentes em Black Flag – uma característica que deve virar padrão nos próximos consoles.

Outro aspecto interessante do novo título da série é a maior presença das batalhas navais (que ofereceram algumas das missões mais legais do game anterior). Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre como essa mecânica irá funcionar, um dos últimos trailers divulgados pela Ubisoft oferece 13 minutos de jogabilidade apresentando algumas cenas bastante impressionantes. Desse modo, mesmo com a saga de Desmond aparentemente concluída, não vejo a hora de descobrir os segredos que a história do capitão Kenway ainda reserva.

Gabriel Soto Bello – Mico amestrado ApresentadorGrand Theft Auto V
É claro que, se estivéssemos em 2014, o meu jogo mais esperado seria Dark Souls 2. Mas, mesmo assim, não dá pra mentir: 2013 ainda tem muita coisa boa. O que eu realmente estou curioso para ver é o já batido Grand Theft Auto V. Por se tratar de um jogo de fim de geração, a ansiedade aumenta ainda mais, já que a Rockstar mostrou muita coisa que a gente sequer imaginava ser possível na atual era dos consoles. Por isso, esse último suspiro também é a minha grande esperança pra ser o grande marco da sensacional sétima geração.

Bruno Micali – RedatorBeyond: Two SoulsImg_normal
David Cage. Preciso falar mais? Os poucos títulos que ele tem no currículo já lhe dão bagagem suficiente para ser colocado no pódio ao lado dos grandes mestres da narrativa experimental nos games. Indigo Prophecy, um dos últimos jogos de Cage a selar a geração do PS2, está no rol dos meus favoritos, assim como Heavy Rain.

Os badalados GTA 5, Watch Dogs e Battlefield 4 também estão na minha lista, mas eu sei que Beyond: Two Souls resguarda algo diferente a todos nós, algo com mais sentimento. Também estou ansioso para conferir o resultado do trabalho de localização do game (totalmente em português), algo que a Sony tem feito de forma tão competente em seus últimos títulos.

Eduardo Karasinski – Editor de vídeoSuper Mario 3D World
Não, diferente da maioria, GTA V não é o game pelo qual estou mais ansioso. Quem me conhece sabe como sou viciado nos jogos do Mario. Sendo assim, eu não tenho dúvidas de que o jogo mais esperado por mim nessa metade do ano é Super Mario 3D World, para Wii U.

Tive o privilégio de jogá-lo na E3 deste ano, então posso dizer com certeza que o adorei. Ele segue o mesmo estilo de Super Mario 3D Land, que é igualmente ótimo, então não tem como dar errado. Além disso, não vejo a hora de jogar o modo multiplayer em um Ao Vivo BJ.

Paulo Guilherme – RedatorSuper Smash Bros.Img_normal
Como não ficar esperançoso com a chegada de mais um capítulo de minha franquia favorita (que, aliás, foi motivo mais do que suficiente para que eu comprasse o Wii U)?

Com novos personagens, uma jogabilidade equilibrada entre a velocidade de Melee e Brawl e, acima de tudo, sem a maldita mecânica de tropeços aleatórios, estou contando os segundos para ter o game em minhas mãos e gastar mais algumas centenas (ou milhares) de horas no melhor jogo de luta já feito. É só torcer para que eu já tenha um par de Pro Controllers até lá...

Felipe Gugelmin - RedatorMario & Luigi: Dream TeamImg_normal
Sou um grande fã de Super Mario RPG: The Legend of the Seven Stars e me surpreendi quando o primeiro Mario & Luigi foi lançado para o GameBoy Advance. Não só o game era um RPG excelente como apresentava um senso de humor pouco usual para um jogo da Nintendo, fazendo com que o pobre Luigi passasse por diversas situações constrangedoras.

As sequências para o Nintendo DS só ajudaram a melhorar essa combinação, apresentando tramas divertidas que nunca existiriam se não fosse o mundo dos portáteis. Isso faz com que eu tenha grandes esperanças para o lançamento de Dream Team, que, pelas impressões iniciais que pude conferir em alguns veículos, mantém a tradição de qualidade da franquia.

Ricardo Fadel – Editor de conteúdoDiablo III
Estou ansioso por vários jogos neste fim de ano, mas a transformação da mecânica de Diablo III para consoles realmente me conquistou. Quem leu meu hands-on durante a E3 2013 sabe que a "experiência de sofá" é a principal arma da Blizzard para conquistar os gamers do PS3 e do X360 em 2013. Adeus complicações online.

Para mim, o simples fato de jogar com até três amigos localmente é algo que já separa Diablo III dos demais grandes games que estão por vir. Mal posso esperar para escolher um mago e "tocar o terror" com outros jogadores ao meu lado. Não sou um consumidor assíduo de games, mas esse título definitivamente está na minha lista de compras, por mais que eu já tenha gasto dezenas de horas na versão para PC.

Francisco Camilo – Leitor do BJBattlefield 4Img_normal
Battlefield 3 teve um impacto muito positivo em termos visuais com a apresentação da Frostbite 2.0, e a tendência é só melhorar. Acredito que os gráficos da série estarão incríveis e com efeitos de iluminação e destruição muito mais incrementados e bem elaborados graças à Frostbite 3. Teremos, finalmente, um multiplayer com 64 jogadores simultâneos em uma partida nos video games da nova geração e nos PCs.

E devo destacar aqui a dublagem em português do Brasil que teremos graças à distribuição do game pela Warner. Bros. O trabalho de localização da distribuidora com Injustice foi magnífico e não penso que será diferente com Battlefield 4. Só espero não ouvir "Cesta básica a caminho" no decorrer do jogo.

Aurèle Galdino – Leitor do BJThe Legend of Zelda: A Link Between Worlds
O 3DS está fazendo um ano incrível com jogos realmente muito bons. E nesse final de ano, a melhor pedida para o portátil 3D é A Link Between Worlds! O novo capítulo da lendária série da Nintendo resgata visuais da época dos 16-bits e traz dúzias de novidades. O segredo do game é manter o que foi bom no passado, adicionar coisas novas e como sempre (e a Nintendo é mestre nisso) povoar nossas mentes. Já penso logo nas linhas de diálogos com humor refinado, tramas simples com um desenvolvimento muito competente, os tilintares de um puzzle resolvido. Vai ser show!

Junhinho Farias – Leitor do BJHotline Miami 2: Wrong NumberImg_normal
O primeiro Hotline Miami teve uma lista de qualidades enorme, como jogabilidade viciante, visual retrô nostálgico, ambientação setentista imersiva e uma quantidade imensa de sangue. Mas o grau de adrenalina oferecido foi algo que eu nunca experimentei em nenhum outro jogo e a sua continuação promete pegar todas essas qualidades (e todas as outras também) e deixá-las ainda melhores.

Wesley Khalil Do Nascimento – Leitor do BJThe Bureau: XCOM Declassified
Em vez de apelar para visuais e gráficos, os trailers do novo XCOM trazem a tona uma das emoções mais incontroláveis no ser humano: A curiosidade. Os trailers em live-action já dão uma demonstração da profundidade da trama antes do lançamento, e os trailers de gameplay mostram uma interessante dinâmica de estratégia em um shooter emterceira pessoa. Resumindo, o jogo tem uma trama curiosa e um gameplay tão curioso quanto, por isso é o jogo mais esperado dessa época do ano!

Gustavo Lander – Leitor do BJBeyond: Two Souls
A Quantic Dream já leva um crédito gigante por Heavy Rain e esse parece que vai ser melhor ainda, principalmente por sua temática sobrenatural.

Acho que para um jogo ser considerado Game of the Year, ele tem que ter uma mescla de boa história, inovações e jogabilidade que seja condizente com o título. E com certeza poderemos esperar uma mecânica se não inovadora, pelo menos evoluída do que vimos em Heavy Rain com uma história que poderá se desmembrar em várias reviravoltas diferentes.

Os outros títulos não me atraem muito. Jogos de mundo aberto geralmente não tem uma boa história ou ela simplesmente pode ser deixada de lado, coisa que não me agrada muito. Com certeza comprarei o GTA V e Watch Dogs, mas nem de longe eles são os mais esperados por mim.

Thomas de Paula – Leitor do BJGrand Theft Auto VImg_normal
O jogo que estou mais esperando no momento é GTA V. Simplesmente porque a mecânica de GTA nunca enjoa; ela já é perfeita em si. E nesse vasto mundo que teremos no quinto jogo da série, nós poderemos fazer inúmeras coisas. Acho que serão tantas possibilidades que talvez até esqueçamos a campanha principal. Sem contar que teremos três personagens para controlar e poder mudar entre eles a qualquer momento. Isso sem falar do triplo de história, passados, personalidades e contextos.

Iremos caçar, andar de avião, pilotar motocicletas em montanhas, customizar carros, pular de paraquedas e ainda teremos o multiplayer que só pelos 5 segundos que vimos até agora nos dá a impressão de que será muito divertido e irá arrancar boas horas de jogatina na frente da televisão.

Luiz Paulo Rodrigues Almeida – Leitor do BJSplinter Cell: BlacklistImg_normal
Eu gosto de jogos que fogem um pouco do mainstream. Nesse semestre que passou, eu curti bastante Ni No Kuni e, para os próximos meses, estou no aguardo de Splinter Cell: Blacklist.

Eu sei que ele não deve ter um enredo tão interessante, mas gosto de jogos que oferecem diversas formas de abordar uma mesma situação. O mercado está lotado de jogos que fornecem apenas uma maneira de chegar até o final de um jogo e, quando aparece algo que sai desse padrão, temos que comemorar.

Williams Carneiro – Leitor do BJPokémon X/Y
Pokémon X/Y trará uma nova forma de vermos os games da série, mas sem perder sua essência. E ao contrário do que muitos dizem, ele não será um "mais do mesmo"... Os novos jogos foram feitos pensando no efeito tridimensional do 3DS, criando uma experiência única e bastante agradável para antigos fãs e para aqueles que querem iniciar sua jornada no mundo dos monstrinhos de bolso.

Entre as novidades, temos novas formas de interagir com os Pokémon através do Pokémon Amie e Player Search System, que sem dúvida vai prender muitos gamers por horas de disputas contra outros jogadores ao redor do mundo. Além disso, temos uma jogabilidade diferente, novos modos de batalha e mais uma infinidade de monstrinhos inéditos.

Enfim, poderia passar muito tempo falando da ansiedade que estou pelo lançamento deste que, para mim, promete ser o jogo do ano.

Vinícius Oliveira Alves – Leitor do BJCastlevania: Lords of Shadow 2Img_normal
Aguardo ansiosamente por Castlevania: Lords of Shadow 2, pois certamente esse título trará uma sequência digna a história de Gabriel. Depois de ser renegado pela irmandade da luz e condenado a vida eterna, com certeza vivenciará momentos épicos como Drácula em Lords Of Shadow 2.Portanto, acredito que a historia da campanha principal é o que mais alimenta minhas expectativas acerca desse jogo.

Gustavo Parra – Leitor do BJSaints Row IV
Em meio de tantas franquias que querem marcar e fazer história com personagens e enredos profundos, há um game que chama a atenção pelo contrário: Saints Row IV. Pelos trailers e gameplays apresentados até agora, a sensação que ele é um game que não dá a mínima para qualquer tipo de profundidade.

Afinal, para que isso se eu posso inchar a cabeça de uma pessoa até ela explodir ou ouvir uma música eletrônica de arrebentar literalmente os ouvidos? Posso andar peladão por ai, voar e espancar quem não vai com minha cara.

Os games nem sempre precisam ser épicos. Às vezes, eles só precisam divertir sem deixar de lado uma jogabilidade fluida e uma liberdade interessante. Saints Row IV não deixou o enredo ou os personagens totalmente de fora, mas eles estão ali como um algo a mais para um game que nos dá motivos para rir e missões sempre criativas. Esse game não precisa ser levado a sério.

Maykon Andrade – Leitor do BJWatch DogsOk, campeão.
Watch Dogs vai ser um jogo para você perder a hora de passear com seu cachorro.

Bruno Andreolo - MitoHalf-Life 3
Half-Life 3, pois "GTA" e “Watch Dogs", juntos, têm 12 letras. Se pegarmos nosso ano:

2013 – 12 = 2001

2 + 0 + 0 + 1 = 3.

Half-Life 3 confirmado.

Censo BJAs respostas acima foram apenas algumas selecionadas em meio às centenas de contribuições feitas por leitores. De modo geral, até o meio-dia desta segunda-feira, total de votos para cada jogo foi:

  • Grant Theft Auto V – 61 votos
  • Watch Dogs - 32 votos
  • Beyond: Two Souls – 11 votos
  • Assassin’s Creed 4: Black Flag – 9 votos
  • Battlefield 4 – 8 votos
  • Batman: Arkham Origins – 8 votos
  • Killer Instinct – 4 votos
  • Saints Row 4 – 4 votos
  • Castlevania: Lords of Shadow 2 – 4 votos
  • Pokémon X/Y – 3 votos
  • Ryse: Son of Rome – 3 votos
  • Rayman Legends – 2 votos
  • Diablo III – 2 votos
  • Ducktales Remastered – 1 voto
  • inFamous: Second Son – 1 voto
  • The Legend of Zelda: A Link Between Worlds – 1 voto
  • F1 2013 – 1 voto
  • Hotline Miami 2 – 1 voto
  • Metal Gear Solid V: The Phantom Pain – 1 voto
  • Cavaleiros do Zodíaco: Bravos Soldados – 1 voto
  • The Legend of Zelda: Wind Waker HD – 1 voto
  • Killzone: Mercenary – 1 voto
  • Splinter Cell: Blacklist – 1 voto
  • Pro Evolution Soccer 2014 – 1 voto
  • Knack – 1 voto
  • Total War: Rome 2 – 1 voto
  • Half-Life 3 – 1 voto

No caso de pessoas que votaram em mais de um título, apenas o primeiro citado foi considerado válido. Quem sugeriu games cujo lançamento está previsto para 2014 acabou ficando de fora da contagem. Além disso, três engraçadinhos votaram em GTA porque ele é “massavéi” ou em Watch Dogs porque ele é “loco”. Um guerreiro acredita piamente em Half-Life 3 e alguém delirou com Shadow of the Colossus 2.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.