Super Smash Bros. é um game de luta em sidescrolling que vem com um conceito bem diferente do normal. Enquanto outros jogos do gênero simplesmente consistem em acabar com a barra de vida do adversário, este título poderia ser considerado uma partida de sumô: vence aquele que conseguir arremessar os inimigos para fora da arena, causando o maior dano possível no oponente, o que, por sua vez, faz com que ele vá cada vez mais longe ao ser atingido.
Para isso, cada jogador terá não apenas o vasto arsenal de poderes de seus lutadores (que inclui quase 50 personagens famosos da Nintendo), mas também um enorme número de itens de séries da Big N. Entre eles, temos bob-ombs, estrelas, heart Containers, pokébolas, cogumelos, cascos, bananas e muitos outros. Junto disso, todos os cenários são tematizados com franquias da empresa.
Nesta versão do game, Super Smash Bros. aposta em melhorar tudo aquilo já visto na série. O modo Classic, por exemplo, trouxe a liberdade para o jogador escolher o nível de dificuldade de cada partida, ao mesmo tempo em que se tornou mais rápido e direto. Já o novo Smash Run permite ao jogador correr por cenários infestados de inimigos, coletando upgrades que deixam seu personagem mais forte para uma partida especial.
E essas são apenas algumas das novidades, é claro: junto de mini games clássicos, como o Home Run Contest e o Multi-Man Smash, temos agora o Trophy Rush e o Target Blast!, além de um modo All-Star refeito. Tudo isso gera itens e novas habilidades, que podem equipar lutadores para criar personagens com combinações de golpes bem diferentes.
Vale notar que este Super Smash Bros. possui duas versões distintas, sendo estas para Wii U e 3DS. Embora ambas contem com exatamente os mesmos personagens, mecânicas e itens, cada versão traz arenas exclusivas, bem como modos de jogo distintos. Além disso, é possível passar as informações de seus personagens de um game para outro com a ajuda dos Amiibos, criando uma interação entre as plataformas.