O que esperar da GDC 2013?

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar da GDC 2013?

Entre os dias 25 e 29 de março, rumarão novamente para São Francisco (Califórnia, EUA) um verdadeiro batalhão de desenvolvedores, produtores, fabricantes, programadores, artistas, profissionais de áudio e também jornalistas.

Trata-se da 26º edição da feira GDC (Game Developers Conference), feira mundialmente reconhecida por demonstrar novas tecnologias, revelar tendências, alavancar novas carreiras e também por revelar alguns novos imãs que atrairão as moedinhas dos seus bolsos durante o restante do ano.

De fato, embora foque-se sumamente no desenvolvimento de games — como claramente “sugere” o nome —, a GDC jamais falhou em ser uma bela vitrine de novos produtos. E isso deve ser ainda mais evidenciado neste ano por um motivo bastante claro: trata-se do momento em que Sony e Microsoft ensaiam passos, puxando delicadamente e aos poucos a bainha da saia dos seus novos sistemas.

Em outras palavras: sim, a considerável multidão que atulhará o centro de convenções na Califórnia certamente ficará de olho em novas tecnologias, em fabricantes independentes batalhando por um lugar ao sol... Sem jamais se descuidar dos holofotes destinados ao PlayStation 4 e ao ainda incrivelmente vago Xbox 720. Vale até olhar mais de perto.

PlayStation 4 e Xbox 720As novas criações da Sony e da Microsoft devem pautar o evento

Seria preciso uma grande dose de ingenuidade para não perceber: os novos consoles da Sony e da Microsoft atrairão uma verdadeira massa de olhares quando — ou “se”, na verdade — os seus novos sistemas finalmente aparecerem no palco da GDC 2013. Mas, cá entre nós, ainda não há muito além de uma série de rumores e dados vagos, sobretudo em relação console da Microsoft.

PlayStation 4

Considerando-se que a revelação oficial do novo PlayStation já foi feita, a grande esperança agora não poderia ser outra: a GDC pode ser a oportunidade para finalmente colocar as mãos no novíssimo DualShock 4 — aquele mesmo, com superfície sensível ao toque e um design incrivelmente semelhante ao modelo do PS3.

Fonte da imagem: Reprodução/Polygon
O momento também é propício para que a Sony revele as parcerias que, em última análise, serão responsáveis por abastecer o PS4 com títulos. Algum comentário sobre os rumores relacionados a “jogos US$ 10 mais caros do que os da geração anterior” também poderiam ser bem-vindos.

Xbox 720

Embora seja pouco provável que a Microsoft deixe passar a oportunidade de revelar o seu novo sistema durante a GDC, não há realmente nada de muito concreto até o momento — de fato, mesmo o título, “Xbox 720”, ainda é puramente especulativo.

Algumas indicações são particularmente “auspiciosas”, entretanto, há a possibilidade de uma interação sem precedentes com aparelhos mobile. Bem, além de permitir uma forma de jogabilidade inteiramente nova, a possível colaboração entre o novo Xbox e os tablets e celulares certamente seria um convite aberto a desenvolvedores independentes e/ou espíritos particularmente criativos.

Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft
De um lado menos empolgante, entretanto, fala-se da necessidade obrigatória de instalação dos jogos, além de uma inevitável conexão em tempo integral com a internet. Em resumo, eis algumas apostas:

  • Sempre ligado, sempre conectado;
  • Modo de economia de energia;
  • Kinect acompanha todos os consoles e tem maior campo de visão, melhor sistema de rastreamento e sistema de iluminação infravermelha;
  • Kinect precisa estar conectado para o console funcionar;
  • Controle wireless de baixa latência com melhor ergonomia;
  • Drive Blu-ray;
  • Os jogos precisam ser obrigatoriamente instalados no HD;
  • Os jogos não podem ser executados diretamente dos discos;
  • Saída de som apenas digital.

GameStickUma proposta prática e barata

Abandonando um pouco a terra de gigantes, fato é que há um console singelo que tem chamado cada vez mais a atenção — o que, possivelmente, pode se estender para a GDC. Trata-se do GameStick, uma proposta particularmente original lançada no site Kickstarter, e que, basicamente, pretende dar uma resposta à questão: “Os consoles realmente precisam ser grandes e caros?”.

Com preço previsto para figurar abaixo dos US$ 100, o GameSick é um “pendrive-console” que traz consigo o seu próprio controle.  Basta plugar o pequeno aparato a uma TV e sair jogando. Resta saber se os seus desenvolvedores finalmente levarão o pequeno aparelho movido a Android — supostamente baseado na arquitetura ARM — para o palco do evento.

Battlefield 4A nova cartada da EA pode finalmente ser revelada

Esperar pelo aparecimento de Battlefield 4 durante a gamescom do ano passado talvez não tenha passado de um excesso de esperança. Entretanto, tudo parece muito mais concreto agora, de maneira que uma revelação do novo game durante a GDC parece algo simplesmente... Necessário.

De fato, a Electronic Arts chegou mesmo a colocar um teaser site do jogo no ar, pedindo aos internautas que retornem ao endereço no dia 27 de março — a fim de obter mais detalhes sobre o gameplay do título. Há ainda a promessa: quanto mais usuários fizerem o login no site, mais revelações serão liberadas no dia mencionado. Enfim, sim, algo deve ocorrer durante a GDC.

The Phantom PainO novo Metal Gear?

Além do provável aparecimento do novo projeto de Hideo Kojima durante a GDC, pouco mais é realmente certo quando o assunto é The Phantom Pain. Afinal, os trailers nada mais fazem do que revestir todo o projeto de uma aura de morbidez e mistério. Afinal, trata-se mesmo do que pode ser a nova interação de Metal Gear Solid? Ou será um projeto à parte? O negócio é esperar para ver.

Img_normal

Por fim, já que o assunto é Kojima, esperam-se também novos detalhes sobre a série de DLCs programada para expandir Metal Gear Risign: Revengeance. A expectativa é que missões de realidade virtual presentes em outros jogos da franquia — com histórias secundárias e outros personagens — sejam disponibilizados para download.

Tendências e chances para os menoresNovas tendências, novos formatos, novos nomes

Além dos anúncios relacionados diretamente a produtos, a GDC 2013 também deve ser particularmente fértil em gerar novas ideias. De fato, a feira abarcará várias palestras sobre o futuro de formatos de jogo ascendentes (como o free-to-play), além de levantar questionamentos — relacionados, por exemplo, com o peso de uma boa trama em um moderno blockbuster (algo bem conhecido pela BioWare, vale dizer).

Img_normal

Além disso, a feira traz um novo espaço para desenvolvedores independentes. Isso porque o “torneio” prévio Best in Play garantiu um pequeno espaço a todos os criadores menores que conseguiram chamar a atenção dos coordenadores do evento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.