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Dona de GTA 6, Take-Two anuncia demissões em massa e fim de projetos

A empresa Take-Two, publisher e dona de GTA e da Rockstar Games, vai realizar cerca de 500 demissões até o fim do ano

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

schedule17/04/2024, às 06:00

Dona de GTA 6, Take-Two anuncia demissões em massa e fim de projetosFonte:  Rockstar 

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Tem sido um momento bem delicado para o mercado, visto os inúmeros cortes que vem ocorrendo nos últimos meses. Aparentemente, essa maré ruim continua: a Take-Two, dona de propriedades como GTA e Red Dead Redemption, demitirá 5% de sua força total de trabalho — cerca de 570 pessoas, segundo estimativas.

Segundo a Reuters, a Take-Two também descartará vários projetos que estão em desenvolvimento atualmente como uma das estratégia para cortar custos na empresa. No entanto, esses cancelamentos vão gerar encargos que custarão entre US$ 160 milhões e US$ 200 milhões para os bolsos da publisher.

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Só nos primeiros 60 dias de 2024, foram quase 9.000 demissões na indústria de games global, de acordo com uma reportagem do Kotaku. Até o fim do ano, esse número será ainda maior, já que a Take-Two planeja realizar os novos cortes até o dia 31 de dezembro.

Medo do crunch pode afetar a produção de GTA 6

O fato é que a indústria de games está passando por uma grande mudança — e isso não é, necessariamente, uma coisa boa. Para as marcas, que estão enxugando seus orçamentos, talvez sim. Mas para quem está no batente, o buraco é mais embaixo: muitos desempregados, e os remanescentes correm sérios riscos de se submeterem ao terrível crunch.

Será que os cortes na Take-Two vão impactar a produção de GTA 6?Será que os cortes na Take-Two vão impactar a produção de GTA 6?

Por exemplo: a Rockstar, um dos principais estúdios sob a aba da Take-Two, encerrou o modelo de trabalho home office para otimizar a produtividade e garantir o "máximo de qualidade possível" para GTA 6 — e, claro, evitar novos vazamentos.

A ideia teve resistência por parte de diversos funcionários da empresa. Alguns deles, inclusive, são membros do Sindicato de Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB). O órgão justifica que o fim do trabalho híbrido significaria a volta do crunch — que consiste em longas e cansativas jornadas de trabalho.

Apesar dos cortes, Take-Two segue expandindo seu portfólio

Apesar dos cortes de 5% na sua força de trabalho, a Take-Two anunciou, no fim de março, que comprou a Gearbox do Embracer Group por US$ 460 milhões.

Agora, o estúdio, que já tinha um relacionamento duradouro com a Take-Two por conta da franquia Borderlands, será propriedade integral da publisher — que também leva para a casa propriedades como Tiny Tina’s Wonderlands, Brothers in Arms e o clássico Duke Nukem.

Será que os cortes anunciados pela Take-Two vão impactar a produção de GTA 6 de alguma forma? Quais seriam os projetos engavetados pela publisher para cortar custos? Bom, tomara que Bully 2 não esteja entre eles.

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