Muitos cortes têm sido feitos nas empresas de videogames nos últimos meses. O Embracer Group, por exemplo, segue no seu plano de "reestruturação", estabelecido em junho do ano passado — e até agora já enxugou cerca de 8% das suas operações globais. Isso, claro, também implica na venda de alguns de seus principais estúdios.
A Gearbox, uma das desenvolvedoras da casa, acaba de ser vendida para a Take-Two Interactive, empresa que é dona da Rockstar Games (GTA VI), por US$ 460 milhões. Agora, o estúdio, que já tinha um relacionamento duradouro com a publisher por conta da franquia Borderlands, será propriedade integral da empresa.
Nossos vídeos em destaque
"Como um importante acionista de longo prazo do Embracer Group, acredito na estratégia da companhia daqui para frente e estou completamente convencido de que esta transação é o melhor cenário possível e um acordo positivo para o Embracer Group, para a Take-Two e, claro, para a Gearbox Entertainment", afirmou Randy Pitchford, fundador e CEO da Gearbox.
Take-Two adquiriu a Gearbox, casa da franquia Borderlands, por US$ 460 milhões.
"Meu principal interesse é sempre a Gearbox, especialmente nossos talentos e nossos clientes. Quero garantir pessoalmente aos fãs dos nossos jogos que este acordo irá garantir que as experiências que temos em desenvolvimento atualmente serão as melhores possíveis", concluiu o executivo no comunicado da compra.
Além de Borderlands, Take-Two também levará outras franquias para o seu catálogo
A aquisição da Gearbox por parte da Take-Two renderá não apenas a franquia Borderlands e Tiny Tina’s Wonderlands no catálogo da publisher, mas também outras propriedades da casa.
Algumas delas incluem Homeworld, Risk of Rain, Brothers in Arms e o clássico Duke Nukem. Além disso, o acordo também levará todos os estúdios da Gearbox para a aba da Take-Two — como a Gearbox Software, Gearbox Montreal e Gearbox Studio Quebec.
Os rumores sobre a venda da Gearbox começaram em setembro do ano passado, ocasião em que a Reuters havia sugerido que a empresa estaria conversando sobre as condições de venda com os bancos Goldman Sachs e Aream & Co.
Franquia Tiny Tina's também foi para o catálogo da Take-Two.
Vale lembrar que o estúdio foi comprado pelo Embracer Group em 2021 por US$ 1,4 bilhão, e desde então a equipe já trabalhou em títulos como Tiny Tina's Wonderlands e Remnant 2. Até o final de 2022, ela contava com aproximadamente 1.300 funcionários. Com os cortes do Embracer Group, potencialmente alguns deles acabaram sendo desligados da empresa.
"Depois de avaliar diversas opções para a Gearbox, estou feliz por termos alcançado uma solução que atende aos melhores interesses de todas as partes interessadas", conclui Lars Wingefors, cofundador e CEO do Embracer Group.
A Gearbox foi uma boa aquisição para a Take-Two? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)