7 detalhes que mudaram na produção de Chrono Trigger

4 min de leitura
Imagem de: 7 detalhes que mudaram na produção de Chrono Trigger
Imagem: Square Enix/Divulgação

Praticamente todos os games passam por mudanças durante o seu processo de desenvolvimento. Isso acontece tanto em jogos novos quanto antigos, e com Chrono Trigger as coisas não seriam diferentes.

Você sabia, por exemplo, que o plano inicial era que Chrono Trigger fosse um jogo extremamente curto para os padrões de um RPG? Ou que Ayla passou por mudanças para ter peitos menos avantajados?

Caso queira conferir um pouco mais sobre coisas que mudaram no processo de desenvolvimento deste grande RPG, apresento sete deles nas linhas a seguir. Confira!

7. Duração do game

Experiência de Chrono Trigger mudaria bastante caso fosse um jogo muito curto. (Fonte: Slashgear/Reprodução)Experiência de Chrono Trigger mudaria bastante caso fosse um jogo muito curto. (Fonte: Slashgear/Reprodução)Fonte:  Slashgear/Reprodução 

Chrono Trigger segue o padrão de muitos RPGs para SNES, com uma campanha que pode durar dezenas de horas. Porém, em algum momento do processo de desenvolvimento a ideia era seguir por um caminho bem diferente.

Pode soar estranho ler algo do gênero, mas acredite: nos estágios iniciais de desenvolvimento, o time de produção cogitou entregá-lo bem curto. E quando falo curto, não estou brincando, já que a ideia era deixá-lo com 8 horas de duração.

"Tivemos bastante problema para definir a dificuldade do game. Segundo [Yuji] Horii, nós deveríamos torná-lo acessível para novos jogadores. Foi a direção que seguimos. E, na verdade, durante a fase de planejamento, falamos sobre diminuir o número de batalhas e encontros para que fosse concluído em cerca de 8 horas", explicou Hironobu Sakaguchi, supervisor do game, em uma entrevista de 1995 resgatada pelo site Shmuplations.

6. Peitos da Ayla

Ayla era bem mais avantajada no início da produção de Chrono Trigger. (Fonte: GameRant/Reprodução)Ayla era bem mais avantajada no início da produção de Chrono Trigger. (Fonte: GameRant/Reprodução)Fonte:  GameRant/Reprodução 

Não é de hoje que games tendem a sexualizar algumas personagens femininas, e Chrono Trigger tem um pouco disso com Ayla. A personagem pré-histórica não usa tanta roupa quanto Marle e Lucca, e possui peitos bem avantajados. No entanto, a proposta inicial era que eles fossem ainda maiores.

"Durante o desenvolvimento, seus peitos de fato balançavam bem mais. Era fantástico ver o "boing boing" que o time conseguiu alcançar com sprites tão pequenos", comentou Yoshinori Kitase, diretor do RPG nascido no SNES, no mesmo bate-papo publicado no Shmuplations.

5. Marle usaria magia do tipo Fire

Imagem mostra Marle usando magia de fogo, recriando cena da capa de Chrono Trigger. (Fonte: HG101/Repodução)Imagem mostra Marle usando magia de fogo, recriando cena da capa de Chrono Trigger. (Fonte: HG101/Repodução)Fonte:  HG101/Reprodução 


Quem olha a arte de capa de Chrono Trigger até hoje acredita que há algum tipo de erro. O motivo? Marle aparece usando uma magia de fogo na espada de Crono. E se eu te disse que isso não está totalmente errado?

Apesar de não ser muito comum, circula na rede uma foto com alguns dos conceitos iniciais do game. Em um deles, podemos ver Crono, Marle e Frog lutando contra um Heckran em uma montanha de gelo. O detalhe principal aqui: a princesa está lançando uma magia de fogo na espada do protagonista.

Claro, sabemos que isso mudou posteriormente e Lucca assumiu o posto de usuária de magias do tipo Fire. Porém, seria curioso ver o quanto a jogabilidade seria afetada caso os planos originais fossem mantidos.

4. Conceito inicial dos personagens

Akira Toriyama faleceu em 2024, mas seu legado vai permanecer vivo em vários games, inclusive Chrono Trigger. Ele foi o responsável pelo design dos personagens, o que possivelmente salvou bastante o game nesse sentido.

Caso queira conferir com seus próprios olhos, temos aqui o conceito inicial dos protagonistas de Chrono Trigger. E, bem... O que podemos dizer é que se o título seguisse com a ideia abaixo para os personagens, o sucesso certamente não seria o mesmo:

Conceito inicial dos personagens de Chrono Trigger. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)Conceito inicial dos personagens de Chrono Trigger. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)Fonte:  Wikipedia/Reprodução 


3. Conteúdo cortado

Outro ponto importante na produção de Chrono Trigger é que os idealizadores tinham bastante conteúdo programado. Porém, diversas coisas foram cortadas ao longo desse projeto.

Dentre os principais, podemos destacar os calabouços Singing Mountain (que seria localizado na pré-história), Dungeons of Zeal (por onde Crono e o grupo passariam após serem salvos por Schala) e Sealed Pyramid (que pode ser vista no mapa em 600 AD).

Somado a isso, também tivemos duas músicas cortadas (Scattering Blossoms e Singing Mountain) e dois trechos que aparecem apenas nas cartas oferecidas como item de pré-venda de Chono Trigger no Japão. Em um deles, vemos que Ayla participaria em um trecho de prisão, enquanto o outro tem Crono e Marle possivelmente falando sobre seu casamento.

Cenas cortadas da versão final de Chrono Trigger. (Fonte: Douglas Vieira/Voxel/Reprodução)Cenas cortadas da versão final de Chrono Trigger. (Fonte: Douglas Vieira/Voxel/Reprodução)Fonte:  Douglas Vieira/Voxel/Reprodução 


2. Tema do Robo

Chrono Trigger teve uma demonstração disponibilizada no Japão com conteúdo que acabou alterado na versão final. E, possivelmente, um dos mais acertados é o tema do Robo presente na demo.

Caso o time de desenvolvimento seguisse com esse plano, o habitante do futuro ficaria com a música de Frog. Você pode conferir isso no vídeo abaixo, mais ou menos em 01:03:00.


1. O jogo inteiro

Pode parecer maluquice imaginar algo assim, mas talvez essa tenha sido a principal mudança de Chrono Trigger. Em um determinado momento da produção, o time abandonou um projeto já em andamento para recomeçar tudo do zero.

Falando durante o Monaco Anime Game International Conferences 2023, Sakaguchi revelou que Chrono Trigger quase foi lançado como um game medíocre. Para que isso não acontecesse, a única forma encontrada pela equipe foi se desfazer do que já estava pronto e recomeçar do zero.

"Chrono Trigger quase virou um jogo medíocre, então tivemos que jogar tudo que tínhamos fora e recomeçar mais uma vez desde o início", comentou Sakaguchi no material publicado no site IGN.

E você, sabia que todos esses detalhes haviam mudado durante a produção de Chrono Trigger? Compartilhe a suas opiniões com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.