Teoria: seria Crono a representação de Jesus Cristo em Chrono Trigger?

4 min de leitura
Imagem de: Teoria: seria Crono a representação de Jesus Cristo em Chrono Trigger?
Imagem: IGN

No mundo dos games o que não faltam são teorias. Algumas delas já foram confirmadas pelos criadores de determinados título como reais, enquanto outras ainda povoam a mente do público e alimentam diversos debates na rede. E para dar vida nova a essas discussões, a equipe do Voxel traz uma dessas possibilidades referentes a Chrono Trigger, clássico RPG de Snes: seria Crono uma representação de Jesus Cristo?

Referência cruzadas

Não há dúvidas de que Chrono Trigger traz diversos elementos que fazem referência à bíblia. Claro, algumas delas são bem evidentes, como o fato de um apocalipse acontecendo no ano de 1999, bem como a inclusão do nome dos três reis magos (Baltazar, Melchior e Gaspar) nos gurus que interagem com o time principal. Porém, talvez nenhum desses elementos seja tão intrigante quanto a associação do protagonista do game com a figura máxima do cristianismo.

A princípio, podemos começar tecendo uma relação com elementos da formação do personagem. No jogo original em japonês, Crono não possui o elemento Lightning, mas sim algo que poderia ser traduzido como Heaven (ou paraíso, em português). Esse já seria um ponto de ligação entre os dois, mas também é preciso levar em consideração que o espadachim também tem o poder de ressuscitar companheiros mortos, assim como fez Jesus Cristo em algumas ocasiões – além disso, é a única skill de suporte dele.

(Fonte: Outer Space/Reprodução)(Fonte: Outer Space/Reprodução)Fonte:  Outer Space 


Já partindo para os elementos dentro do próprio enredo, as associações continuam. Logo no início do jogo, Crono é condenado por um suposto sequestro de Marle e, mesmo que todos os membros do júri acabem ficando a favor do personagem, ele é preso e condenado à morte (algo que, claro, não se concretiza, fazendo um inocente pagar algo que não fez, tal como na bíblia). Sua morte, na verdade, acontece bem mais à frente no jogo, e ela talvez seja o que mais relaciona as duas figuras.

Crono, no primeiro confronto com Lavos, dá sua vida para salvar os amigos e morre de um jeito bastante curioso, com as mãos um pouco acima da cabeça e as pernas levemente juntas (e uma pequena olhada em um crucifixo já traça um outro paralelo entre eles – entretanto, isso não é tão perceptível na animação, apenas na cena direta original do Snes). Não apenas isso, também podemos perceber que o protagonista é ressuscitado praticamente no terceiro dia após a sua morte: após esse confronto, Marle e o restante do grupo acordam após dormir por um longo tempo, e assim que o protagonista é ressuscitado vemos um nascer do Sol, dando a entender a passagem de dois dias (para facilitar o entendimento, como se fosse da sexta para o sábado e do sábado para o domingo, indo da Sexta-feira da Paixão ao Domingo de Páscoa).


Aliás, na próxima vez que passar por esse trecho, repare como a árvore que está no topo da montanha em um determinado momento fica iluminada de uma forma muito parecida com uma árvore de Natal. Na celebração da festa, ela representa o nascimento de Cristo, e no game poderia ser uma analogia ao novo nascimento de Crono. Ainda sobre esse mesmo trecho, podemos fazer uma segunda associação com a Transfiguração de Jesus, uma vez que Crono ressurge com uma aura iluminada e três pessoas o aguardam (no caso de Cristo, três apóstolos).

E mais referências não faltam

Lembra que, lá no começo, mencionamos o nome dos três gurus do tempo e que eles tinham as mesmas alcunhas dos três reis magos que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento? A semelhança não está apenas no nome, mas também no fato de os três personagens do game oferecerem presentes a Crono: o Time Egg (Gaspar), a Masamune (Melchior) e as Wings of Time (Belthasar).

Uma outra referência muito clara e que pode passar batido por muitos jogadores é o fato de que, quando observamos o limite de gatos que Crono pode ter em sua casa (caso não entenda ou nunca tenha recorrido a esse sistema, veja aqui como ele funciona), esse número não passa de 11 – e, curiosamente, esse é o número de discípulos que Jesus possui após a traição e morte de Judas Iscariotes.

(Fonte: YouTube/Reprodução)(Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  YouTube 


Por fim, outros dois fatos curiosos: assim como Cristo, Crono também andou sobre as águas em uma parte de Heckran Cave (e em uma área na qual o nível do líquido era alto o bastante para cobrir pedras) e, além disso, ele sobe aos céus nos dois primeiros finais que você pode fazer na primeira gameplay (sendo uma utilizando a Epoch e outra com balões).

Nada intencional?

Teríamos muitos outros pontos para comentar sobre essas relações, mas acreditamos que apenas esses já sejam o bastante para dar base a essa associação feita por muitos. Porém, a parte curiosa é que, em entrevista à GamePro, Masato Kato, um dos roteiristas do game, revelou que não tinha nada disso em mente quando fez o roteiro do RPG.

“Em Chrono Trigger, eu não pensei exatamente na bíblia enquanto estava escrevendo a história. ‘Três sábios que têm o mesmo nome dos três reis magos da bíblia...?”. Ah, entendi, foi assim que eles acabaram nomeados na versão americana do game? No original em japonês, eles se chamam Gasshu, Hasshu e Bosshu. Referente às outras coisas que você apontou [a questão toca em pontos como Crono andar sobre a água, sua morte e ressurreição e os presentes dos gurus], eu não tinha nada disso em mente, sendo bíblico ou relacionado a outro aspecto, enquanto escrevi a história”, explicou Kato.

E você, o que acha de tudo disso? Curioso demais para ser uma simples coincidência da parte de Kato? Deixe os seus comentários no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.