Dragon Ball e a sua importância para o mundo dos games; relembre!

5 min de leitura
Imagem de: Dragon Ball e a sua importância para o mundo dos games; relembre!
Imagem: SportsKeeda

Como muitos sabem, na última quinta-feira (7), lamentamos a perda de uma das figuras mais importantes na formação do caráter de muitos brasileiros e fãs da saudosa TV Globinho. Sim, infelizmente nos despedimos de Akira Toriyama, lendário criador de Dragon Ball, que faleceu no dia 1º de março.

Desde a sua estreia em 1984, Dragon Ball se tornou instantaneamente uma das franquias mais icônicas e influentes da cultura pop, impactando não apenas o cenário dos animes e dos mangás, mas também deixando uma marca imutável na cultura dos videogames.

Com seu vasto universo de personagens carismáticos e batalhas épicas, a aventura de Goku e companhia inspirou uma infinidade de jogos que capturam a essência da série e proporcionam experiências emocionantes para os fãs. E tudo isso, claro, devemos ao icônico Toriyama-sensei.

Akira Toriyama, lendário criador de Dragon Ball, faleceu no dia 1º de março aos 68 anos.Akira Toriyama, lendário criador de Dragon Ball, faleceu no dia 1º de março aos 68 anos.Fonte:  O Globo 

Reverenciado por muitos

Infelizmente, não podemos reunir as Sete Esferas do Dragão para reviver Toriyama, mas podemos relembrar com carinho todo o impacto que Dragon Ball causou no mundo dos jogos. Isso, sem mencionar outros trabalhos icônicos do autor, que já emprestou seu talento para dar vida a Dragon Quest e Chrono Trigger.

Akira Toriyama foi o responsável pela arte da franquia Dragon Quest.Akira Toriyama foi o responsável pela arte da franquia Dragon Quest.Fonte:  Simon and Schuster 

Em nota de pesar, Yuji Horii, criador da franquia Dragon Quest, falou sobre o falecimento de Akira Toryiama e parece tão inconformado quanto os fãs com a partida do colega de longa data.

"Estou completamente atordoado com a notícia repentina do falecimento de Toriyama-san. Conheço ele desde os tempos em que eu era um escritor na Shonen Jump, e por recomendação do meu editor, Torishima-san, decidi pedir a ele para desenhar as ilustrações de Dragon Quest quando estávamos lançando o projeto", relembrou o desenvolvedor.

"Desde então, por mais de 37 anos, ele criou um número incontável de personagens cativantes, designs de personagens e designs de monstros. É inimaginável que ele tenha partido... Não consigo encontrar palavras para expressar o quanto estou realmente triste", lamentou Horii.

Toriyama também foi o responsável pela incrível arte de Chrono Trigger.Toriyama também foi o responsável pela incrível arte de Chrono Trigger.Fonte:  Tecmundo 

Já Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy e colega do Toriyama em Chrono Trigger, também lamentou o falecimento do colega no X (antigo Twitter). "Acredito que Toriyama-san me ensinou o que significa ser um profissional e o que é o trabalho. Eu o respeito e rezo pelo espírito dele do fundo do meu coração".

O legado de Dragon Ball na cultura dos videogames

O primeiro jogo da saga foi Dragon Ball: Dragon Daihikyo, lançado em 1986 para o Super Cassette Vision, um console 8-bits japonês. Porém, o real legado da franquia nos videogames remonta às primeiras adaptações para outros consoles, como o NES e o Super Nintendo, onde os jogadores tiveram momentos clássicos da história de Goku e seus amigos.

Ao longo dos anos, a franquia evoluiu, abrangendo uma variedade de gêneros diferentes, desde jogos de luta até RPGs de ação e aventura. Linhas como Budokai Tenkaichi, Xenoverse e FighterZ se destacam como alguns dos mais populares e bem-sucedidos mundo afora, já que oferecem um vasto elenco de lutadores e uma fidelidade impressionante ao material original.

A franquia Dragon Ball também conquistou uma legião de fãs nos videogames.A franquia Dragon Ball também conquistou uma legião de fãs nos videogames.Fonte:  Xbox Wire 

Além de proporcionar diversão e entretenimento, os jogos de Dragon Ball serviram (e ainda servem) como uma porta de entrada para muitos fãs adentrarem ao universo da série. O que é uma ótima alternativa, julgando que não vemos mais o clássico alcançando as massas através da TV aberta.

Com seu legado e impacto significativo na indústria dos videogames, é inegável que a franquia continuará inspirando e encantando jogadores de todas as idades por muitos e muitos anos pela frente.

Os jogos de Dragon Ball mais influentes entre os fãs brasileiros

É impossível relembrar a infância sem relacionar nenhuma parte dela a alguma coisa da franquia Dragon Ball — isso, claro, também serve para quem jogou muito videogame nesses tempos áureos. Muitos fãs têm ótimas memórias, principalmente da era PS2, que popularizou cada vez mais a saga na indústria de games.

E, assim, as coisas não poderiam ser diferentes neste especial. Relembre a seguir três dos jogos de Dragon Ball mais influentes entre os fãs no Brasil!

Dragon Ball GT: Final Bout

Detentor de uma das aberturas mais legais da saga, Dragon Ball GT: Final Bout foi uma das principais portas de entrada para os fãs da obra nos videogames, já que o PS1 foi bastante popular por aqui. Sua influência foi notável e contribuiu muito na popularização da franquia Dragon Ball no Brasil.

Dragon Ball Z: Budokai 3

Lançado em 2004 para PlayStation 2, Dragon Ball Z: Budokai 3 também foi um dos títulos que exerceu uma enorme influência sobre os fãs no Brasil e deixou um legado duradouro.

Dragon Ball Z: Budokai 3 também é um dos clássicos da era PS1.Dragon Ball Z: Budokai 3 também é um dos clássicos da era PS1.Fonte:  d0d0g0ne 

O game de luta trouxe aos jogadores uma das campanhas do modo história mais completas e imersivas da época, permitindo que muitos explorassem a narrativa épica da série através de outras perspectivas além do anime e do mangá.

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi

Lançado originalmente em 2007, a linha Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi foi, sem dúvidas, um verdadeiro fenômeno entre os jogadores brasileiros de PlayStation 2 nos anos 2000, marcando uma geração inteira com suas batalhas épicas e uma lista realmente vasta de personagens jogáveis.

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi é, sem dúvidas, a linha de jogos mais popular da franquia aqui no Brasil.Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi é, sem dúvidas, a linha de jogos mais popular da franquia aqui no Brasil.Fonte:  BROS 

Com gráficos impressionantes para a época e um estilo de gameplay bastante versátil, Budokai Tenkaichi conquistou espaço no coração de muitos fãs, que até hoje o reverenciam como um dos melhores títulos da série. Mesmo após tantos anos desde o seu lançamento, o legado do jogo também continua vivo.

Vale lembrar que a sequência, Dragon Ball Sparking Zero, foi revelada em março de 2023 e será lançada para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC — a data, no entanto, ainda não foi confirmada, mas o hype na comunidade está nas alturas.

Akira Toriyama deixou um vazio no coração dos fãs para brilhar na eternidade. Qual seu jogo favorito da franquia Dragon Ball? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.