Gostou de Duna 2? Veja games para jogar após o filme

4 min de leitura
Imagem de: Gostou de Duna 2? Veja games para jogar após o filme
Imagem: Warner

Publicado em 1965, o livro Duna de Frank Herbert rendeu diversas sequências e adaptações com o passar dos anos. Além dos ótimos filmes dirigidos por Denis Villeneuve, a obra também rendeu um longa-metragem cult de David Lynch e diversas adaptações para o mundo dos games.

Entre elas está Dune, de 1992, que acabou se transformando uma referência dentro do mundo dos jogos de estratégia, inspirando clássicos como WarCraft e Command & Conquer. No entanto, não é preciso voltar tanto ao passado para conferir experiências que adaptam a obra original ou são fortemente inspiradas por seus conceitos.

Nesta lista, apresentamos desde jogos que se aproveitam diretamente das obras de Herbert até aqueles que, se não são exatamente iguais à saga de Paul Atreides, trazem muitas semelhanças com ela. Todos eles são facilmente acessíveis atualmente e a grande maioria tem características multiplataforma.

6. Dune: Spice Wars

Dune: Spice Wars resgata a tradição da série no mundo da estratégia apresentando uma experiência na qual até quatro jogadores podem se divertir juntos. No comando de uma facção, o jogador precisa lutar pelo domínio do deserto de Arrakis, superando tanto outros exércitos quanto o meio-ambiente.

Inspirado diretamente nos livros, o título traz nomes e personagens conhecidos, embora deixe um pouco de lado a parte narrativa. Um de seus elementos mais legais são os Vermes de Areia, que podem arruinar totalmente o exército ou colheitadeiras de jogadores desatentos. Atualmente, o game tem versões para PC e Xbox Series X|S.

5. Mad Max

Enquanto Mad Max não tem vermes gigantes ou batalhas especiais, quem se encantou pelos desertos de Duna vai encontrar algumas semelhanças no game. No papel de um sobrevivente a um mundo hostil, o jogador tem que se preocupar tanto com a construção de um carro veloz quanto com a administração da pouca água potável que resta disponível.

A ênfase em elementos de sobrevivência é o que mais aproxima o game das obras de Herbert, fazendo com que o jogador se sinta merecedor de cada pequeno avanço. Ele foi lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One e pode ser jogado através da retrocompatibilidade do PS5 e Xbox Series X|S.

4. Homeworld: Deserts of Kharak

Embora leve o nome de Homeworld, Deserts of Kharak deixa de lado as batalhas espaciais da série para se focar em um único planeta. Formado quase completamente por desertos, ele é habitado por tribos nômades que se envolvem em várias disputas políticas e guerras pelo controle dos poucos recursos naturais disponíveis.

Parte do gênero estratégia, o game traz inspirações claras em Duna, embora deixe os Vermes de Areia de lado. Lançado somente para PC, o título só peca pela pouca variedade de seus mapas multiplayer.

3. Star Wars Jedi: Fallen Order

A famosa saga criada por George Lucas tem fortes inspirações no mundo de Duna, especialmente quando pensamos no jovem Luke Skywalker, morador de um mundo desértico hostil que tem que lutar contra um Império. Enquanto Fallen Order não segue sua história, ele ainda compartilha muitos elementos familiares para os fãs das obras de Herbert.

Entre eles está a poderosa Ibdis Maw, que não esconde em nada sua inspiração nos famosos Vermes de Areia. Disponível para PC, PlayStation e Xbox, o título também tem uma sequência (Jedi: Survivor) que evolui muitos de seus elementos de gameplay e narrativa.

2. Warhammer 40K

Embora todo o universo de Warhammer tenha inspirações em Duna, isso fica especialmente evidente no mundo futurista de 40K. As influencias se misturam com pitadas de Alien e Starship Troopers para criar um universo gigantesco em crise constante, no qual os jogadores geralmente têm que responder aos comandos de um Imperador que domina todos a partir de princípios religiosos.

A série tem jogos nos mais diversos estilos e plataformas, se destacando por títulos de estratégia como Warhammer 40.000: Dawn of War, exclusivo do PC. Também há games de ação como Space Marines e, para quem procura algo mais recente na linha de XCOM, vale conferir Chaos Gate – Daemonhunters, disponível para PC, PlayStation e Xbox.

1. Mass Effect

Deixe os visuais mais “limpos” de Mass Effect de lado (e troque a ameaça do Império pela dos Reapers) e você tem uma saga espacial capaz de conquistar os fãs de Duna. Embora as intrigas políticas da série sejam bem menos sutis, ela também traz guerras massivas e muitos personagens intrigantes.

As referências mais diretas às obras de Herbert acontecem nos planetas desérticos e em Andromeda, onde enfrentamos o que só podes ser descrito como um Verme Robótico. O melhor jeito de entrar na franquia é com sua Legendary Edition, disponível para PC, Xbox e PlayStation.

Menção honrosa: Dune Awakening

Para quem busca uma experiência imersiva no universo de Duna, a dica é ficar de olho em Dune Awakening. O jogo promete entregar uma experiência de MMO de sobrevivência aprofundada nesse universo de ficção científica.

Enquanto o jogo ainda não possui uma data de lançamento definida, a estreia está marcada para este ano. O título possui versões confirmadas para PC, PlayStation 5, Xbox Series S e X — confira mais detalhes aqui!

E aí, qual seu jogo favorito da lista? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.