Relembre 6 jogos de PS2 que fazem 20 anos em 2024

4 min de leitura
Imagem de: Relembre 6 jogos de PS2 que fazem 20 anos em 2024
Imagem: Rockstar Games

O PlayStation 2 é um console que deixou saudades em muitas pessoas, especialmente os brasileiros. E não, não nos referimos a ele dessa forma por conta da pirataria, mas sim pela quantidade de títulos que fizeram sucesso com a comunidade.

Caso precise de alguns exemplos, vamos olhar atentamente a relação abaixo. A lista a seguir traz seis games que foram lançados em 2004 e, por consequência, estão celebrando 20 anos desde que chegaram às lojas. Confira!

6. Spider-Man 2

Spider-Man 2 é tido por muitos como um dos games mais divertidos do PS2.Spider-Man 2 é tido por muitos como um dos games mais divertidos do PS2.Fonte:  Eurogamer/Reprodução 

O Cabeça de Teia teve games memoráveis em praticamente todas as plataformas. O PlayStation 2 não ficou fora da lista, sendo que muitos consideram Spider-Man 2 como um dos melhores títulos do herói na plataforma.

Um dos principais atributos para considerá-lo memorável 20 anos depois são suas mecânicas. Balançar nas teias é algo que exige treino, já que o Aranha toma dano se cair de uma altura elevada. Também é possível desbloquear e fazer upgrade em habilidades, e até enfrentar inimigos clássicos como Rhino, Mysterio e Doutor Octopus.

E não pense que a vida do herói aqui se resumia a enfrentar vilões. Quer uma prova? Você certamente deve ter corrido loucamente por Nova York no minigame de entregar pizzas.

Além de boas doses de desafio, ele ainda traz uma música que acelera conforme os segundos passam, causando desespero ao ver que o tempo está acabando. Épico!

5. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King

Dragon Quest VIII foi o primeiro da franquia a ter personagens dublados.Dragon Quest VIII foi o primeiro da franquia a ter personagens dublados.Fonte:  GameBlast/Reprodução 

A série Dragon Quest teve apenas um game canônico no PlayStation 2. Graças às capacidades do console, Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King é tido por muito como um dos melhores da franquia.

É verdade que o game tem um começo um pouco lento no enredo, além de revelar que está perto do fim quando você alcança o nível 40 — um mal de praticamente todos os Dragon Quest. Entretanto, ele rompeu barreiras por ser o primeiro da série a contar com personagens dublados.

Outro ponto que o ajudou a conquistar o público é que explorar o mapa traz recompensas. Mesmo fora dos calabouços, cada área pode esconder um baú com item ou equipamento. Some a isso um calabouço extra após os créditos e terá um game que passa fácil de 60 horas.

4. Red Dead Revolver

Muito do que a Rockstar fez em Red Dead Redemption existe graças a Red Dead Revolver.Muito do que a Rockstar fez em Red Dead Redemption existe graças a Red Dead Revolver.Fonte:  Sony/Divulgação 


Não há dúvidas de que a Rockstar Games se consolidou com games de Velho Oeste após Red Dead Redemption. Porém, ela já havia explorado esse ambiente muito antes com Red Dead Revolver.

Diferente do game estrelado por John Marston, Red Dead Revolver tinha uma pegada mais arcade. A jornada era focada em uma ação mais direta, com direito a habilidades especiais de tiros múltiplos e câmera especial para eliminações mais estilosas.

Outro ponto importante é que ele conta com uma modalidade multiplayer para até quatro jogadores. É possível selecionar entre oito personagens com habilidades distintas, participando em três modos de jogos diferentes que, no fim, têm o mesmo objetivo: ser o último a ficar em pé.

3. Killzone

Killzone é mais um clássico na lista de grandes FPS do PS2. Killzone é mais um clássico na lista de grandes FPS do PS2. Fonte:  CenaPop/Reprodução 


É verdade que a série Killzone anda um pouco esquecida pela Sony, mas ela ainda continua marcante para muitas pessoas. E, claro, se está nessa lista é porque estamos falando de uma história que começou há 20 anos.

Killzone não chamou a atenção da comunidade apenas por ter uma pegada futurista. Diferente de outros games, aqui tínhamos uma IA capaz de correr ao ver uma granada, além da possibilidade de um segundo modo de disparo em diversas armas, seja na campanha ou no multiplayer.

Isso tudo, somado a uma campanha que pode ultrapassar mais de 19 horas caso complete tudo, fez o título vender mais de 2 milhões de cópias só no PS2.

2. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Se você jogou MGS3, certamente guarda a luta final com carinho na memória.Se você jogou MGS3, certamente guarda a luta final com carinho na memória.Fonte:  Windows Central/Reprodução 


Eis um dos grandes clássicos existentes no PS2. A série Metal Gear dispensa muitas apresentações, e talvez o terceiro game seja um dos ápices da genialidade de Hideo Kojima.

Metal Gear Solid 3: Snake Eater é um daqueles games para ser apreciado calmamente. Seja por conta da história com diversas reviravoltas ou por apresentar a batalha final em um belíssimo cenário, o título prende a atenção e surpreende até mesmo com inimigos carismáticos.

A genialidade de Kojima também se mostra viva em diversos aspectos. Vários desafios apresentam mais de uma resolução para os problemas, e aqui podemos até falar do truque do calendário para vencer o famigerado The End. Tudo isso só mostra que ele fez jus às mais de 3,7 milhões de cópias vendidas, e também ao remake que está a caminho na nova geração.

1. GTA: San Andreas

GTA: San Andreas é tido por muitos como o melhor episódio da franquia.GTA: San Andreas é tido por muitos como o melhor episódio da franquia.Fonte:  Polygamia/Reprodução 

Vamos fechar essa lista com chave de ouro, pois GTA: San Andreas também está completando 20 anos de lançamento no PS2. Este possivelmente foi o primeiro contato de muitos com a série, e já oferecia várias possibilidades.

Quer provas? Você certamente sentiu liberdade real ao pilotar por estradas longas interligando cidades. Há grandes chances de também ter perdido minutos explorando sua casa recém-comprada, ou pensando qual atributo de CJ iria melhorar no melhor estilo RPG.

Além disso, GTA: San Andreas tem alguns dos melhores vilões da franquia, incluindo Big Smoke e o famigerado Officer Tempeny. Ou seja, um pacote completo para divertir por bastante tempo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.