Nada de português: Magic e Dungeons & Dragons deixarão de receber conteúdo em PT-BR

2 min de leitura
Imagem de: Nada de português: Magic e Dungeons & Dragons deixarão de receber conteúdo em PT-BR
Imagem: GettyImages

A Wizards of the Coast, empresa responsável pelas franquias Magic: The Gathering e Dungeons & Dragons, anunciou o fim da tradução para o português do Brasil de conteúdos e produtos de ambas as marcas. O comunicado oficial foi divulgado na última sexta-feira (23).

No caso de Dungeons & Dragons, que é um dos sistemas de RPG mais populares do mundo, a decisão acontece após cinco anos da chegada da companhia oficialmente em território nacional. A publicação acontecia a partir da Galápagos Jogos em uma aliança com a Gale Force Nine.

A Wizards of the Coast, que pertence à gigante Hasbro, justificou a medida por causa de baixas vendas em comparação com o aumento de custos na produção dos materiais. Os três livros já planejados e confirmados — Fizban’s Treasury of Dragons, Journeys Through the Radiant Citadel e Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen — serão lançados normalmente ainda em português do Brasil, mas são os últimos.

Outros idiomas continuarão tendo suporte normalmente. As línguas atualmente com conteúdo de D&D são inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês.

Conteúdos de Magic também perdem localização

No caso das cartas de Magic: The Gathering, a justificativa foi parecida. A companhia cita "custos subindo e mudanças na demanda global", ou seja, baixas vendas nesse tipo de conteúdo em determinadas regiões.

Ainda assim, no comunicado, ela argumenta que o jogo "continua crescendo" e que ela tenta "tornar ele acessível para a audiência mais variada possível". A franquia estava disponível em nosso idioma há mais tempo: desde a metade da década de 1990, próximo do lançamento original.

Os boosters do último lançamento de Magic em português do Brasil.Os boosters do último lançamento de Magic em português do Brasil.Fonte:  Wizards of the Coast 

Os pacotes promocionais da série Outlaws of Thunder Junction já não sairão em nosso idioma. O último lançamento localizado em português para o nosso país é Modern Horizons 3.

No caso dos conteúdos em português do Brasil, um dos argumentos é de que cartas em inglês estão virando cada vez mais populares no país, o que não justificaria manter o suporte ao idioma. Decisões parecidas foram tomadas com as cartas em russo e chinês simplificado.

Por enquanto, o jogo Magic: The Gathering Arena ainda segue com a localização para o nosso idioma. Além disso, a Wizards of the Coast garante que não vai abandonar a cena nacional em termos de "oportunidades de jogo" nem deixar de disponibilizar os produtos — agora todos em inglês.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.