8 Filmes e séries para quem curte Dungeons & Dragons

Imagem de: 8 Filmes e séries para quem curte Dungeons & Dragons
Imagem: IMDB
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes é o novo filme baseado no RPG mais famoso do mundo. Nele, um ladrão e seu grupo embarcam em uma jornada para recuperar uma antiga relíquia mágica. Um enredo bem clichê, assim como uma boa aventura no jogo.

Entretanto, esse não foi o primeiro longa inspirado no RPG. Desde filmes e desenhos com o mesmo nome, até outras obras bem similares, e que ajudam a inspirar mestres a criarem aventuras para seus jogadores.

Em cima disso, o Minha Série traz uma lista com oito filmes e séries para os fãs de D&D, e que podem inspirar os seus jogos. Confira!

1. A Lenda de Vox Machina - Prime Video

A animação surgiu justamente de uma campanha de Dungeons & Dragons, na famosa websérie Critical Role, que mostra partidas ao vivo do RPG. Ela conta a história de um grupo de mercenários que precisa salvar o seu reino de uma ameaça maligna.

A Lenda de Vox Machina (2022)A Lenda de Vox Machina (2022)Fonte:  Prime Video 

O tom humorado da série faz com que seja uma inspiração para uma aventura mais descontraída de RPG. Além de personagens nada comportados, também é possível abusar do exagero e do comportamento fora do padrão, assim como a animação.

2. Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora

O primeiro filme totalmente inspirado em Dungeons & Dragons dividiu opiniões. Enquanto muitos fãs do jogo elogiaram a fidelidade do enredo, outros acharam tudo muito exagerado e com um humor desproporcional.

Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora (2000)Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora (2000)Fonte:  Slashfilm 

Entretanto, há uma unanimidade em afirmar que foi um tanto emocionante ver o mundo de D&D representado em um longa, repleto de estrelas da época. Se aventura não foi tão satisfatória, pelo menos os personagens podem ser facilmente utilizados no RPG de mesa.

3. Coração de Dragão

Coração de Dragão foi um dos primeiros filmes a reproduzir com fidelidade as famosas criaturas místicas. A história gira em torno de um cavaleiro que busca exterminar todos os dragões do mundo. Entretanto, no último que resta, ele acaba criando uma grande amizade e passa a ser seu maior protetor.

Coração de Dragão (1996)Coração de Dragão (1996)Fonte:  YouTube 

Além de reproduzir uma das criaturas mais famosas do mundo dos RPGs, o longa também traz um enredo na era medieval, que poderia facilmente servir como plano de fundo para uma boa aventura nas regras de D&D.

4. Willow: Na Terra da Magia - Disney Plus

Willow: Na Terra da Magia conta a história de uma criança destinada a destruir a feiticeira Bavmorda, e acabar com seu reinado maligno. Cabe ao anão Willow proteger a pequena antes que a malvada acabe com ela antes de se tornar uma jovem guerreira.

Willow: Na Terra da Magia (1988)Willow: Na Terra da Magia (1988)Fonte:  IMDB 

O mundo encantado de Willow é perfeito para ser explorado em partidas de Dungeons & Dragons, principalmente por conta de suas regiões mágicas, e de seus personagens com feitiços variados.

5. O Senhor dos Anéis - Amazon Prime Video

Além de ter inspirado muitos jogos de RPG, O Senhor dos Anéis chegou a ganhar um jogo exclusivo. Entretanto, o mesmo não teve o mesmo sucesso dos livros, e tão pouco chegou a fazer concorrência com o popular Dungeons & Dragons.

O Senhor dos Anéis (2001)O Senhor dos Anéis (2001)Fonte:  IMDB 

Com personagens de diferentes raças e classes, qualquer um dos filmes da trilogia é um palco perfeito para uma aventura de RPG. Afinal, quem não gostaria de ser Frodo, Aragorn, Legolas, ou Gimli, eu uma batalha contra Sauron e outras criaturas místicas?

6. A Caverna do Dragão

Um dos desenhos mais famosos já exibidos no Brasil, A Caverna do Dragão é uma animação que foi inspirada justamente em Dungeons & Dragons. Nela, um grupo de jovens entra em um brinquedo em um parque, e acabam caindo no reino da fantasia, onde assumem classes e devem lutar contra criaturas místicas, além de encontrar o caminho para casa.

A Caverna do Dragão (1983)A Caverna do Dragão (1983)Fonte:  IMDB 

O desenho, que nunca teve um final, é perfeito para quem busca ideias para a sua aventura. Além de contar com personagens prontos, e de diferentes tipos de classes, a animação também traz criaturas e elementos do famoso RPG.

7. Hércules: A Lendária Jornada

Exibido exaustivamente no final dos anos 90 aqui no Brasil, Hércules: A Lendária Jornada é um seriado que conta as aventuras do semideus. Nele, o filho de Zeus deve proteger os humanos em um mundo repleto de criaturas místicas e deuses malignos. Para isso, ele irá usar a sua super força e a ajuda de aliados como Iolaus e Xena.

Hércules: A Lendária Jornada (1995)Hércules: A Lendária Jornada (1995)Fonte:  IMDB 

Tanto o seriado, como seu derivado, Xena: A Princesa Guerreira, podem servir de aventuras para Dungeons & Dragons. Além de também se passarem na Era Medieval, ambos contam com criaturas comuns do mundo do RPG.

8. Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos - Netflix

Baseado no famoso game de estratégia, Warcraft conta a história de um grupo de Orcs que atravessam um portal rumo a pacífica terra de Azeroth. Entretanto, ao chegar lá, iniciam uma batalha contra os humanos em busca do domínio na região.

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)Fonte:  Netflix 

Assim como o videogame, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos também é uma incrível inspiração para partidas de Dungeons & Dragons. Além de trazerem combates entre Orcs e Humanos, onde o jogador poderia escolher de qual raça seria, também há criaturas no game que poderiam ser usadas no RPG de mesa.

Agora que você já conhece bons filmes e séries que poderiam servir de palco para suas aventuras de D&D, basta reunir seus amigos e curtir uma boa jogatina de RPG.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.