Magic: The Gathering: quais são os principais formatos do jogo?

2 min de leitura
Imagem de: Magic: The Gathering: quais são os principais formatos do jogo?
Imagem: Wizards of the Coast

Magic: The Gathering é um dos trading card games mais famosos no mundo inteiro, contando com uma gigantesca base de jogadores fieis ao longo de seus 30 anos de história.

E para quem está pensando em iniciar sua jornada no MTG ou até mesmo conhecer outros modelos do jogo, a Wizards of The Coast decidiu criar um guia sobre os diferentes formatos, chamando influencers conhecidos da comunidade para ajudar nas explicações. Confiram abaixo:

Quais são os formatos de disponíveis em Magic: The Gathering?

Standard

O formato padrão do TCG, que só pode incluir itens das coleções mais recentes, com um mínimo de 60 cards, mas sem limite máximo. Com um estilo dinâmico, suas partidas são de um contra um, durando por volta de 20 minutos, e disputadas em melhor de três, com a segunda e terceira dando acesso ao sideboard - o banco de reservas do MTG.

O Standard é o mais acessível para quem está tentando entrar no universo do game, além de muito utilizado nas competições amadoras e profissionais. “O legal do formato é justamente que ele pode ser a ponte entre você jogar na loja, por créditos, ou pela glória de ser o melhor do mundo. Além disso, é uma grande vitrine do que aconteceu de mais recente no MTG”, explica o jogador e streamer Rudá Andrade.

Commander

Considerado um dos mais tradicionais e casuais de Magic, é perfeito para quatro jogadores, contando com um deck formado por 99 cartas e mais uma de criatura lendária, que serve como um comandante, com os outros cards escolhidos sendo levando em conta a cor e habilidades únicas do personagem.

Tirando os terrenos, não pode haver repetições nesse formato, e as partidas tendem a durar mais de uma hora. Também é uma excelente opção para iniciantes, trazendo decks pré-montados que facilitam o aprendizado e dando também a chance de veteranos descobrirem novas interações e combinações.

"Commander é uma grande experiência de jogo e social e, ao meu ver, o melhor jeito de se jogar Magic: The Gathering”, afirmou o criador de conteúdo Deco, do canal cEDH Brasil.

Pauper

O Pauper utiliza as regras padrão de MTG, trazendo um formato bastante acessível para quem está começando por só poder conter cartas de raridade comum.

Suas partidas duram em torno de 15 e 45 minutos, e mesmo sem marcar presença em grandes competições, é muito utilizado em torneios locais. “É considerado um formato intermediário entre o casual e competitivo”, disse Alexandre Weber, streamer de Magic e tricampeão brasileiro nessa modalidade.

Legacy

Outro formato que utiliza o padrão tradicional de no mínimo 60 cartas, mas a diferença é que nele os jogadores podem incluir todos os cards já lançados em MTG, o que oferece a chance de abusar da criatividade durante a construção dos decks, algo que tende a ser muito interessante, porém pode ser uma dificuldade para os iniciantes devido a imensa quantidade de opções disponíveis.

Normalmente é disputado em partidas de melhor de três ou cinco, se encaixando muito bem tanto no cenário casual quanto competitivo.

“Quando falamos do Legacy, não podemos deixar de citar os campeonatos. Esse é um formato com ligas, torneios e circuitos espalhados por todo o país e tem uma base de jogadores fiéis”, afirmou o jogador e streamer Pedro “Mestre PedroK”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.