7 acessórios gamers bizarros dos anos 80, 90 e 2000

3 min de leitura
Imagem de: 7 acessórios gamers bizarros dos anos 80, 90 e 2000
Imagem: YouTube

As gerações antigas nos brindaram de diversas formas. Além de jogos que ficaram marcados no imaginário de muitas pessoas, esses consoles também receberam acessórios variados, sendo que alguns deles eram no mínimo curiosos.

Você sabia, por exemplo, que o Game Boy teve um sonar para ajudar a pescar? Ou que a Sega trabalhou em controle com sensor de movimentos para Mega Drive? Caso queira conhecer ou relembrar, é exatamente sobre itens do gênero que falaremos nas linhas a seguir.

7. Óculos 3D para Famicon

Famicom teve um acessório 3D muito antes do Virtual Boy, mas também não deu certo e fracassou nas vendas.Famicom teve um acessório 3D muito antes do Virtual Boy, mas também não deu certo e fracassou nas vendas.Fonte:  Famicom World/Reprodução 

Engana-se quem pensa que a primeira tentativa da Nintendo no mundo 3D foi o com Virtual Boy. Caso duvide, basta observar esse acessório que foi lançado para o Famicom, o NES japonês.

O visual do item até lembra um pouco o do Virtual Boy, mas aparenta ser mais confortável que o finado acessório. Porém, o óculos virtual para Famicom teve o mesmo caminho de seu sucessor, sendo considerado um fracasso em vendas pela casa de Mario.

6. Sonar para Game Boy

Quem curte uma boa pescaria sabe que existem diversos acessórios para melhorar a experiência no esporte. Porém, possivelmente nenhum deles se compara a esse sonar para Game Boy.

Este acessório foi desenvolvido pela Bandai exclusivamente para o mercado japonês, sendo capaz de funcionar a cerca de 19 metros submerso. Além disso, foi um bom auxiliar para os fãs de pesca por permitir usar a tela do portátil para verificar a existência de peixe nos arredores.

5. Konami LaserScope

Entre os anos 1980 e 1990, várias formas de entretenimento tinham uma visão bem curiosa sobre algo considerado futurista. Caso queira uma prova do que estamos falando, basta olhar para o LaserScope, lançado pela Konami em 1991.

A proposta aqui era oferecer uma jogabilidade de mãos livres, equipando um acessório que mais parecia um item para verificar o KI adversário em Dragon Ball Z. Para ele funcionar, basta olhar na direção desejada e gritar "fire" no microfone, o que certamente era bem curioso para o período.

4. Console banking

Caso desse certo, o Super Nintendo funcionaria como um precursor do Internet Banking.Caso desse certo, o Super Nintendo funcionaria como um precursor do Internet Banking.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Esse aqui infelizmente não viu a luz do dia por conta dos altos custos, mas seria no mínimo curioso. Afinal, a proposta desse acessório seria permitir o acesso à conta bancária de casa, utilizando o Super Nintendo para esse fim.

O pacote em questão consistia em um cartucho especial para realizar diversas transações bancárias, bem como um teclado para essa atividade. Evidentemente, ele não funcionaria em todos os países do mundo, mas seria bem visionário caso tivesse chegado às lojas.

3. Palmtop para Dance Dance Revolution

Para quem queria ficar no sofá jogando Dance Dance Revolution, esse palmtop era uma academia para os dedos.Para quem queria ficar no sofá jogando Dance Dance Revolution, esse palmtop era uma academia para os dedos.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Muitas pessoas conheceram duas formas de jogar Dance Dance Revolution: usando um tapete de dança ou com o próprio controle. Porém, uma terceira opção também foi disponibilizada no mercado: um palmtop.

Para quem quisesse ficar sentado no sofá e ainda assim ter a experiência verdadeira de Dance Dance Revolution, esse acessório era indicado. Ele foi lançado para PS1, e basicamente exigia mover os dedos rapidamente sobre os sensores em forma de setas e botão para dançar conforme a música.

2. Bicicleta ergométrica

Bicicleta ergométrica foi um dos acessórios mais "diferentões" dos anos 1990.Bicicleta ergométrica foi um dos acessórios mais "diferentões" dos anos 1990.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

E olha a Nintendo aqui mais uma vez. Dessa vez, a proposta era um acessório capaz de deixar qualquer jogador com a saúde em dia, já que estamos falando de uma bicicleta ergométrica para Super Nintendo realmente funcional.

Feita pela Life Fitness, a bicicleta ergométrica Extertainment funciona com dois jogos específicos: Exertainment Mountain Bike Rally e Exertainment Mountain Bike Rally/Speed Racer Combo. Ela também traz um controle adaptado nos dois guidões do equipamento, mas acabou não se popularizando muito entre os jogadores.

1. Activator

A Sega sempre foi conhecida por ser uma empresa visionária. Uma prova disso é que, bem antes do Wii, a companhia já havia lançado um controle com sensor de movimentos para o Mega Drive.

O Activator foi lançado no início dos anos 1990 como uma tentativa de jogatina livre de controles. O jogador se posicionava em uma estrutura que ficava no chão e era capaz de captar movimentos como pulos, chutes e socos. Porém, a precisão não ajudava muito, e isso acabou atrapalhando as vendas do item.

E você, lembra de mais algum acessório diferente lançado para consoles antigos? Compartilhe sua mensagem com os demais leitores usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.