7 curiosidades que você não sabia sobre o Super Nintendo

3 min de leitura
Imagem de: 7 curiosidades que você não sabia sobre o Super Nintendo
Imagem: Getty Images

O Super Nintendo é uma plataforma que teve seu ciclo encerrado há algumas décadas. Porém, ainda hoje, dá para se surpreender com algumas inovações e curiosidades associadas a um dos consoles mais famosos da casa de Mario.

Aliás, a proposta deste artigo é justamente trazer algumas curiosidades do querido Super Nintendo. Preparado para mais essa jornada no mundo das lembranças? Então vamos lá!

1. Fliperama do Super Nintendo

Fliperama do Super Nintendo fez sucesso nos anos 90.Fliperama do Super Nintendo fez sucesso nos anos 90.Fonte:  GiantBomb 

O Super Nintendo nasceu como um console de mesa, mas muitas pessoas não fazem ideia de que ele chegou a ter um fliperama. 

Nessas cabines conhecidas como Nintendo Super System, os jogadores podiam pagar e jogar games como Super Mario World, F-Zero, Contra 3: The Alien Wars, RoboCop 3, Lethal Weapon e ActRaiser. Após selecionar o jogo, bastava apertar Start para começar a brincadeira.

Infelizmente, essas máquinas nunca chegaram de maneira oficial ao Brasil. O funcionamento delas era muito próximo ao que vimos nas antigas locadoras de jogos, pois ficavam ativas por um período específico caso não fosse alimentada com mais moedas.

2. Conexão online

Satellaview permitia ao Super Nintendo se conectar à internet.Satellaview permitia ao Super Nintendo se conectar à internet.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Talvez algumas pessoas não saibam, mas o Super Nintendo tinha um acessório exclusivo do Japão chamado Satellaview, que dava a ele a oportunidade de se conectar à internet.

Com sua ajuda, os jogadores podiam ouvir algumas músicas e até mesmo baixar jogos que não estavam disponíveis em cartucho. Para se ter uma ideia, o conteúdo incluía uma espécie de continuação para The Legend of Zelda: A Link to the Past e coisas referentes a Chrono Trigger.

Vale mencionar, que o Satellaview funcionava por apenas uma hora por dia em um período específico para receber as atualizações. Além disso, era necessário pagar uma taxa mensal para utilizá-lo.

3. Acesso ao banco

Cartucho tinha como meta permitir acessar ao banco direto do SNES.Cartucho tinha como meta permitir acessar ao banco direto do SNES.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Atualmente qualquer pessoa consegue acessar sua conta no banco e realizar pagamentos em um smartphone. Porém, e se dissermos que havia planos de permitir algo nesse sentido com o Super Nintendo?

O pacote em questão consistia em um cartucho especial para realizar diversas transações bancárias, bem como um teclado para essa atividade. Entretanto, a Nintendo cancelou esse projeto por conta dos altos custos envolvidos.

4. Pedalando para manter a forma

Você sabia que o SNES também teve uma bicicleta ergométrica entre os seus acessórios?Você sabia que o SNES também teve uma bicicleta ergométrica entre os seus acessórios?Fonte:  The Gamer/Reprodução 

Quando dissemos que o Super Nintendo era um console à frente de seu tempo, não estávamos brincando. Afinal, você conhece algum outro videogame que teve uma bicicleta ergométrica vendida como acessório?

Feita pela Life Fitness, a bicicleta ergométrica Extertainment funciona com dois jogos específicos: Exertainment Mountain Bike Rally e Exertainment Mountain Bike Rally/Speed Racer Combo. Ela também traz um controle adaptado nos dois guidões do equipamento, um projeto que tinha tudo para dar certo e acabou esquecido pelo tempo.

5. Retrocompatibilidade

Retrocompatibilidade seria um sonho, mas aumentaria o preço do console.Retrocompatibilidade seria um sonho, mas aumentaria o preço do console.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

As plataformas atuais possuem retrocompatibilidade com os jogos de seus antecessores, e por pouco o mesmo não aconteceu com o Super Nintendo e o Nintendinho.

No passado, a casa de Mario cogitou trabalhar em uma entrada adicional no console para rodar os games do NES, o que seria possível do ponto de vista técnico. Porém, isso elevaria o preço do console em US$ 75, algo que a empresa japonesa julgou não ser muito vantajoso.

Em um determinado momento foi pensado inclusive em desenvolver um cartucho que fosse capaz de rodar os games de Nintendinho. Todavia, esse projeto também foi descartado.

6. Primeiros conceitos

Ainda bem que a Nintendo decidiu descartar essas ideias todas.Ainda bem que a Nintendo decidiu descartar essas ideias todas.Fonte:  The Gamer/Reprodução 

O Super Nintendo possui um design relativamente próximo do que vimos no Nintendinho. Entretanto, por pouco, algumas ideias poderiam ter mudado drasticamente o futuro do console 16 bits da gigante japonesa.

Em seus primeiros conceitos, o Super Nintendo poderia ter chegado às lojas trazendo uma espécie de alavanca para ejetar os jogos. Havia até mesmo uma versão mais compacta com cores mais escuras no plástico. Para nossa sorte, nada disso se tornou real.

7. Lançamento tímido

F-Zero era um dos games disponíveis no lançamento do Super Nintendo.F-Zero era um dos games disponíveis no lançamento do Super Nintendo.Fonte:  Auto Papo/Reprodução 

Quem vê a biblioteca de jogos que do console certamente o julga como um console completo. A questão é que isso não foi sempre assim, já que seu lançamento foi bem modesto em termos de quantidade de games.

Assim que ele chegou às lojas nos Estados Unidos, haviam apenas cinco games disponíveis: Super Mario World, F-Zero, Pilotwings, Gradius III e SimCity. Levou mais um tempo até que novos games fossem lançados, e para nossa sorte isso não afetou o futuro da plataforma.

E você, conhece mais alguma curiosidade referente ao Super Nintendo? Compartilhe com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.