Pokémon Company fala sobre Palworld: 'vamos investigar e tomar medidas'

2 min de leitura
Imagem de: Pokémon Company fala sobre Palworld: 'vamos investigar e tomar medidas'
Imagem: Pocketpair

A Pokémon Company, empresa responsável por toda a franquia de jogos e produtos, comentou o caso Palworld pela primeira vez. O jogo não foi citado de forma direta, mas é claramente o assunto de um comunicado divulgado pela companhia japonesa nesta quinta-feira (25).

O curto texto informa que a empresa vai investigar a fundo as acusações de plágio e roubo de propriedade intelectual de Palworld. Investigações feitas e publicadas nos últimos dias nas redes sociais sugerem que vários dos Pals, como são chamadas as criaturas do jogo, supostamente tiveram texturas ou até modelos 3D roubados de Pokémon.

O que a Pokémon Company falou sobre Palworld

"Nós recebemos muitos questionamentos sobre um jogo de outra companhia lançado em janeiro de 2024. Nós não demos nenhuma permissão para o uso de elementos ou a propriedade intelectual de Pokémon naquele jogo", informa a marca, referindo-se ao projeto independente da Pocketpair.

A jogabilidade de Palworld envolve armas de fogo.A jogabilidade de Palworld envolve armas de fogo.Fonte:  Pocketpair 

A Pokémon Company diz então que vai "investigar e tomar medidas apropriadas para resolver qualquer ação que infrinja os direitos de propriedade intelectual relacionados com Pokémon". Até agora, não há um prazo estabelecido para que isso aconteça.

Além disso, em uma possível indireta à jogabilidade de Palworld, que coloca o treinador para bater nas criaturas e pode até dar armas para os Pals capturados, a companhia finaliza com uma mensagem positiva. "Nós continuaremos valorizando e cuidado de cada Pokémon e do seu mundo, trabalhando para unir o mundo através de Pokémon no futuro", encerra.

Em entrevista, um ex-chefe jurídico da Pokémon Company afirmou que o jogo pode ser considerado uma cópia.

Palworld já conquistou a indústria

Lançado para PC via Steam e Xbox Series X/S em 19 de janeiro de 2024, inclusive no catálogo do Game Pass. Palworld é um sucesso absoluto. O título já ultrapassou a marca de 8 milhões de cópias vendidas e quebrou um recorde histórico da Steam de jogadores simultâneos.

O jogo virou meme não apenas pelo nome sugestivo em português do Brasil, mas também por misturar elementos de sobrevivência e coleta de recursos com o uso de armas pelas criaturas — que são capturas por esferas mágicas e mantidas em um time, assim como a franquia mais famosa. Nas redes sociais, ele é constantemente chamado de "Pokémon com armas".

Um dos Pals, as criaturas de Palworld.Um dos Pals, as criaturas de Palworld.Fonte:  Pocketpair 

A desenvolvedora rejeitou qualquer tipo de acusação de cópia e ainda detalhou planos futuros para o projeto. A ideia é aos poucos adicionar elementos como crossplay, PvP e ilhas extras nos servidores.

Um mod feito por fãs que troca as aparências de personagens e criaturas de Palworld pelo visual de Pokémon chegou a ser anunciado. O projeto, entretanto, já foi encerrado após um contato da própria Nintendo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.