Palworld é 'imitação sem sentido', diz ex-executivo de Pokémon

2 min de leitura
Imagem de: Palworld é 'imitação sem sentido', diz ex-executivo de Pokémon
Imagem: Pocketpair

O jogo de aventura e sobrevivência Palworld, que é um dos maiores sucessos recentes da indústria, segue gerando polêmica pelas comparações com Pokémon. Agora, um antigo funcionário da franquia da Nintendo falou sobre o caso e se posicionou entre quem acha que o título é mesmo uma cópia.

O site GameFile entrou em contato com Don McGowan, um especialista que atuou como chefe do departamento jurídico da Pokémon Company entre 2008 e 2020. E, segundo o advogado, as acusações contra o título independente são mesmo válidas.

"Essa me parece ser uma imitação sem sentido frequente que eu via milhares de vezes por ano quando eu era o gerente jurídico de Pokémon. (...) Eu estou surpreso que ele tenha chegado tão longe", afirma McGowan.

Até o momento, a própria Nintendo ainda não se manifestou oficialmente sobre as polêmicas ou o jogo em si.

O lado do estúdio de Palworld

A desenvolvedora responsável por Palworld é acusada de copiar expressões faciais, visuais e elementos de Pokémon, além das múltiplas inspirações na jogabilidade.

A comunidade até chama o título de "Pokémon com armas", já que o uso de metralhadoras por humanos e criaturas é um dos aspectos mais chamativos do game.

A captura de criaturas de Palworld é feita com esferas mágicas.A captura de criaturas de Palworld é feita com esferas mágicas.Fonte:  Pocketpair 

O CEO da Pocketpair, Takuro Mizobe, já divulgou declarações sobre as acusações de cópia da franquia consagrada da Nintendo. O executivo se disse feliz pela "alta quantidade de feedback positivo" e rejeitou a ideia de plágio.

"Tenho sentimentos mistos sobre isso, porque Palworld é completamente diferente de Pokémon", explica Mizobe. A sua defesa se baseia principalmente no foco em sobrevivência do seu título, com elementos de coleta e construção mais voltados para jogos como ARK: Survival Evolved e Craftopia, que é da mesma desenvolvedora.

Cena de Palworld, o "Pokémon com armas".Cena de Palworld, o "Pokémon com armas".Fonte:  Pocketpair 

O título vendeu 5 milhões de cópias em apenas três dias, mesmo estando disponível também no catálogo para assinantes do Game Pass. Além disso, ainda em fase de acesso antecipado e com várias limitações, Palworld quebrou um recorde histórico da Steam: ele ficou atrás apenas de PUBG em número de jogadores simultâneos na plataforma — ultrapassando a marca de 1,8 milhões de usuários ativos.

Ainda nesta semana, um vídeo mostrado um mod que adiciona visuais de personagens e criaturas de Pokémon por cima de Palworld foi divulgado — e já foi derrubado, já que configura utilização não autorizada de propriedades intelectuais da Nintendo.

E você, o que acha da polêmica? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.