Quantos jogos existem em cada plataforma dos consoles?

5 min de leitura
Imagem de: Quantos jogos existem em cada plataforma dos consoles?
Imagem: Terra

O mercado de games está sempre em evolução, com novas plataformas e games chegando às lojas de tempos em tempos. Enquanto em número de consoles é mais fácil manter um rastreio, o mesmo não pode ser dito da quantidade de jogos, que está na casa dos milhares.

E aí a pergunta que fica no ar é: quantos jogos existem no mundo? Pensando nisso, a equipe do Voxel reuniu informações do número de games das principais plataformas, e você pode conferir cada um deles a seguir.

Quais são os números de jogos lançados em cada plataforma?

Para gerar essa lista, vamos começar de forma inversa, indo da que possui menos games até as mais populares quando falamos em número de jogos. Por motivos óbvios, essa relação vai excluir PlayStation 5, Xbox Series X/S e Switch - uma vez que o ciclo de vida deles ainda está em andamento.

Ah, o PC também vai ficar de fora pelo simples fato de que ele não para de receber títulos todos os meses, combinado? Acompanhe!

Master System - 312 jogos

(Fonte: VGPA/Reprodução)(Fonte: VGPA/Reprodução)Fonte:  VGPA 

Começamos nossa lista com o Master System. O console 8 bits da TecToy teve 312 títulos em seu catálogo, contando inclusive aqueles que foram exclusivos de algumas regiões - desse total, 15 saíram apenas no Japão, 4 ficaram presos nos Estados Unidos, 158 só deram o ar da graça na Europa e 22 são exclusivos do Brasil (entre eles o clássico Street Fighter 2).

Nintendo 64 - 393 jogos

A plataforma de 64 bits da Nintendo foi a segunda da relação com menos títulos chegando às lojas: apenas 393 jogos, mesmo considerando aqueles que ficaram presos apenas no Japão.

Dreamcast - 624 jogos

Último console da Sega a ver a luz do dia, o Dreamcast recebeu títulos importantes em sua biblioteca de games, que fechou sua participação no mercado com 624 títulos lançados.

GameCube - 653 jogos

Apesar de muitas pessoas não concordarem, o GameCube e sua biblioteca de 653 jogos foi bastante importante para o amadurecimento da Nintendo com alguns títulos (como Eternal Darkness) e até o nascimento de novas franquias - Luigi's Mansion é um dos exemplos.

NES - 706 jogos

O próximo console da relação é o Nintendinho, com 706 títulos disponibilizados. Aliás, se fossemos considerar aqueles que foram criados de maneira ilegal, esse número seria um pouco mais alto.

Wii U - 783 jogos

O Wii U foi um console da Nintendo que não teve um ciclo de vida tão longo, o que acabou refletindo no número de títulos disponibilizados para a plataforma: 783 ao todo.

Mega Drive - 878 jogos

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Foi no Mega Drive que muitas pessoas viram séries de peso nascendo, como Shining Force e outras que permanecem na ativa até hoje. O saudoso "meguinha" certamente ainda traz diversas boas memórias para muitas pessoas com os seus 878 games disponibilizados no mercado.

Xbox - 997 jogos

O Xbox foi a primeira aposta da Microsoft com a sua atual família de consoles, por isso não recebeu um número tão grande de jogos se comparado a outros ou mesmo seus irmãos mais novos, encerrando seu ciclo com 997 games.

Saturn - 1047 jogos

O Saturn é outro console que ocupa um espaço especial no coração de muitas pessoas, e muito disso se deve a sua biblioteca de games contendo nomes como Virtua Fighter 2, Resident Evil e muitos outros.

PSP - 1914 jogos

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução

O portátil mais popular da Sony não foi o que teve mais jogos em sua biblioteca (1914 no total), mas certamente deu a oportunidade de curtirmos vários títulos de peso ao longo do seu ciclo de vida, como dois God of War e muito mais.

PS Vita - 2198 jogos

Apesar de ter uma vida mais curta se comparada ao PSP, o PS Vita ainda conseguiu emplacar um número maior de lançamentos ao totalizar 2198 títulos em sua biblioteca.

Nintendo 3DS - 1349 jogos

O Nintendo 3DS foi o último portátil oficial da Nintendo, encerrando o seu ciclo de vida com 1349 games disponibilizados para o público.

Game Boy Advance - 1498 jogos

Golden Sun, Castlevania, games do Mario... Não há dúvidas de que o GBA tem um lugar especial na memória de muitos, que dificilmente não vão lembrar de alguns dos 1498 títulos ao falar do portátil.

Wii - 1597 jogos

Com o seu controle capaz de captar os movimentos dos jogadores, os desenvolvedores conseguiram explorar diversas ideias em muitos dos 1597 títulos lançados no console.

Super Nintendo - 1756 jogos

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Talvez o console mais popular da Nintendo - os colecionadores que o digam! -, o Super Nintendo abrigou em sua biblioteca 1756 jogos, somando tanto aqueles que chegaram aos Estados Unidos quanto os que ficaram presos no Japão.

Nintendo DS - 2030 jogos

Quando falamos em número de jogos, o Nintendo DS certamente é o portátil mais popular da marca. Afinal, nenhuma outra plataforma da casa de Mario conseguiu emplacar mais de dois mil games em sua biblioteca.

Xbox 360 - 2154 jogos

Somando tanto os títulos lançados de forma física quanto digitalmente, o Xbox 360 por pouco não fez o seu caminho no top 5 - afinal, a diferença entre ele e o PlayStation 3 fica pouco acima de 100 jogos.

PlayStation 3 - 2278 jogos

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Eis que chegamos ao primeiro console de mesa da família PlayStation nessa lista, que conseguiu somar 2278 títulos considerando tanto a frente física quanto os lançamentos digitais.

Xbox One - 2708 jogos

O Xbox One é, de longe, o console da Microsoft com o maior número de títulos disponibilizados no mercado: 2708 jogos para alegrar a todos os tipos de jogadores.

PlayStation 4 - 3163 jogos

O PlayStation 4, assim como o Xbox One, ainda recebe um game aqui e outro ali, mas vem perdendo sua força há algum tempo. Mesmo assim, é o único dessa lista a ter ficado na casa de três mil jogos.

PlayStation 1 - 4106 jogos

Muitas séries nasceram ou se fortaleceram no primeiro PlayStation, e isso é certamente repassado para o número de games que ele possui em sua biblioteca: "apenas" 4106 jogos, garantindo a prata para a plataforma.

PlayStation 2 - 4380 jogos

Não deu outra: o PlayStation 2 é a plataforma que conta com mais títulos em sua biblioteca, e possivelmente o console mais importante quando tentamos imaginar quantos jogos existem no mundo.

E então, você fazia ideia da quantidade de jogos que existiam em cada uma das plataformas citadas? Continue de olho aqui no Voxel para ficar por dentro desse e outros assuntos gamers!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.