Super Nintendo: veja os 10 jogos mais emulados do console

6 min de leitura
Imagem de: Super Nintendo: veja os 10 jogos mais emulados do console
Imagem: Nintendo

O Super Nintendo é um dos consoles de maior sucesso da casa de Mario, sendo lembrado ainda hoje por milhares de pessoas. Por meio da emulação, muitos jogadores buscam uma forma de reviver os clássicos do passado em seus computadores, portáteis ou smartphones.

Pensando nisso, vamos mostrar na sequência quais são os dez jogos mais buscados para emulação e que ainda ajudam a manter viva as memórias do clássico videogame 16 bits da Nintendo.

Confira a relação, que foi montada com base no número de downloads dos principais sites focados na prática.

10. F-Zero


F-Zero foi um dos primeiros grandes títulos da Nintendo para Super Nintendo. O título caiu no gosto do público por trazer corridas repletas de velocidades aliadas a uma ambientação mais futurista.

F-Zero permite escolher entre quatro pilotos diferentes, sendo um deles Capitain Falcon, que ainda continua dando as caras nos games da franquia Smash Bros. e por pouco não se tornou o mascote oficial do Super Nintendo. O objetivo é avançar por pistas em que a dificuldade aumenta a cada volta, já que é preciso ficar em um limite de posições para não ser eliminado.

O game também traz uma trilha sonora eletrizante e certamente deve estar experimentando um novo boom de popularidade por conta de F-Zero 99, lançado em setembro para Switch.

9. Super Mario All-Stars + Super Mario World


Super Mario All-Stars + Super Mario World é a versão mais completa para quem deseja a melhor experiência ao lado do encanador no Super Nintendo. O título traz cinco jogos em seu pacote: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3, Super Mario Bros. The Lost Levels e Super Mario World.

Com exceção de Super Mario World, os outros quatro games foram totalmente refeitos e tiveram seus gráficos atualizados para o estilo 16 bits. A novidade deixou games como Super Mario Bros. 2 e 3 ainda mais belos e cativantes para o público que gosta de um bom jogo de plataforma.

8. Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

Não há dúvidas de que Donkey Kong Country apresentou um estilo de jogo totalmente diferente no quesito gráfico para os donos de Super Nintendo. No entanto, certamente Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest aparece como o favorito de muitos dentro da trilogia.

Essa aventura deixa Donkey Kong de lado e traz Dixie Kong como parceira de Diddy  — e por um pouco quase não teve Cranky Kong como terceiro personagem controlável — para uma aventura com o intuito de resgatar Donkey Kong das garras de Kapitão K. Rool. Para isso, os macacos contam com suas próprias habilidades e a ajuda de alguns animais, entre eles a aranha Squitter e o papagaio Quawks.

Além de uma boa aventura, outro grande destaque do game é a sua trilha sonora magistral composta por David Wise, o que inclusive fez com que o CD com as principais faixas do game fosse encartado na caixa do jogo.

7. Chrono Trigger


Chrono Trigger é um RPG que dispensa grandes apresentações, já que estamos falando de um dos melhores games do console e um título muito à frente de seu tempo. O RPG trouxe elementos como múltiplos finais e possibilidade de combinar os poderes dos personagens para gerar técnicas mais fortes.

Mesmo com versões disponibilizadas para várias plataformas, é curioso observar que a edição de Super Nintendo ainda segue como uma das mais buscadas por diversos jogadores. Afinal, é interessante ver como esse grande clássico se comporta em sua forma original.

6. EarthBound


EarthBound é um daqueles RPGs que talvez não tenha sido muito compreendido em seu tempo, e a ideia de marketing adotada pela Nintendo para sua divulgação não ajudou muito: em vários materiais havia mensagens do tipo "este game fede" e coisas do gênero. Além disso, ele vinha em uma caixa gigante perto das convencionais por conta do guia encartado em seu interior, o que talvez também tenha assustado potenciais jogadores.

Entretanto, quem se arriscou por aqui teve a agradável surpresa de se divertir em um game com diversos momentos emocionantes ao longo da jornada. Isso sem falar nas referências a vários elementos da cultura pop, como Beatles e o monstro do lago Ness.

Como ele não vendeu muitas cópias no período em que foi lançado e com cartuchos comercializados por preços próximos de R$ 2.000, muitos recorrem à emulação para ver como Ness e seus amigos encararam os perigos trazidos à Terra por Giygas (que, aliás, é um dos vilões mais medonhos que já apareceram em um jogo).

5. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars


Mario experimentou diversas aventuras diferentes em sua passagem pelo Super Nintendo, mas certamente uma das que mais caiu no gosto do público foi Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, criado graças a uma parceria entre Nintendo e Squaresoft.

Unindo o carisma da turma do Reino dos Cogumelos e a experiência da Squaresoft com games de RPG, o público teve a chance de acompanhar uma aventura leve, mas que ainda assim era capaz de entregar um pouco de desafio em seus combates por turnos e vários easter eggs para procurar.

A crescente em sua popularidade atualmente pode ter relação com Super Mario RPG Remake, que chegará ao Switch em 17 de novembro com gráficos melhorados e outras novidades.

4. Super Metroid


A segunda aventura protagonizada por Samus Aran também aparece na lista dos games mais baixados para emulação no Super Nintendo, ocupando a quarta posição dessa lista. Aliás, uma curiosidade que talvez algumas pessoas não saibam é que Samus tem relação com Pelé, e você pode saber um pouco mais sobre o assunto neste artigo especial.

Tido por muitos como a melhor entrada dessa série, Super Metroid trouxe várias áreas para explorar e ainda brindava o jogador com três finais diferentes conforme a velocidade para chegar até o último confronto e superá-lo.

3. The Legend of Zelda: A Link to the Past


Games da série Zelda sempre se mostraram populares em qualquer plataforma nas quais aportam, e com The Legend of Zelda: A Link to the Past as coisas não seriam diferentes.

A Link to the Past trouxe uma perspectiva diferente à série ao permitir explorar dois mundos diferentes (Light World e Dark World), coletar itens importantes em cada um dos calabouços visitados e desbravar cada canto de Hyrule em busca de segredos e novidades.

Por falar em novidade, sabia que A Link to the Past por um pouco não trouxe um sistema de party como o visto em RPGs convencionais? A novidade foi revelada pelo próprio Shigeru Miyamoto há alguns anos.

"Desde que comecei a fazer o primeiro game da série, eu dizia que o terceiro Zelda deveria ter um grupo, consistindo num protagonista que seria um mix de elfo com lutador, um mago, e uma garota. A fada que aparece em The Adventure of Link é, na verdade, um membro do grupo desenhado para o Zelda 3", explicou Miyamoto em uma entrevista

2. Donkey Kong Country


Donkey Kong Country certamente é um game que fez o nome da Rare ganhar força entre as grandes empresas, já que ela conseguiu alcançar uma maestria gráfica no Super Nintendo elogiada por muitos até hoje.

A proposta aqui é bem simples, já que a aventura estrelada por Donkey Kong e Diddy Kong traz elementos clássicos de game de plataforma, além de diversas passagens secretas para explorar em busca de fases de bônus e outras surpresas.

1. Super Mario World


Por fim, o game que acompanhou praticamente todas as unidades de Super Nintendo ocupa o posto de game mais popular da plataforma quando falamos em emulação.

Super Mario World se diferencia de outros títulos estrelados pelo encanador por trazer o conceito de caminhos alternativos, fases com mais de uma saída e até mesmo a estreia de Yoshi como ajudante de Mario e Luigi em mais uma aventura com o intuito de salvar a princesa Peach.

E aí, o seu título favorito apareceu nessa lista? Quais games entrariam no seu top 10 do Super Nintendo? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel usando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.