Conheça as 10 melhores trilhas sonoras de jogos de Super Nintendo

4 min de leitura
Imagem de: Conheça as 10 melhores trilhas sonoras de jogos de Super Nintendo
Imagem: Nintendo

Quem curte games sabe que uma experiência não é completa se a música não acompanha aquilo que estamos vendo na tela. Isso não fica restrito apenas às grandes orquestras e efeitos vistos nas gerações atuais, já que o Super Nintendo também fez bem essa lição de casa.

Nesse especial do Voxel, vamos relembrar algumas das melhores trilhas sonoras vistas em Jogos de Super Nintendo. Confira as nossas indicações a seguir, lembrando que essa ordem não indica preferência ou qualquer coisa do tipo.

1 - Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest

A trilogia Donkey Kong Country na totalidade pode ser considerada um marco para o Super Nintendo. Porém, muitos consideram Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest como o melhor em diversos aspectos, inclusive sonoro.

O segundo game da trilogia conseguiu entregar músicas que combinavam perfeitamente com todos os seus estágios. A confiança do time de produção no trabalho de David Wise foi tão grande que as cópias do game traziam em seu pacote um CD com a trilha sonora - um verdadeiro presente para os ouvidos.

2 - Killer Instinct

Não são todos os jogos de luta que acabam conhecidos por suas trilhas sonoras – e vamos deixar de lado, ao menos nessa lista, a unanimidade do tema de Guile em Street Fighter 2, ok? –, mas Killer Instinct conseguiu uma proeza no Super Nintendo.

Cada estágio/lutador tinha uma trilha sonora própria, inclusive algumas delas com vozes. Tudo bem que eram "apenas" vocalizações, mas convenhamos que isso não era muito comum para os padrões da época. Bônus: o CD com a trilha sonora também foi encartado no game.

3 - Super Mario World 2: Yoshi's Island

Esse é um daqueles títulos para Super Nintendo em que tudo é mágico, passando pela jogabilidade, gráficos e até mesmo a trilha sonora.

Os estágios do game contam com identidades bem definidas, especialmente na parte musical. Vamos fazer um desafio? Clique na janela acima e temos certeza de que você vai mexer a cabeça, assobiar ou cantarolar quando ouvir a música de Flower Garden, o primeiro estágio do jogo.

4 - Top Gear

Os jogos de corrida conseguiram elevar o nível em todos os sentidos na geração 16 bits, e quando falamos de trilhas sonoras de Super Nintendo uma das mais marcantes para muitos ainda é Top Gear.

Começar a primeira prova ouvindo as notas acima certamente dá um boost de adrenalina em qualquer um quando falamos na busca pela primeira colocação. Isso, aliás, é apenas uma porção de muitas outras músicas que temos neste título.

5 - Chrono Trigger

Difícil fazer uma lista de melhores do Super Nintendo sem mencionar esse trabalho considerado a grande obra-prima do console: Chrono Trigger.

O trabalho de Yasunori Mitsuda é notável em cada uma das faixas, sendo difícil eleger apenas uma favorita. Epilogue To Good Friends, Frog's Theme, Peaceful Days, To Far Away Times... As opções são tantas que dá facilmente para deixar os personagens vários minutos parados só para curtir as músicas do game.

6 - Final Fantasy III

Mais um jogo de RPG da antiga Squaresoft que também contou com um trabalho memorável quando o assunto é trilha sonora das boas no Super Nintendo.

Talvez o maior destaque para muitos seja o que Nobuo Uematsu conseguiu alcançar com a cena da Opera House, mas várias outras canções também são dignas de transformar essa em uma das aventuras mais memoráveis no console da Nintendo.

7 - Secret of Mana

Avançaremos nessa lista com Secret of Mana, mais um RPG da Squaresoft que brindou nossos ouvidos com belas melodias em uma aventura épica.

Esse, aliás, era um game que já te pegava pela mão convidando a embarcar em uma aventura épica já na tela do título. Eis aqui mais um desafio: clique no player acima para ouvir a faixa em questão e depois compartilhe em nossas redes sociais o que sentiu ao final.

8 - Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles In Time

Jogos de briga de rua já contam com uma aura própria e bem convidativa para descer o sarrafo em qualquer um que se colocar no caminho. E, ao menos Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time, a trilha sonora exerce um papel fundamental.

Cada um dos estágios possui uma identidade própria com a música certa para cada situação: você consegue dizer com facilidade, por exemplo, quando está em Nova York pelas batidas mais agitadas ou prestes a encarar um chefe quando percebe o corte para uma música mais "urgente".

9 - Super Metroid

Indo para uma vibe um pouco diferente dos títulos já mencionados, Super Metroid ganhou a atenção do público não apenas pelos seus vários momentos de exploração, mas também pela atmosfera de ficção científica ao longo da aventura.

A trilha sonora, claro, tem grande peso na balança deste clássico do Super Nintendo. O trabalho de Kenji Yamamoto e Minako Hamano conseguiu balancear certinho tudo que o game precisava - incluindo aqui faixas um pouco mais intensas nos momentos de confrontos contra chefes.

10 - Super Castlevania IV

Este clássico da eterna batalha entre o clã da família Belmont e Dracula não poderia ficar fora dessa lista.

Cada faixa tocada ao longo da aventura em Super Castlevania IV consegue transmitir exatamente a vibe necessária para cada estágio. Basta dar uma olhada (ou melhor, ouvir) a faixa Prologue para ter uma ideia do que estamos falando -– e você nem precisa ir tão longe, pois colocamos ela na janela logo acima para curtir cada nota.

E você, o que achou da nossa lista? Quais são as suas trilhas famosas favoritas quando falamos em jogos de Super Nintendo? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.