PlayStation 1: veja os 10 jogos mais emulados do console

5 min de leitura
Imagem de: PlayStation 1: veja os 10 jogos mais emulados do console
Imagem: PlayStation

O PlayStation 1 foi a primeira aposta da Sony no mundo dos games, ainda em 1994. E não demorou muito para o console cair no gosto do público graças a sua biblioteca de jogos, que trouxe nomes capazes de divertir fãs de todos os gêneros e gostos.

Gosta de RPG? Aposte em Final Fantasy VII! Quer um jogo de plataforma divertido, mas ainda assim com desafio? Invista algumas horas em Crash Bandicoot! Sua praia é tomar uns sustos em games que envolvem terror? Dá para seguir com Silent Hill ou Resident Evil 3!

Os games que mencionamos acima, inclusive, fazem parte da relação de games mais emulados do console da Sony, e você pode conferir o ranking com os dez jogos mais emulados da plataforma nas linhas a seguir.

10. Final Fantasy VII

Um dos mais populares RPGs de PlayStation 1 pode ser o último na lista dos mais emulados, mas certamente garante o primeiro lugar no coração de muitas pessoas.

Final Fantasy VII marca uma transição para a série, sendo o primeiro da franquia a ser desenvolvido totalmente em 3D (especialmente se considerarmos que o projeto inicial era lançá-lo para Super Nintendo). Em termos de história, aqui temos a chance de ver Cloud e seus amigos lutando para barrar os planos de destruição de Sephiroth em um título com batalhas por turnos, invocações e, claro, magias.

9. Spyro the Dragon

Para quem gosta de games de plataforma, Spyro the Dragon é um prato cheio por conta de suas fases bem construídas! Claro, também por sua história que foca em Spyro, um pequeno dragão que deve atravessar todo o Dragon Kingdom para derrotar o vilão Gnasty Gnorc.

Neste jogo, somos desafiados a passar por diversos mundos e estágios totalmente construídos em 3D, permitindo uma exploração mais livre. Além disso, é possível até mesmo utilizar, de maneira mais prática, as sequências de ataque e golpes especiais para dar cabo dos inimigos.

8. Mortal Kombat Trilogy

Mortal Kombat Trilogy é a versão mais completa da franquia a chegar no primeiro PlayStation, trazendo dezenas de lutadores para selecionar e partir para os combates contra o computador ou um amigo.

Dentre as novidades adicionas nessa versão, está a criação de uma barra de Agressão, que quando completa deixa o personagem mais rápido e forte por um curto período. Dessa forma, usá-la de forma estratégica pode oferecer vantagem nos combates.

7. CTR: Crash Team Racing

CTR: Crash Team Racing é um game de corrida com uma pegada muito parecida com Mario Kart. Isso já que, além de exigir habilidade no volante, também é possível contar com a ajuda de itens para ganhar vantagem nas disputas.

No total, temos 15 personagens para selecionar (sendo 7 deles secretos), além de modos de jogo variados, missões para cumprir e outros elementos que ajudam o título a ser bastante lembrado pelos jogadores — mesmo 24 anos após o seu lançamento.

6. Tekken 3

Tekken 3 é certamente um dos títulos preferidos dos jogadores que curtem o gênero luta, trazendo personagens com estilos de combate próprios, vários modos e uma mecânica que privilegia a movimentação pelo cenário. A combinação permite que o lutador se aproxime ou afaste do plano de fundo, evitando ataques.

Outro ponto que ajudou Tekken 3 a se tornar popular é que ele trouxe dois modos extras queridos: os minigames Tekken Force (inspirado pelos clássicos beat'em up) e Tekken Ball (uma mistura de vôlei de praia com pancadaria).

5. Resident Evil 3: Nemesis

A franquia Resident Evil nasceu no PlayStation 1, recebendo três games principais na plataforma. O último da trilogia é, precisamente, um dos títulos mais populares para emulação do videogame da Sony.

Diferente dos outros dois games da série, o terceiro episódio permite controlar apenas Jill Valentine como protagonista pelas ruas de Raccoon City. Ela tenta descobrir mais sobre os planos da Umbrella, enquanto encara os perigos de Nemesis, novo vilão que promete eliminar os sobreviventes do esquadrão S.T.A.R.S.

4. Metal Gear Solid

Metal Gear Solid é um clássico de PlayStation 1 criado por Hideo Kojima, sendo mais um daqueles games que não demorou muito para cair no gosto do público — não apenas por conta de sua história, mas também de sua jogabilidade.

Um dos pontos fortes da série é ter se apoiado na ação furtiva, exigindo que os jogadores passem pelas fases eliminando inimigos sem causar muitos alardes sempre que possível. Isso, pois, as coisas ficam muito mais complicadas e violentas caso o protagonista seja descoberto.

3. Crash Bandicoot

Crash Bandicoot é o tipo de personagem que acabou fazendo mais sucesso do que imaginava, pois além de estrelar um dos games de plataforma mais cultuados do PlayStation 1, ainda se tornou o mascote oficial do videogame da Sony.

O título traz todos os elementos já conhecidos do gênero de plataforma, além de contar com personagens carismáticos, e boas decisões ao misturar estágios com ambientes 3D e 2D.

2. Silent Hill

Quando a Konami disponibilizou Silent Hill, talvez não imaginasse o tamanho sucesso que a franquia faria, sendo lembrado até hoje como um dos principais jogos no gênero de terror. Isso, aliás, também explica o motivo de ela estar na segunda posição dos jogos mais emulados do PlayStation 1.

Foram vários os elementos que ajudaram a franquia a se tornar um sucesso: da ambientação urbana, aos inimigos icônicos e narrativa aprofundada em filosofia.

1. Castlevania: Symphony of the Night

Muitos jogadores já esperavam que Castlevania: Symphony of the Night estaria bem posicionado na lista dos games mais emulados do PlayStation 1, já que ele praticamente redefiniu a série e criou um subgênero adotado por vários outros games.

Tudo aqui contribuiu para que o jogo se tornasse um grande clássico, da trilha sonora à ambientação. Aliás, este é um ponto digno de destaque, já que há vários ambientes para explorar e inimigos diversos prontos para colocar um fim em sua jornada — a menos que você use o truque do Shield Rod para dar cabo de alguns deles.

Já conhecia os dez games mais emulados do PlayStation 1? Que outro nome você adicionaria a essa relação? Compartilhe sua opinião com os demais leitores usando as nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.