Rockstar vende clássico de corrida do PS2 pirateado na Steam

1 min de leitura
Imagem de:  Rockstar vende clássico de corrida do PS2 pirateado na Steam
Imagem: Rockstar

Recentemente, a Rockstar Games, renomada desenvolvedora de jogos, encontrou-se no centro de um debate inusitado. Jogadores descobriram que a versão de Midnight Club 2 disponível na Steam continha assinaturas associadas a um crack do título.

O modder conhecido como Silent fez a descoberta ao investigar os arquivos. Ele encontrou a assinatura de 'RAZOR 1911', um grupo de crackers famoso por disponibilizar cópias piratas de vários títulos.

Mas por que a empresa optaria por vender uma versão crackeada de seu próprio jogo? Uma teoria sugere que a desenvolvedora quis evitar o trabalho de remover sua antiga proteção de DRM, optando pelo caminho mais fácil. Outra possibilidade é que o original apresentava problemas de compatibilidade com sistemas operacionais mais recentes da época, como o Windows Vista.

Midnight Club 2 não foi o único

Fonte:  Rockstar 

Curiosamente, Midnight Club 2 não é o único título da Rockstar envolvido em controvérsias semelhantes. A empresa também foi acusada de vender cópias crackeadas de Manhunt e Max Payne 2 na Steam. Todos eles apresentavam problemas quando rodados, muitos dos quais não eram causados pela versão pirata, mas sim por conflitos entre o DRM nativo da plataforma da Valve e o game em si.

A comunidade de jogadores reagiu com surpresa e indignação a essas revelações. Muitos apontam para a hipocrisia da desenvolvedora, que, por um lado, condena a pirataria e toma medidas rigorosas contra mods, enquanto, por outro, parece se beneficiar disso para preservar e vender seus próprios games.

A situação destaca um debate maior sobre a preservação e a necessidade de pirataria em certas situações. Enquanto algumas empresas a veem como uma ameaça, outras argumentam que ela pode desempenhar um papel crucial na preservação de títulos mais antigos que, de outra forma, poderiam se perder no tempo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.