GTA 6: hacker usou Amazon Fire Stick para invadir a Rockstar

1 min de leitura
Imagem de: GTA 6: hacker usou Amazon Fire Stick para invadir a Rockstar
Imagem: Rockstar Games/Voxel

No que parece algo saído direto do roteiro de filmes ou séries de TV, a BBC revelou em publicação recente que o hacker que invadiu a Rockstar Games e baixou conteúdo de GTA 6 fez tudo isso usando um smartphone, uma TV de hotel e um Amazon Fire Stick. Ele teria conseguido o feito usando a rede de internet do quarto onde estava hospedado.

Segundo o jornal britânico, Arion Kurtaj, de apenas 18 anos, foi pego em flagrante pela polícia da Cidade de Londres. Na ocasião, logo após ser preso por hackear a Nvidia, o rapaz ainda estava detido pelas autoridades em um hotel. Quando a polícia visitou seu quarto, encontrou o Fire Stick conectado à TV, o que permitiu a Kurtaj acessar serviços de nuvem usando um teclado, mouse e celular.

Com a configuração simples, o rapaz conseguiu invadir a Rockstar, baixar o conteúdo de Grand Theft Auto 6 e chantagear a empresa pelo Slack  onde se identificou como um invasor. Em seguida, ele exigiu que a desenvolvedora entrasse em contato via Telegram ou, então, ele vazaria tudo que obteve dos servidores da empresa.

A ação audaciosa de Kurtaj chama atenção pela simplicidade do equipamento utilizado, mas também por tudo isso ter sido feito enquanto ele ainda respondia por outros crimes digitais, como a invasão aos servidores de outras empresas de tecnologia. Não está claro se a Rockstar chegou a contatar o hacker, mas no fim das contas, muita coisa sobre GTA 6 acabou vazando na internet.

Ainda segundo a BBC, o rapaz não agiu sozinho. Ele teria realizado o feito com o auxílio de pelo menos mais uma pessoa, um adolescente de 17 anos, cuja identidade não foi revelada. Eles seriam membros do famoso grupo Lapsus$, uma organização que realiza crimes digitais e teria membros não apenas na Europa, mas também aqui no Brasil.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.