GTA 5: Mod de IA com conversas realistas é banido pela dona da Rockstar

2 min de leitura
Imagem de: GTA 5: Mod de IA com conversas realistas é banido pela dona da Rockstar
Imagem: Rockstar
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O mod de GTA 5 que usava inteligência artificial para gerar diálogos com os NPCs foi removido por ordem da Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar Games, desenvolvedora do jogo. O criador, Bloc, afirmou que não recebeu nenhum aviso ou explicação da empresa antes da remoção, que afetou tanto o vídeo de demonstração no YouTube quanto a página de download no Nexus Mods.

Sentient Streets dava aos jogadores a chance de conversar com os personagens não jogáveis usando um microfone e eles, por sua vez, respondiam com frases criadas por um modelo de linguagem natural, tornando as conversas mais dinâmicas e realistas.

O criador disse que o projeto era gratuito e de código aberto, e que não utilizava vozes ou conteúdos do título. Ele também disse que ficou desapontado com a atitude hostil da empresa, que "escolheu uma abordagem não comunicativa" e que pareceu querer "atacar e tomar uma posição contra o mod".

Bloc ainda citou uma declaração da Rockstar, que dizia que "acredita na criatividade dos fãs e deseja que os criadores mostrem sua paixão pelos nossos jogos". O estúdio permite a utilização de modificações para seus games no modo single-player, mas não no multiplayer online - embora elas raramente sejam aplicadas nesse âmbito.

A linha tênue dos criadores de mods

Fonte:  Rockstar 

A relação entre a desenvolvedora e a comunidade de modding tem sido uma montanha-russa ao longo dos anos. Enquanto alguns projetos enfrentam resistência e até mesmo ações legais, outros encontram apoio e colaboração. Um exemplo recente dessa dinâmica complexa é a parceria oficial com um grupo de modders de roleplay.

Esse time, conhecido por criar servidores personalizados que permitem aos jogadores assumir papéis realistas dentro do mundo do GTA, foi anteriormente banido. No entanto, a companhia reverteu sua posição, reconhecendo o valor e a criatividade do projeto. A colaboração oficial permitirá um trabalho conjunto mais próximo, potencialmente trazendo novas experiências de jogo e conteúdo inovador para a comunidade.

A situação com o Sentient Streets destaca a linha tênue que os criadores devem caminhar. Enquanto a inovação e a paixão dos fãs são muitas vezes celebradas, os limites legais e éticos podem ser facilmente cruzados, levando a conflitos com os detentores dos direitos autorais.

--

Console Playstation 5

Imagem: Console PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console PlayStation 5

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista. Conte com 825 GB, 120 Hz e imagens em 4K.

Console Xbox Series S

15% off
Imagem: Console Xbox Series S
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series S

O menor e mais elegante dos consoles da Microsoft, com taxas de quadros mais altas, tempos de carregamento mais rápidos e mundos mais ricos e dinâmicos.

R$ 2.649,00

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.