VPN para jogos: vale a pena investir?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: VPN para jogos: vale a pena investir?
Imagem: gettyimages

Um gamer experiente sabe que cada detalhe pode fazer a diferença em sua performance, inclusive a necessidade de uma VPN para jogos. Mas o que exatamente é uma VPN e por que ela é tão relevante para os jogadores?

Hoje o nosso convite é para mergulhar no universo das Virtual Private Networks e explorar suas vantagens para os gamers que buscam um desempenho sólido e seguro em suas partidas online. Vamos lá?

O que é uma VPN para jogos e como ela funciona?

Uma VPN, ou Virtual Private Network, é uma ferramenta tecnológica que estabelece uma conexão segura e criptografada entre seu dispositivo e um servidor remoto. Ela é frequentemente utilizada para proteger a privacidade do usuário na internet, mascarar o endereço IP e garantir que a conexão seja segura, especialmente quando se utiliza redes públicas. Mas como isso se relaciona com os jogos?

Imagine estar jogando seu jogo online favorito e enfrentar latência alta, o indesejável "lag", que pode arruinar a sua experiência. Aqui é onde a VPN entra em cena.

VPN kaspersky video game lagVPN para jogos evita vazamentos de dados durante as partidas online. (GettyImages/Reprodução)

Ao se conectar a um servidor VPN com localização estratégica, você pode reduzir a distância física entre seu dispositivo e o servidor do jogo, potencialmente melhorando a velocidade da conexão e minimizando a latência.

Além disso, uma boa rede privada virtual com protocolos de segurança atualizados consegue te proteger em todos os momentos e assegurar uma navegação anônima, seja durante suas partidas online ou quando você usa a internet para trabalhar e estudar.

VPN para jogos online: por que investir?

Agora que entendemos o básico, surge a pergunta: vale a pena investir em uma VPN para jogos? A resposta é sim, especialmente em jogos online onde a latência e a velocidade de conexão são cruciais.

Uma VPN bem escolhida pode fazer uma diferença notável quando se está em uma partida de um jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo. Cada milissegundo conta e, com uma rede privada virtual que permite selecionar um servidor próximo aos servidores do jogo, você pode melhorar a sua capacidade de reação, aumentando suas chances de derrotar os oponentes.

Outro cenário em que uma VPN para jogos é requisito mínimo para uma performance mais fluida e segura é o uso de Wi-Fi de redes públicas, como aquelas disponibilizadas em cafés e hotéis. Esses locais são um campo fértil para os cibercriminosos, deixando seus dados mais suscetíveis a ataques.

Pelo fato de uma VPN ter a capacidade de criar um túnel criptografado, suas informações pessoais permanecem protegidas, garantindo uma experiência de jogo mais segura.

VPN para jogos: como escolher?

Percebe como uma VPN pode ser um trunfo valioso durante as suas partidas? Agora que você sabe a função de uma rede privada virtual, é hora de escolher uma boa opção do mercado gamer.

Nossa primeira dica é buscar por provedores de VPN que ofereçam servidores em locais estratégicos para os servidores de jogos que você costuma jogar. Além disso, verifique a velocidade de conexão oferecida pela VPN, sem limite de dados, pois uma redução drástica na velocidade pode prejudicar o propósito da sua escolha.

Um exemplo de VPN para jogos com boa reputação é o Kaspersky Secure Connection. Ele oferece alta velocidade de até 10 Gbps enquanto protege seus dados de roubos durante sua partida online. O destaque também fica para a possibilidade de conectar até cinco dispositivos via VPN, opções de configuração e acesso global ao Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e outras plataformas de streaming.

Outra facilitação essencial proporcionada pela VPN da Kaspersky é o acesso a conteúdos e jogos globais bloqueados em seu país, ampliando os cenários virtuais para desbravar sem medo. Clique aqui e saiba mais sobre o produto desenvolvido pela empresa líder mundial em cibersegurança.

Ter uma vantagem competitiva pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Uma VPN para jogos pode ser a ferramenta que coloca você no topo da tabela de classificação. Então, podemos bater o martelo e dizer que uma VPN para jogos é um dos melhores investimentos a se fazer, não é mesmo?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.